10 outubro 2012

A decisão de ter um filho!!



Na vida de alguns casais (e de solteiros também, por que não?), às vezes surge a vontade de ter um filho. Chega uma hora que parece que TODO MUNDO que você conhece tem um bebê. Todos os seus amigos, aonde vai você encontra mulher grávida e sem contar aquelas pessoas que perguntam: “E você, quando vai arrumar um bebê?”. Mas ter vontade é fácil, se decidir é difícil.
É um compromisso sério e pra vida toda.
Estava assistindo a um programa quando a apresentadora perguntou para o artista:
- Você quer ser pai?
- Não quero ser pai. Quero ser um BOM PAI.
Quando ela perguntou qual era a diferença, ele disse que quem quer ser pai, arruma uma mulher e pronto, tem um filho. Ser um BOM PAI, é ir além disso. É participar, EDUCAR, ser amigo, orientar.. Vai muito além do que simplesmente TER e SUSTENTAR.
A decisão de ter um filho tem que ser CONSCIENTE e feita com RESPONSABILIDADE. Avaliar a sua situação financeira, física e psicológica. 
Depois de ter certeza de engravidar, tem que dar outro passo: Procurar um médico!
Passar por vários médicos até você encontrar aquele que você realmente se sinta a vontade e fazer os exames necessários. Vou listar os mais pedidos pelos médicos:

Hemograma Completo – Tem como objetivo diagnosticar as condições gerais de saúde da futura mamãe.Dependendo do resultado, o médico irá dizer se será necessário tomar algum tipo de vitamina, etc.


 • Tipagem Sanguínea e Fator Rh – Quando a mãe tem sangue negativo e o pai tem sangue positivo, existe a chance de ter um bebê com sangue positivo. O problema é na hora do parto, pois se a mãe entra em contato com o sangue do filho e desenvolve anticorpos para o Rh positivo, prejudica a próxima gestação caso o próximo filho tenha sangue positivo.  A solução para isso é tomar a vacina Anti-Rh até 48 horas após o parto. Sem contar que durante a gravidez, o médico examina isso de perto. Lembrando que se a mãe for Rh+ não há problema o bebê ter o sangue negativo. Esse cuidado é só para as mulheres com Rh negativo. Meu sangue é negativo e o médico acompanhou tudo de pertinho, após o parto (depois que fizeram o exame no meu bebê e viram que o Rh dele é positivo) ele administrou a vacina e tudo certinho.

Glicemia de Jejum – Revela se a pessoa tem Diabetes ou risco de desenvolver a doença. Um exame muito importante pois a doença pode passar despercebida durante a sua vida e pode trazer sérios riscos ao bebê e a mamãe.

Urina – Diagnostica infecções urinárias e detecta a presença de bactérias na urina.

Fezes – Detecta a presença de agentes patogênicos de leveduras, parasitas e bactérias. 
Avalia os níveis de bactérias benéficas, o nível da função imunológica intestinal e marcadores de inflamação.

Exames Sorológicos: Serve para diagnosticar Citomegalovírus, Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis, Hepatite B, HIV e HPV.

Algumas mulheres se ofendem quando médico pede o exame sorológico. Tem que se pensar que é tudo pela sua saúde e principalmente, pela saúde do futuro bebê. Quanto mais cedo algo diagnosticado, melhor será o tratamento e as chances de se ter uma gravidez saudável.
Outros cuidados importantes: procurar uma nutricionista para que esta te passe uma dieta adequada; fazer exercícios físicos (uma mulher muito acima do peso pode ter uma gestação complicada assim como aquela que se encontra muito abaixo do peso, sem contar que algumas atividades físicas, preparam a mulher para o parto); ir ao dentista (SUPER importante! Muitas crianças nascem prematuras e/ou com baixo peso devido a algum problema bucal DA MÃE) e psicólogo se julgar necessário. 
Também é importante estar com todas as vacinas em dia (procure o posto de saúde mais perto de sua casa, algumas vacinas grávidas não podem tomar, outras elas DEVEM tomar); tomar ácido fólico por pelo menos TRÊS MESES antes de engravidar (auxilia na formação do tubo neural, que ocorre logo nas primeiras semanas de gestação) e parar de beber, fumar ou consumir drogas)! 
Desejo que todas as gravidinhas ou aquelas que estão tentando, tenham uma gestação tranquila e bebês saudáveis!!

Beijo!!



15 comentários:

  1. verdade flor!!

    com certeza é um desses fatores!!
    Tomara q elas voltem para dar um oi para a gente!

    Bjinhos e volta sempre!!

    ResponderExcluir
  2. O pré natal bem realizado é fundamental, mamães cuidem dos seus bebes, eles
    são um pedaço enorme da gente!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ser mamãe é a melhor coisa deste mundo!!!

    Agradeço a Deus todos os dias pela graça concebida!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei q não seria uma pessoa completa se n tivesse filhos, infelizmente não foi fácil pois demorou 8 anos mas ser mãe é sem duvida a melhor coisa do mundo! Dp chegou mais um filho do coração e ainda me fez mais feliz!!!

    Um beijo e adora o vosso blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria!!
      E ser mãe é a melhor coisa do mundo mesmoo!! Somos suspeitas pra falar, afinal aqui é o Cantinho das Mamães CORUJAS!!! hahaha

      Beijos!!

      Excluir
  5. Brenda. Isso mesmo. Trata-se de uma decisão séria e começar pelo cuidado com a saúde é essencial. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Decisão que muda muito a vida de ambos, as vezes nem tanto do pai, mas da mãe com certesa!!
    tem que ser bem pensada e caso nao, temq ue pelo menos arcar com as devidas conssequencias.
    bjO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Sher!! Muita gente descuida da saúde e começa a se cuidar quando engravida só pensando no bebê. mas infelizmente tem gente que não se importa muito.. :(

      BeijO!

      Excluir
  7. Amei Brenda!
    Ser mão foi a melhor decisão que tomei em minha vida!!
    Mas vejo por ai muitos pais que não estavam prontos para ter filhos,
    é uma decisão que deve sim ser muito analisada!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline!!!

      Sim, muita gente acha que ter filho é brincar de boneca.. Deviam esclarecer mais essas pessoas (nosso cantinho esclarece bastante) sobre o preparo que se tem que ter e toda a estrutura necessária para programar o nascimento de um filho e cuidar dele pro resto da vida!

      Beijos!

      Excluir
  8. Eu esperei por 9 anos pra decidir ter meu primeiro filho.
    Filho, na minha opinião, tem que ser planejado, mas é claro que se 'acontecer', vai ser bênção tb.
    Os exames são essenciais pra saúde da mamãe e bebê.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Genis. Quando nos planejamos, conseguimos dar uma assistência melhor fisicamente e psicologicamente.

      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei o seu post, além de importantes e fundamental fazer todos esses exames, precisamos estar bem para poder gerar uma vida, um verdadeiro milagre da vida.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!!

      Vc está certa..
      Penso que não adianta simplesmente QUERER, tem que dar o melhor pra esse bebê desde antes da concepção, se preparando e se cuidando!

      Beijos!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...