23 dezembro 2012

Viajar com bebê


Sempre, sempre gostei de viajar! Acho que este gostar de conhecer o mundo vem de quando eu era muito pequena. Meus pais me levaram para viajar muito. E não eram grandes viagens internacionais. Eram viagens simples, de carro para qualquer lugar. Então relaciono o que meus pais me ensinaram com a minha preferência pelo sair para outro lugar como sinônimo de férias, de feriado, de lazer. E vou adorar se meu filho puder sentir o mesmo e acompanhar a mim e ao meu marido nestas jornadas deliciosas.

Quando conheci meu marido fiquei feliz de saber que o homem da minha vida também partilhava desse meu gosto e nossos programas prediletos quando não viajamos é planejar as viagens. Só que hoje somos três pessoas, portanto o planejamento é bem mais detalhado e envolve fatores que, muitas vezes desconhecemos e só vamos nos dar conta da falta deles quando o fato já está em pleno andamento.

Hoje o Luiz Felipe esta com 1 ano e 5 meses, já fizemos muitas viagens e posso garantir que foi a nossa melhor escolha, sim isso é uma escolha, tínhamos a escolha de ir, de não ir e a escolha de ir sem ele. Mas pensando no tipo de maternidade e paternidade por nós escolhida, decidimos ir todos os três. E fomos!

Muitas pessoas nos perguntam se o bebê aproveitou a viagem, eu respondo que sim! Sim não do tipo que vai lembrar e relatar o que viu, o que gostou e o que não foi de seu agrado. Mas sim, ele gostou de estar em nossa companhia, de ver coisas novas e, posso dizer que o que mais gostou foi de voltar para casa. Quando ele regressa para o lar ele vai “conversar”com cada brinquedo, com sua cama, com seus “botões”.

O viajar permite, além de ampliar os horizontes dos pequenos, perceber é possível se ausentar de um lugar porque que ele vai estar lá a espera deles e permite que eles saibam que seus amigos brinquedos o amam, mesmo que ele tenha se ausentado por alguns dias. Permite que o pequeno entenda que os seus pais saem de casa e sentem a tal da saudade porque agora ele sabe o que sente alguém que fica longe de casa. Permite que ele veja que o seu enorme mundo caseiro é apenas uma parte desse universo cheio de coisas lindas para ver, cheio de gente querida para conhecer, cheio de infinitas pluralidades imperdíveis.

Ou seja, o benefício é imenso!

Além de que é fato que quanto mais se vê e se sente, mais se aprende. As viagens também impõem quebras de alguns limites e costumes, algumas vezes a comidinha que ele sempre come não está disponível, o leite é diferente, a cama é diferente. Tudo isso é aprendizado, tudo isso é oportunizar ao seu filho um crescimento singular. 

Desejo um lindo Natal para todos que por aqui passam, para a família de todos e que em 2013 muitas viagens deliciosas se realizem na vida de cada um. Há-braços. 

Tati & Cia.

20 comentários:

  1. Concordo com cada palavra! É exatamente isso que eu penso!
    Eu adoro viajar e, em todas as viagens (pós maternidade), Catarina foi junto. Claro que o ritmo é outro, mas a viagem pode ser maravilhosa do mesmo jeito. O importante é respeitar os limites da criança!!!
    Catarina é a melhor companheira de viagem que eu poderia ter!!!
    Beijos,
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
  2. Paual, lindas palavras: nossos filhos são os melhores companheiros! Adorei. Beijo

    ResponderExcluir
  3. As crianças aproveitam do jeito delas, a gente te o costume de achar que aproveitar é só como a gente faz, mas tem tantas outras maneiras! Tipo, ver um parque diferente, animais diferentes, um ar diferente já diverte os pequenos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo e eu já aprendi muitas coisas sobre como o Luiz Felipe aproveita, às vezes podemos olhar como as crianças para aprender também. Beijos para o querido Liam e para você.

