22 outubro 2012

Preparando a chegada do bebê!!



Quando o bebê chegar, você terá pouquíssimo tempo para organizar as coisas, principalmente nos primeiros dias (talvez meses!) onde a mãe acorda todo instante para amamentar. É aquela loucura e mãe e filho ainda estão se conhecendo. A nova mamãe estará se adaptando ao seu novo (e exigente) papel, acordando no mínimo a cada 2 horas e conhecendo aos pouquinhos seu bebezinho. O bebê estará vivenciando um turbilhão de sensações: tudo é novo para ele! Então aqui vai uma dica valiosa: se prepare com antecedência! Quanto mais organizado, MELHOR para você e para o bebê. Vamos lá então?


Deve-se conversar com seus filhos (se tiver outros) sobre a chegada do novo irmão(a). Todos devem saber que são igualmente amados e insubstituíveis! Quando o bebê nascer, é bom levar o irmão (se o hospital permitir) para conhecer o novo irmãozinho ainda no berçário. Deixar os outros filhos participarem (cor do quarto, escolha do nome) faz com que se sintam amados e que suas opiniões são importantes e relevantes! 


Chá de bebê
Google Imagens

É aconselhável providenciar o chá de bebê em torno do 6º ao 8º mês. Não deixe muito pra última hora porque a gente nunca sabe se tem um ‘apressadinho’ na barriga que vai querer dar as caras ao mundo antes da hora, né? Rs
O ideal é que se faça num fim de semana com duração de no máximo 4 horas, senão a mamãe fica muito cansada. Se tiver algum amigo(a) ou parente para ajudar, melhor. Caso contrário, a mamãe terá que fazer tudo sozinha. Aqui vai um passo a passo rápido pra facilitar:
• Fazer um orçamento! Super importante ver o quanto se pode gastar e não passar disso (nem que precise reduzir o número de convidados). Lembre-se: o chá de bebê é para ajudar a mamãe e o bebê;
• Escolha o local da festa e faça a lista de convidados;
• Escolha a decoração, os convites e faça a lista do enxoval com as coisas que deseja ganhar e a quantidade!
• Que brincadeiras serão realizadas durante o chá de bebê para entreter os convidados.

Para economizar, você pode enviar os convites virtualmente e pedir para cada convidado trazer um prato salgado ou doce e um refrigerante! Vai do orçamento de cada uma. Tem pessoas que não gostam de fazer chá de bebê porque preferem escolher as coisas que se vai ganhar (por exemplo: marcas, cores, etc). Caso seja o seu caso, você pode fazer um chá de fraldas! Escolha os tamanhos e tudo certo. Fralda nunca é demais, vai por mim. Não se esqueça de contar com ajuda de alguém para te ajudar antes, durante e depois do chá de bebê (principalmente com a limpeza). A mamãe não pode se cansar. 


Enxoval
Google Imagens

Bom, uma das coisas mais deliciosas de se fazer durante a gravidez é o enxoval. Mas é necessário cuidado. Com toda aquela empolgação, as pessoas tendem a comprar muitas coisas para o bebê e se esquecem de que eles crescem MUITO rápido a ponto de nem usarem certas roupas/sapatos. Todas as roupinhas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro e separadamente das roupas dos outros membros da casa. É recomendável tirar todas as etiquetas para que não possam irritar a pele delicada do bebê.



Aqui você pode ver o enxoval para bebês que irão nascer no verão!

E aqui você pode ver o enxoval para bebês que irão nascer no inverno!

O que se deve levar na Mala da Maternidade (considerando que se vá ficar 3 dias no hospital e com possibilidade de 2 trocas por dia):

- 6 macacões de plush, linha ou lã, dependendo da estação
- 6 culotes
- 6 body’s
- 2 mantas de linha ou lã
- 6 pares de meia
- 6 fraldas de boca

O melhor é organizar cada troca num envelope, identificando a roupa do primeiro, segundo e terceiro dias. Os macacões devem ser macios, pois rendas e fitas enroscam nos dedinhos do bebê. A fralda de boca é bom usar quando for colocar o bebê para arrotar, caso ele regurgite, a mamãe não se suja. Normalmente a maternidade oferece produtos de higiene para o bebê, não é necessário levar. E assim como os visitantes levam um presente para o bebê, é gentil retribuir com uma lembrancinha. Há várias opções com diversos modelos e preços.

Demais itens do enxoval:

• Berço (o espaço entre as grades do berço deve ser de aproximadamente 6cm, e as laterais  devem ter pelo menos 60cm de altura e deve-se colocar o berço longe de interruptores, fios elétricos, puxadores de cortinas ou janelas);

• Trocador (de preferência com protetor lateral);
• Poltrona para amamentar;
• Carrinho de bebê (deve ser feito com material resistente, possuir freio, de fácil manejo, com base e rodas grandes e largas e ter cinto de segurança próprio, preferencialmente de 4 pontos);
•Banheira (de plástico, fácil de mexer e guardar, com tampa rígida, deve permitir esvaziamento fácil. O nível da água não pode ultrapassar 15cm);
• Chiqueirinho (opcional, há prós e contras);
• Andador (opcional, há muitos prós e contras);
• Protetores para janelas e escadas.


