Hoje trago uma querida mamãe blogueira como convidada. É a Cris do Joseph’s Blog:
Confesso a vocês que deixo o meu filho (Joseph 1 ano e 5 meses) assistir dvd’s infantis enquanto realizo as tarefas do lar ou quando estou fazendo algum trabalho no computador, mas deixo ele solto na sala assim pode dançar, correr, subir e descer nas almofadas e sofá. Ele adora dançar no ritmo da música, corre para e pra cá e parece feliz com o que está assistindo. E eu mesmo entretida com os afazeres, a todo momento de silêncio dele corro para ver o que está acontecendo. Em alguns momentos coloco ele na cadeirinha (de alimentação) em frente a tv enquanto tomo banho e me arrumo, mas na maioria das vezes dançamos juntos e cantamos as suas músicas.
De um tempo pra cá passei a observar algumas coisinhas... Conforme ele vai crescendo e apesar de falar poucas palavrinhas ele já expressa o que quer, trazendo o DVD pra mim, chegando perto da TV e é uma festa quando satisfaço essa vontade, mas comecei a perceber que ele sempre vinha com os dvd’s e algumas vezes os brinquedos deixados de lado.
Resolvi fazer umas pesquisas na net e achei uma reportagem que dizia: crianças abaixo de 2 anos não deveria assistir TV. Vocês imaginam o quanto foi o meu espanto, na hora pensei em inúmeras coisas que poderia estar prejudicando o meu filho, apesar de não deixá-lo assistindo a tv e sim aos dvd’s infantis que em sua maioria são educativos. Mas a matéria abrange ambos e acrescenta que as crianças menores de 2 anos poderiam ter dificuldades no aprendizado.
“De acordo com os médicos da Academia Americana de Pediatria (AAP em inglês), o uso de DVDs e vídeos infantis para distrair as crianças pode interferir na capacidade da criança falar, atrasando todo o processo”.
Eu choquei!
Resolvi então fazer outras buscas porque achei muito radicalismo tal afirmação, pois existem muitas mídias educativas e algum benefício deveria trazer aos pequenos. Até li uma reportagem dizendo que os vídeos seriam aliados na educação com depoimentos de crianças que estavam aprendendo o alfabeto em português e inglês e ainda melhoria na coordenação motora porque eles acabam imitando o que é proposto nos vídeos.
Isto trouxe um certo alívio.
Pesquisando sobre os dvd’s educativos, lembrei da série Bebê Mais que foi feita especialmente para os primeiros 3 anos de vida.
Filosofia da Série Bebê Mais:
“Acreditamos que todo bebê tem potencial e curiosidade inesgotáveis. Através da divertida exposição das crianças à música, linguagem, arte e poesia, acreditamos que seja possível estimular a mente infantil”.
Missão da Série Bebê Mais:
“Produzir vídeos, livros e CDs que ajudem a desenvolver os bebês nos campos intelectual, físico e emocional durante os primeiros 3 anos de vida. E que isto seja mais um ponto de partida para um relacionamento amoroso entre pais, adultos, educadores e as crianças”.
Partindo daí podemos definir os dvd’s e a TV assim:
“Pense na TV ou no DVD como se fossem açúcar: você até deixa seu filhinho consumi-lo, mas com moderação”.
Dentre tantos artigos que li achei o mais sensato e sem radicalismo o do Babycenter, porque não estou defendendo assistir TV, mas o equilíbrio, porque às vezes achando que estamos acertando colocando nossos filhos em frente a TV e dvd’s podemos estar comprometendo o seu desenvolvimento a partir do momento que expomos demais a estes recursos.
Depois de lido todas estas pesquisas, parei, refleti, chamei meu esposo para um conversa e decidimos não mais deixar nosso filho assistir mais que um DVD que em média dura 30 minutos, mas que ambos precisávamos dedicar mais tempo a brincar e ler, não que não fizéssemos, pelo contrário, fazemos sim, mas tinha momentos que brincávamos ao som das musiquinhas, deixando de interagir integralmente com ele.
Aprendida a lição vamos por em prática:
- Precisamos analisar o que oferecemos ao nossos filhos;
- Ter controle sobre o tempo dos vídeos;
- Assistir junto (a série Bebê Mais incentiva os pais participarem).
Fontes:
BabyCenter
Bebê Mais
Nada Frágil
Portal a crítica
Me defino com uma eterna aprendiz, hoje como mãe essa aprendizagem diária e constante me faz crescer, ser melhor, curtir os momentos mais simples, porque tudo passa muito rápido... meu nome é Cristiane, tenho 34 anos, casada a 6 anos, mãe super apaixonada, coruja e babona. Sou teimosa, curiosa e metida a descobrir coisas sozinha.
Cris Philene
Joseph's Blog
@Crisphilene
Que legal seu post, muito boa a pesquisa para chegar a uma coclusão própria e achei a decisão acertada. Gostei muito. Parabéns.
ResponderExcluirNossa que interessante... Fica o aprendizado: tudo demais passa!!!! Cris
ResponderExcluirtem selinho pra vc no meu blog...bjos Luana
ResponderExcluirhttp://www.segunda-viagem.blogspot.com.br/2012/11/novo-selinho.html
Obrigada Meninas, como mães presisamos tomar decisões acertadas, bjs
ResponderExcluirOlha a minha amiga Cris aqui!! Adorei!!