      Excluir
  4. Oi Tati, concordo contigo. Sabemos que depois dos filhos, a viagem será diferente, os passeios podem ser até menos 'radicais', mas para o desenvolvimento deles e nosso crescimento e amadurecimento tb, é válido estarmos todos juntos!
    Qd JM tinha 9 meses, fizemos uma viagem pra casa de uma tia que sempre tivemos costumes de ir. Gastávamos 2h e meia de carro e com JM gastamos quase 4h! rsrs
    Aprendemos, nos organizamos melhor, sem estresse e com bom humor... pra não quebrar o clima...rsrs
    Bjus amiga!
    Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk, as viagens são beeeeem mais longas mesmo. Mas isso faz com que a gente para no caminho para conhecer o que não conheceríamos kkkk. Beijos Genis e JM!! Muitas viagens para vocês.

      Excluir
  5. Amo viajar com o Garotão!!! E, mesmo com o autismo, temos aprendido a quebrar rotinas, a entender as dificuldades dele e crescemos juntos!!!
    Viajar é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, viajar é tudo de bom! E os filhos nos ensinam tanto... Beijos para você.

      Excluir
  6. Tati! Viajar é preciso! Eu concordo com você! Ampliar horizontes, conhecimentos, sair da rotina, explorar coisas novas é bom demais e nos proporciona, a nós e aos filhos, experiências muito bacanas! Feliz Natal para todas as mamães corujas de plantão!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, ampliar horizontes só favorece o crescimento mesmo! Feliz Natal para você também, tudo de bom.

      Excluir
  7. Oi Tati!
    Com certeza com filhos a viagem é bem diferente,sem contar o que levamos para não faltar nada pra eles e do jeito que tenho lá alguns exageros para não faltar nada, geralmente ficamos sujeitos a excesso de bagagem rsrsrsrs
    Acredito que é válido sim viajar com bebês, pois saímos temporariamente da rotina e passamos a vivenciar novas culturas, novos lugares, novas pessoas e, claro, novos passeios.
    Beijos!
    Larissa Andrade.
    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa é verdade, a bagagem é dobrada, mas as emoções também. Concordo com você! Muitos beijos e obrigada por passar por aqui.

      Excluir
  8. Oi querida, já vou me adiantando e passando aqui pra deixar meu abração de feliz natal!
    Desejo tudo de bom para você e sua família, que Deus continue abençoando a sua vida.
    Que nós possamos fortalecer nossa amizade, vou estar mais presente no seu blog para podermos aumentar o nosso vínculo, pois gosto muito de você e do seu blog, e quero estar mais perto...
    Beijos!!! E um feliz natal!!
    Ah, amanhã (dia 24) vou fazer um post especial lá no blog, não esquece de passar lá quando puder, pra ver a surpresinha que vou fazer...Beijo!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá Nádia! Feliz Natal e feliz aniversário, que seus sonhos se realizem por completo.

      Excluir
  9. Oi Tati, concordo com vc, viajar é maravilhoso e pq seria diferente com os nossos pequenos?
    Q 2013 seja um ano de grandes viagens e descobertas pra todos nós, bjss

    ResponderExcluir
  10. Com certeza viajar é maravilhoso, e ainda viajar com a família é ainda melhor...Ainda não fizemos nenhuma viajem grande, mais ano que vem iremos... E vai ser maravilhoso... Super post, adoro suas dicas... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi mesmo as pequenas viagens são super válidas na minha opinião. Beijos na torcida que grandes viagens de seus sonhos se tornem reais em 2013

      Excluir
  11. Oi minha queridas amigas corujas, passando pra te desejar um lindo Final de Ano, com amor, paz e saúde.

    Mil beijos,
    Genis
    http://mamaegenis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu compartilho o mesmo pensamento, viagem e aprendizado. Pode ser perto ou longe, tudo vale a pena. Se eu podesse morava num motor—home!rsrs

    Beijao

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...