 Curso de Gestantes

Google Imagens
O curso de gestantes serve para orientar os pais nos mais diversos aspectos: gestação mês a mês (mudanças que mamãe e bebê passam), pré natal, exercícios físicos para gestante, nutrição e psicologia da gestante, tem palestras sobre: amamentação, banho, primeiros dias, saúde bucal da mãe e do bebê. TODO MUNDO deveria fazer: mamães e papais! Não importa se é de primeira, segunda ou décima viagem! Já vi gente falando: “Ai, já tenho filho.. não preciso.” Todos sabemos que a medicina avança a cada dia e é sempre bom se manter informado e atualizado. Procure se informar com o seu convênio ou posto de saúde e faça o curso! É divertidíssimo (fiz com o meu marido), a gente tira todas dúvidas e sai de lá mais confiante! Caso você não possa ir até um curso de gestante, faça ele vir até você!! Como? Curso de Gestantes Online! Procure na internet, terá várias opções e você faz o curso no conforto de sua casa. rs


Preparando os seios para amamentar

Google Imagens

Há médicos que dizem que não é necessário preparar. O bebê que vai preparar o seu seio quando ele começar a mamar. Outros dizem que é necessário. 
Os que julgam necessário, recomendam que você deve pedir ao obstetra que observe seus mamilos e a oriente quanto a exercícios e massagens. É importante expor os seios ao sol por alguns minutos e friccionar levemente os mamilos e aréolas  com uma boa toalha felpuda após o banho, para fortalecer a pele. Para dar forma ao bico, duas a três vezes ao dia, deve sustentar a mama com uma das mãos e, com a outra, puxar o bico e esticá-lo. Deve ser feito diversas vezes, com alguma firmeza; em seguida, com dois dedos, deve esticar a aréola para os lados.
Caso o bico do seio rachar, muitos médicos dizem que não é necessário o uso de pomada, mas sim passar o próprio leite no bico rachado e usar bico de silicone quando for amamentar (muitas mulheres usaram e adoraram!). Eu mesma usei e foi ótimo. Não usei em caso de rachaduras, mas porque meu bebê não queria pegar o seio. Aí só mamava com o bico de silicone!




Bom gente, espero que tenham gostado da minha postagem. Ficou extensa, mas a preparação antes da chegada do bebê é muito maior, isso foi só um resumo que tentei passar pra vocês!
Um beijo e até a próxima!
;)





14 comentários:

  1. muito legal! com certeza preparar os seios para a amamentação é importantissimo! bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol!!
      Olha, confesso que na minha gravidez não preparei porque o obstetra disse que não era necessário.. PORÉM, na minha próxima vou me preparar pois ouvi outras opiniões e não custa tentar, né?

      Beijos!

      Excluir
  2. POST NOVO AMIGA!

    http://umbebechamadobryan.blogspot.pt/2012/10/happy-halloween.html

    ResponderExcluir
  3. NA MINHA GRAVIDEZ DO PRIMEIRO FILHO FOI TUDO PLANEJADO, MAS DO SEGUNDO CONFESSO QUE RELACHEI...
    BJU

    ResponderExcluir
  4. Brenda! Eu planejei tudo e fui muito feliz em fazer tudo com calma. Deixei os sobressaltos só para depois da gravidez! Afinal, depois que se tem um bebê nos braços, a vida torna-se uma caixinha de surpresas. Adorei o post. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho importantíssimo essa preparação. Quando o bebê nasce, adeus tempo!

    Post muito bom!!!

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  6. Arrasou hein Brenda, parabéns. Belo post pra mim relembrar das providencias a serem tomadas. Preciso primeiro saber o sexo. Cris

    ResponderExcluir
  7. De tudo isso eu só fiz o chá de bebê e comprei algumas roupinhas kkkkkkkk...e foi tudo bem corrido mesmo!
    Adorei o post!

    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Muitas informações importantes.
    Chá de bebê não tive, me mudei com 5 meses de gestação, e como não tinha amigos no novo endereço...
    Para o enxoval comprei roupinhas para até 1 ano. É cômodo, mas tem que ficar ligada para não perder nehuma.
    bju

    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei fazer todos esses preparativos antes do baby chegar em casa, agora só curto as fotos e as coisinhas que ganhei que foi super útil.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  10. A dica do curso é importantíssima. Faz toda diferença o que aprendemos lá. Bj e parabéns pelo post. Tati amigosdefraldas

    ResponderExcluir
  11. o curso realmente foi importante....mas nada como a prática do dia a dia.....e o melhor de tudo é preparar as coisas......lavar e cuidar da roupa e dos preparativos......muito bom.....

    ResponderExcluir
  12. Essa fase é tudo de bom!!

    Deu até saudade rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Muito boas essas dicas!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...