03 outubro 2012

Outubro Rosa



Este post é para lembrar e reforçar para todas as mulheres que já chegaram ou passaram dos 40 anos ... a não deixar de fazer o exame de mama. O mês de outubro é importante pela campanha mundial de combate ao câncer de mama principalmente, mas não deixando de lado a importância dos demais tipos. Juntas e unidas nos apoiando e torcendo sempre pelo resultado positivo... mas sem medo de encarar de frente os desafios que vier. 

 A história do “Outubro Rosa” começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a comemorar de modo efetivo o “Outubro Rosa”, realizando diversas ações de conscientização da população, enfeitando locais públicos com laços cor de rosa, promovendo corridas, desfiles e outros eventos alusivos à causa.

De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. No Brasil, a primeira delas foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo – o Obelisco do Ibirapuera, em 2002.  Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama “tingiu” com luz rosa a Fortaleza da Barra, em Santos. Rio de Janeiro (no Cristo Redentor), Porto Alegre, Brasília, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades já realizaram atos semelhantes.

Mulheres com algum caso na família deve ficar atenta, pois a uma probabilidade de se manifestar. Por isso algumas dicas são válidas para mulheres de todas as idades. Principalmente as que desejam e planejam ainda se tornarem mamães.

Fazer o auto exame é muito importante, pois a descoberta e diagnóstico precoce aumenta e muito as chances de cura. Então para quem ainda tem dúvidas de como fazer .. vai aí uma ajudinha ...
O tratamento do câncer de mama evoluiu muito nos últimos anos. Não faz muito tempo, quando surgia um tumor, o cirurgião retirava a mama inteirinha, o músculo que ficava abaixo dela, os gânglios todos da região axilar e a pele ficava ondulada sobre o gradeado costal, possibilitando distinguir com clareza a anatomia das costelas.
Atualmente, as cirurgias costumam ser muito econômicas, porque os diagnósticos são cada vez mais precoces. Com frequência, o que se faz necessário é a retirada de pequenos fragmentos da mama e de alguns gânglios debaixo do braço.
Essa evolução no tratamento representou um grande avanço para a saúde da mulher e proporcionou melhor entendimento do processo da carcinogênese, isto é, do mecanismo que leva à transformação de uma célula normal em célula maligna. Na grande maioria dos casos, a mutilação do passado tornou-se coisa obsoleta. Saiba mais aqui

Beijos e estamos juntas ...

6 comentários:

  1. Adorei o post, um grande incentivo para as mulheres prestarem atenção nelas mesmas.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Eu por exemplo já tive quatro caroços na mama e duas vezes estive internada pois podia ser infecção grave, gente mesmo que não seja cancro pode ser outra coisa, sempre de olho aberto. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nós mulheres temos que estar atentas, ótimas dicas amiga.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito importante!!! Saúde é tudo na vida!!!

    ResponderExcluir
  5. Esses dias ainda vi que o Câncer de mama é o câncer com maior índice de afetadas no Brasil.
    Belo post!

    bJU!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa postagem!
    Bastante mulheres ainda não sabem como se examinar.
    Não podemos ter medo de ir ao médico caso haja uma suspeita.. Quanto mais rápido for diagnosticado, melhor, né??

    Beijos!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...