31 maio 2013

Série: Cuidados Naturais com o Bebê - Parte IV

Olá mamis corujas, hoje mais uma parte da série que está fazendo maior sucesso, Cuidados Naturais com o Bebê!
Nós já falamos sobre Febre, Vômitos, Cólica e Assaduras.

Hoje falaremos sobre Choque Elétrico e Engasgo.

Choque Elétrico
Possíveis Causas:

-Descarga Elétrica do chuveiro
-Dedinho ou objeto de metal na tomada

O que fazer
Envolva a criança em um pano para aquecê-la, se acalme e acalme o bebê. NÃO DÊ ÁGUA nem DÊ O PEITO logo após o choque. espere, no mínimo dez minutos. Não deixe dormir por mais ou menos meia hora. Após um choque elétrico o bebê fica molinho, trêmulo. É necessário acolher, aquecer e acalmar.
Caso o choque seja muito forte, coloque compressa de argila seca (sem fazer lama com água) na testa, na nuca, mãos e pés. Se a criança ficar arroxeada ou desmaiada, precisará urgentemente cavar um buraco na terra, por a criança e cobrir com terra. Observar os batimentos cardíacos, dependendo da intensidade do choque poderá fazer bradicardia (baixo e lento batimento)
Aguarde o socorro.

Engasgo

O que fazer
- Se engasga na mamada, com leite: Põe o bebê em pé e assopra o rostinho, espera recuperar o fôlego, normalizar a respiração e volta a mamar.
- Se engasga com vômito ou golfada: Põe o bebê em pé e assopra o rostinho, caso não resolva o rostinho vai ficando vermelho e os olhos abertos, deita o bebê, põe a sua boca sobre o nariz do bebê e chupa com força.
- Se o engasgo é com algum alimento sólido ou algum objeto como botão/moeda/bolinhas: A primeira coisa é por a criança de cabeça pra baixo e dar uns tapas nas costas, se continuar engasgada é necessário por o dedo na garganta e tentar tirar o alimento ou objeto. Respinga água gelada no rosto. Depois de solucionado o problema oferecer água, acolhimento e aconchego ao bebê. Ele fica debilitado e assustado.
- Caso o engasgo seja com alimentos sólidos e não saia com as medidas orientadas: põe o seu braço em torno da cintura da criança, curva ela pra frente e dá um aperto forte.
- Quando o engasgo foi com um objeto e  foi necessário retirar com o dedo, geralmente machuca a garganta. Ofereça alimentos líquidos ou pastosos, mornos ou frios. Com dois ou três dias estará bem. Banana amassada ou maça raspada ajuda bastante.

Créditos:
Suely Carvalho. 
Parteira tradicional, Griô, Leitora de aura, Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição, Fundadora do CAIS do Parto - CAIS da Luz, Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e Vice-presidenta da ALAPAR - Aliança Latino Americana de Parteiras.
Facebook: CAIS do Parto

5 comentários:

  1. Sempre um olho nelas!!
    Dicas sobre cuidados com as crianças, nunca são demais.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Graças a Deus nunca precisei passar por isso, mas cuidado nunca é demais!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Comadre. Eu também nunca passei por essas situações, graças a Deus. Porém, se informar nunca é demais. Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Post informativo e importante este! Beijões e obrigada por dividir estes conhecimentos
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dicas necessárias! Mas ainda bem que nunca precisei fazer!!!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...