01 junho 2013

Tratando dos olhinhos das crianças por Cristiane Santos

Por Cris Santos,
Mãe do Bruno e da Amanda

Existem mesmo vários problemas envolvendo a musculatura dos olhos em crianças.
Hoje venho falar sobre mais um problema que tem haver com a musculatura dos olhos: a ambliopia ou olho preguiçoso.

Como assim, olho tem preguiça????
Existem vários tipos e algumas que muito dificilmente uma pessoa comum consegue notar.
Bem, atualmente ao nascer as crianças fazem o teste do olhinho, e normalmente os médicos pedem para que aos 3 anos a criança volte ao oftalmologista para mais uma vez avaliar-se o desenvolvimento da visão da criança.
Isto é algo muito importante, porque a criança não nasce enxergando e sim aprende a enxergar e na verdade este processo se estende até os 6 ou 7 anos. Quando enfim a visão de uma criança está pronta.
Sendo assim, qualquer deficiência ainda pode ser corrigida e em alguns casos livrando o uso do óculos no futuro.

Não nascemos enxergando nós aprendemos a enxergar e quando o cérebro não conecta os dois olhos, corre-se o risco de sobrecarregar um olho somente. Estimulando uma visão monocular ou invés de binocular.
O tratamento é com tampão e uso de óculos as vezes.
Já li muito sobre o olho preguiçoso e sei que uma das suas consequências também é a perda da visão irreversível. Pode ser que o olho seja perfeitinho esteticamente, mas a pessoa perde a visão, trocando em miúdos cego de um olho. Embora não pareça.

Outra forma de suas consequências,são um olhinho mais caído que o outro e dificuldade pra ver os efeitos 3D (muita irritação ao assistir e dor de cabeça),olho torto no futuro (isto pode desenvolver mais tarde a consequência).Indiretamente, as pessoas com um olho amblíope podem ter problemas no desempenho de determinadas profissões. Por exemplo, é difícil imaginar um cirurgião ou um piloto profissional com uma ambliopia...Daí a importância de verificar como está os olhinhos dos seus filhos antes dos 6 anos porque depois o tratamento  já fica mais complicado. O olho da criança só fica prontinho ao 6 ou 7 anos, então antes disso podemos corrigir problemas de visão como o astigmatismo, hipermetropia. Ou seja, você pode curar o olho preguiçoso ou ambliopia e aumentar a visão do seu filho fazendo o tratamento correto. Implicará no aumento da visão pra toda vida!!!!!



 Nosso filho teve este problema, tratamos a tempo e já está no final do tratamento e estamos felizes por termos descoberto a tempo de corrigir o problema.

3 comentários:

  1. Ei Cris!

    Não conhecia muito sobre o olho preguiçoso, tinha lido um pouco no seu blog. Gostei muito do texto. Com certeza vocês terem começado o tratamento cedo foi relevante para o progresso do Bruno.

    Beijo, lindas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lilia pelo convite e Andreia pelo comentário. Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, super importante esse tema, pq pra mim era desconhecido
    Como é importante destacar o tratamento no tempo correto.
    Amei sua participação, bjs

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...