15 outubro 2012

FIV – Reprodução assistida


Olá amores ... hoje vim aqui dividir com vocês sobre a minha experiência com a FIV. Eu sempre sonhei em ser mãe, e eu queria ter tido filho cedo .. tipo com 20 anos sabe ... achava lindo (acho) ver uma mulher com seus 35 ou 40 anos numa festa, no shopping .. com uma filha já adolescente .. tipo assim parecendo irmãs sabe? .. hehehehehe
 Pois bem, meus planos foram por água abaixo quando eu tinha 18 anos mais ou menos e tive uma súbita dor na madrugada quando dormia ... gritei pela minha mãe,  pois eu não aguentava nem esticar as pernas ... uma dor tão horrível que nem sei comparar o que... corremos pro hospital e era apendicite supurada (ou seja que já havia estourado, que pode até causar a morte) e tive que fazer uma cirurgia imediatamente.

Já na sala de cirurgia os médicos ao abrir viram o estrago feito em todos os orgãos e sem ter tempo a perder tiveram que tomar a decisão de tirar os orgãos comprometidos pela infecção. Resultado: Tive as duas trompas extraídas ... porém conseguiram limpar e desinfectar o útero etc.

Fiquei na uti por alguns dias e internada por 45 dias no hospital, tomando altas doses de antibióticos ... um tipo de injeção e medicação que não vende em farmácia ... por isso fiquei tantos dias lá. Só fiquei sabendo que haviam tirado as trompas dias depois, quando a psicologa veio conversar comigo. ENTREI EM PÂNICO!!! Fiquei completamente transtornada e revoltada ... pois o certo seria eu ou alguém da minha família autorizar tal procedimento. Mas eu estava apagada pela anestesia e minha mãe na sala da espera ... e eles disseram que não havia tempo para isso, pois eu podia mesmo ter perdido todos os orgãos ou até mesmo ter morrido. Sinistro né??!!

Confesso que fiquei tão revoltada que tinha raiva de crianças. Detestava chegar perto. Fazia careta quando via uma na rua sorrindo pra mim e tinha vontade de beliscar etc ... olha que loucura ...

Felizmente com o tratamento psicológico e meu trabalho com dança. O apoio da família e dos amigos eu consegui superar e entender que tive sorte e fui salva da morte. Além disso, eu tinha a possibilidade de ter filhos ainda através de uma reprodução assistida ou adotar uma criança, como eu sou adotada (mas isso falamos em outro post .. rs).

Na época eu achava IMPOSSÍVEL pois esse tipo de tratamento era caríssimo, tipo, quase 5 ou 6 vezes os valores atuais e eu não poderia de jeito nenhum pagar para fazer. Então vi meu sonho de ser mãe cedo indo por água abaixo, mas como também estava solteira e tal ... fui deixando pra lá,

Em 2002 já com 27 anos de idade, vim morar no Rio de Janeiro e trabalhar com dança que era meu ofício principal .. dava aulas o dia inteiro pra não ficar sozinha. Até que conheci o Edu ... meu namorido ... hehehehe ... ele com 22 aninhos ... olha pra isso ... kkkkkkkkkkkkkkkk

Começamos a namorar e como eu morava sozinha, foi natural ele ir se chegando e quando vimos ele já estava morando comigo ... kkkkkkkkkkkkkkkk ... foi amor à primeira vista sabe assim??  Uma cumplicidade sem igual, somos até hoje ... hehehe

Bem, com a vida e a relação já ficando maduras ... ouvi o reloginho biológico tocar novamente .. sabe assim quando nós mulheres sentimos a necessidade de ser mãe? Rsrs ... Mas quando eu entrava no assunto com o Edu, ele dizia que não era hora e tal ... então percebi que ele com 22 anos ainda não estava pronto ... que não seria justo eu ficar cobrando e tal. Deixei pra lá e entreguei a Deus. Fomos curtir nossa vida, a relação ... viajar bastante ... ir ao cinema, teatro, boates ... curtimos todos os carnavais (adoramos) .. hehehe e assim o tempo foi passando e passando ....

E o relógio começou a soar novamente ... mas já em tom e ritmo de alerta sabe? Fui na minha ginecologista e conversamos sobre o assunto e ela sugeriu que a gente procurasse uma clinica para saber sobre o tratamento, preço etc e que seria MUITO IMPORTANTE fazer até os 35 anos (com esta idade a chance de ter sucesso no tratamento é de 50%).

Fomos na Pró Nascer aqui na Barra, Rio de Janeiro. Marcamos uma consulta sem compromisso pra saber sobre as reais possibilidades e condições. 
Fomos apreensivos, pois a gente não tinha ideia de como era feito o trabalho e quanto seria o tratamento.

Fomos recebidos por uma equipe maravilhosa e médicos super atenciosos e carinhosos. Tiramos todas as dúvidas sobre tudo e saímos de lá com o coração cheio de esperança e alegria. Também por onde você passa e olha tem fotos e depoimentos de bebês lindos e casais felizes com o sucesso do tratamento ... então pensamos ... porque não tentar?

Levamos uma pilha de requisição de exames para fazer, tanto eu quanto o namorido. Temos que saber se está tudo ok com a saúde dos dois .. pra não desperdiçar munição a toa. Tudo certo com os exames, os médicos explicaram que existem diversos motivos para o casal não estar conseguindo ter filhos naturalmente .... veja aqui ... Mas no nosso caso se tratava apenas de um acidente de percurso .. hehehe .. ou seja, não existia a ponte que levaria os espermatozoides até os óvulos. Então provavelmente não teríamos dificuldade em ter sucesso ... exceto se o próprio organismo não aceitar a fecundação.