ResponderExcluirAmiga, eu sou da opinião de que tudo demais, em excesso faz mal. Com moderação e de olho no que eles assistem é sempre melhor!
Bjus mil!
Obrigada Genis!!
ExcluirCom certeza, bjss
Cris, tbm acho que o meio termo é o melhor. Meu filhote sempre assistiu dvds, aprendeu rapidamente músicas e coreografias, um fofo! Mas noto que ele nunca foi vidrado. A tv pra ele, é um mecanismos de son, mas que qlqer outra coisa. Ele brinca ouvindo a tv. E TUDO tira a atenção dele. Então não me preocupo muito.
ResponderExcluirMeu sobrinho, que só tem 2a e 6m é tão vidrado, que qndo falamos com ele, ele não escuta. A casa cai e ele não sente. Nesses casos sim, acho que a moderação (muita) tem que ser pensada!
Beijos
Pois é Ivna o meu bb tb dispersa... mas ainda assim achei melhor reduzir e vc acredita q ele nem pedido mais.
ExcluirTenho colocado uma vez de manhã e uma vez à noite, no caso de ontem q estávamos em casa.
No caso do teu sobrinho tem q repensar e propor novas atividades, bjss
Amei o post querida ... tb fiz muito isso com minha filha .. mas depois dos dois anos de idade ... e faço até hoje, como vou fazer as coisas sem ter certeza que ela está envolvida com algo legal ... antes eu deixava a casa de cabeça pra baixo e quase sempre pedia comida ... e ficava o tempo todo com ela, e quando ela tirava cochilo, muitas vezes eu ia junto .. hehehehe .. a casa sempre ficava pra depois ... kkkkkkkkkkkkkkk .. bjs
ResponderExcluirOi Cris no inicio tomei um susto, será que ela concordou com a primeira coisa que leu! Sou contra radicalismo, meus filhos assistem tv e DVD normal. Prefiro que eles vejam DVD porque na tv passa muito comercial de brinquedos, e é uma coisa que me assusta muito: publicidade para os pequenos. Voltando al seu texto, adoro dançar com meus filhos vendo A Galinha Pintadinha. Uma das coisas que eu amo sendo mãe, é brincar com eles. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirTudo demais faz mal, né?
ResponderExcluirGostei do post que fez procurando para chegar a própria conclusão.
Acho que assim que deve ser
Beijos
Também acho essa questão de não deixar os bebês assistirem TV muito radical. Óbvio que nenhuma mãe deve deixar seu filho tipo três horas seguidas vendo um dvd enquanto faz a faxina da casa completa, cozinha, lava, passa... Acho que tudo é questão de moderação e participação! O equilíbrio é fundamental!
ResponderExcluirOlá Mamães!
ResponderExcluirMeus parabéns pelo post da Cris. Sim, é preciso vigiar o que os nossos filhos vêem na TV. Por vezes, proibir não é o melhor caminho.
Beijos!
Equipe MR.
Cris adorei seu post, o assunto é muito importante. O Matheus ocm um mês demonstrou interesse pela tv e deixo assistir, claro que não o dia todo. obrigada por ter aceito o convite de escrever aqui no Cantinho.
ResponderExcluirBjs
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/
Obrigada meninas pelo carinho e pela complementação do post em cada comentário, bjss
ExcluirOi Cris, tô contigo!
ResponderExcluirA Bella tb assiste à DVD's, mesmo porque em dias não frios não dá pra sair pro parque, então é necessário diversificar. Gosto muito de brincar com ela, mas tb tb os afazeres de casa, e ela gosta tanto dos DVD's, ela mesmo pede. Cresci assistindo desenhos, e só tenhos boas lembranças (e olha que naquela época não era tão educativo assim)!.
bjo!
Nossa, que postagem interessante.
ResponderExcluirEstou de acordo com o equilíbrio. Quem cuida da casa sozinha sabe que tem que fazer algo pra criança se distrair senão vc não consegue fazer nem o almoço dela!
Tb quero limitar o tempo que o Miguel passa em frente a TV.
Adorei as dicas!!
Beijos!!!
Oi querida,
ResponderExcluirAcho que sem exageros não faz mal não. Mas é claro, que tudo demais faz mal.
É o que eu acho.
Mas adorei a postagem e a reflexão.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/
Tb acho q n faz mal q as crianças vejam tv com conta peso e medida. N é facil pois eles tem fases em q ficam super viciados na tv e temos quase de os arrastar da frente do aparelho :)
ResponderExcluirUm beijinho
Fico tão feliz de vcs terem gostado do post!
ExcluirEsse tema era uma preocupação minha constante, mas depois das pesquisas, da publicação do post e de cada cometário posso ficar tranquila sabendo que o equilíbrio realmente é a melhor solução, somado então com os comentários reafirmando isso, significa q estamos fazendo a coisa certa, porque somamos umas com as outras as informações, dúvidas, inseguranças e certezas do dia a dia de Mãe. bjss
Ameiiiii seu post!!
ResponderExcluirParabéns!!
Obrigada, bjs
ResponderExcluir