10 fevereiro 2013

“Mamãe tá de olho - alimentação infantil”


A alimentação de meu filho pode ser chamda de balanceada, nutritiva e ainda por cima deliciosa. 

Eu já contei aqui no cantinho sobre a importância da água para seu filho e da necessidade de deixar água disponível para tomar o tempo todo, todo o tempo.

No que se refere à comida eu acredito que deve ser diferente. A comida deve ter horários adequados e rotineiros para “acontecer”. Quando a comida estiver sendo oferecida, o ambiente deve ser o mais tranquilo possível e, mais uma vez, devemos dar o exemplo da importância de provarmos tudo, de comermos devagar, de comer à mesa.

A saída da rotina pode representar uma confusão na cabecinha de nossos pequenos amores e o apetite pode ser alterado como consequência deste fator ou de tantos outros como cansaço, doença, dentinhos aparecendo. Esta falta de apetite também deve ser respeitada e, assim como a água, não devemos forçar “goela abaixo” nada. 

Às vezes, um fiozinho de azeite de oliva, um temperinho plantado na varanda de casa e colhido na hora, uma cebolinha refogada antes de assar a carninha, ou seja, uma dose extra de amor, podem dar o toque que faltava para que o apetite volte com toda força. Não deixe de tentar opções saudáveis e saborosas, sempre com a orientação do seu pediatra.

E visite a blogagem coletiva criada por Mamãe Nádia, Genis Borges e Isabella Kanup. Lá poderá encontrar outras dicas preciosas para ajudar seu filho a crescer bem.

Um grande beijo domingueiro, Tati

*imagem daqui

14 comentários:

  1. Obrigada pela participação, querida! Gostei muito das dicas...Acho que você está fazendo a coisa certa em relação à alimentação do seu filho...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Tati, precisamos oferecer o melhor para os pequenos, assim acabamos mudando a nossa rotina e incluindo hábitos saudáveis pra toda a família, bjss
    http://cphilene.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!! O assunto é super importante!
    Também estou engajada nessa proposta!!

    Bjos
    Juliana
    http://www.demeninaamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também participei dessa BC e adoreeei o tema!!
    Tentamos sempre fazer o melhor!
    E nossa Tati, você está super certa quanto a dar água. Eu tomo vários copos de água por dia e o Mi também rs


    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Também participando! E acho o tema super importante!
    Você me lembrou de uma coisa Heitor não gosta muito de agua para ele tomar é uma luta e água é essencial.!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Vc falou tudo, tem que ter horário para tudo! um ambiente calmo na hora da alimentação é muito importante! nossa eu pequei muito para dar água para Julia, até que apediatra disse paradar mais água por conta da bronquite, acredita que nem mais crises ela teve!

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. Muito importante esta BC.

    Tb particpamos!

    http://www.matheusmeucoracao.com/2013/02/blogagem-coletiva-mamae-ta-de-olho.html

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente! Aqui em casa também é assim, respeitamos os horários e tudo é preparado com muito amor. Adorei o post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi linda que bom essa BC. Aprendemos muito com nossas amigas.
    Tb estou participando e aguardo vc no blog viu.
    Bju

    ResponderExcluir
  10. Ei Tati!

    Eu também acho que é importante ter horários pra comer. Rotina faz bem!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Enfim achei sua postagem. Fiquei perdida..rs

    Você parece ser uma mãe consciente com a alimentação de seu filhote.
    E uma das coisas importantes que você falou (pensamos iguais) é sobre a alimentação dos pequenos à mesa. Além de verem os alimentos e terem a chance de ter gosto por eles, ainda comem com mais calma e harmonia. Além de integrar melhor a família.

    E a verdurinha vez ou outra é plantada na varanda (sem quintal é isso)... Dia desses nasceu uma rúcula... Ficamos orgulhosos de poder colhê-la...

    Beijos Tati... Bem-vinda ao Bolhinhas.



    ResponderExcluir
  12. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho- consumismo infantil". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.

    ResponderExcluir
  14. Pura verdade e aqui em casa estamos precisando!!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...