Fechamos o contrato e parcelamos o máximo que deu ... acho que algo em torno de 10 mil reais (Putz). Mas não contávamos com os preços e o transtorno dos remédios .. ufaaa .. são muitos e todos em nós mulheres... "pra variar" ... injeções doloridas e diárias na barriga para estimular o aumento de ovulação. 

Fazemos ultrassonografias diárias pra medir e saber a quantidade e qualidade dos óvulos. Quando está numa qualidade e quantidade boa, eles retiram os óvulos, enquanto isso o homem está fazendo um espermograma, escolhem os melhores espermatozoides e imediatamente eles fazem a fecundação em laboratório. 
Nossos embriões estavam aqui dentro
Na hora da implantação os médicos disseram que tivemos quatro embriões tipo A e dois tipo B ... e podíamos escolher colocar até quatro ou apeas um e congelar ou não os demais. Nossa que medo! Mas na hora H a gente queria tanto ter filhos que escolhemos colocar os 4 tipo A.

Daí é esperar a fecundação se dar na incubadora e dias depois vamos novamente à clinica fazer a implantação direta dos embriões já fecundados no útero. Que loucura né??!!! 

Depois disso saímos da clinica gravidas na teoria e no nosso caso, gravidos de 4 filhos ... uuuiiiiii e temos que esperar algumas semanas para fazer o exame de sangue pra ter a confirmação. Ufaaaa pense numa agonia .... os dias são longos demais! E a gente não quer fazer nada, por medo de exagerar e não segurar o bebê ... fica uma paranóia mesmo ... hehehe
Nós 2 pós implantação dos embriões
E quando finalmente chega o dia do exame a loucura de saber o resultado ... POSITIVO .. UHuuuuu!!!! Que felicidade ... obrigada meu Deus!!! E eu que pensava que nunca ia conseguir ter filhos ...

Passada a euforia, veio a dúvida .. de quantos filhos eu estaria mesmo esperando? Caraca .. aí caiu a filha das despesas, fraudas sujas etc ... kkkkkkkkkkkk ... Bem, agora é só esperar pela primeira ultrassonografia que der pra ver.

Semanas depois a confirmação de que tinha apenas um bebê ... e muito especial .. era a nossa Princesa Luma ... Uhuuuu!!! Agora sim, era hora de comemorar ... daí pra frente seria uma gravidez normal. 
 
Festa na clinica com os doutores João e Roberta

Por isso que eu estou aqui para dar a maior força e ajudar no que puder ... todas as mulheres que esteja precisando mais com medo de fazer. Vale a pena!

Então se você é alguém que deseja muito ser mãe ou conhece alguém ... indique esta ou outra clinica. As vezes Deus e a natureza escolhe ou precisa de outros caminhos para nos ajudar a realizar sonhos.

Beijos amigas ... e até o próximo post!




11 comentários:

  1. Que legal Roberta! Muito bom tocar nesse assunto. Eu cheguei até a olhar pra fazer a inseminação, mas graças a Deus não precisou.

    Esse texto vai ajudar muitas mamães!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Que legal que não precisou ... eu felizmente tive sucesso na primeira tentativa. Beijos amiga

      Excluir
  2. Nossa amiga que história linda, parabéns pela Vitória.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha Val ... nossa foi mesmo uma benção de Deus né?! Por isso sou ainda mais coruja com minha princesa ... rsrsrsrs ... bjs

      Excluir
  3. Amiga adorei o post!!
    Parabéns por ter conquistado o seu sonho, a Luma!!
    Uma amiga fez inseminação e adivinha?
    Vem três por ai rsrss!!
    Uma benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério???? Caracaaa que legal ... na verdade eu teria ficado muito feliz se tivesse sido 2 .. mas já fui muito abençoada com minha princesa ... dê os parabéns a sua amiga por mim ... bjs

      Excluir
  4. Deus te deu um presente maravilhoso, sua Luma é linda e pelo jeito muito querida, sua história vai encorajar muitas mamães por aí que ainda tem receio em tentar, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Anne ... eu sei o que elas sentem .. não é fácil .. na época que fiz, muitas estavam na terceira ou quarta tentativa .. é muito transtorno financeiro e principalmente psicológico ... mas vale a pena!! Beijos

      Excluir
  5. Nossa, amiga.. juro pra vc q me arrepiei quando li o "BOA SORTE"!! Quanto carinho..
    E nossa, é bem mais complexo do que eu pensava. Eu, na minha ânsia de engravidar após perder 3 bebês, queria fazer FIV. Aí o médico me disse que era um tratamento muito caro, pra gente dar passo por passo e se tivesse a necessidade, aí sim. Que ele teria q descobrir a causa dos abortos, tratar pra depois me liberar pra gravidez. Senão eu engravidaria e perderia de novo... Tem que ter todo um acompanhamento certo mesmo.

    Agora imagina QUATRO bebês???
    :O kkkkkkk
    Engravidei de gêmeos ano passado e fiquei super feliz! Hoje já tenho medo!! heuheheuhe

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Brenda .. muito carinho mesmo né .. tenho até hoje este potinho .. guardo com muita emoção e alegria .... agora olha, tem que saber a causa dos abortos .. senão pode comprometer mesmo ... investiga bem vc e seu marido pra apontar as possiveis causas ... boa sorte!!

      Excluir
  6. Kilinda historia! Parabéens por esse presente de deus adorei o post, tmb conheço uma mamãe que veio 3 de uma só vez ♥ Beijinhooos!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...