20 novembro 2012

Discordar, talvez. Respeitar, sempre!

- Eu não falei pra você NÃO comer besteira antes da janta?
- Mas o pai deixou....

É. Isso é um problema. Na educação dos nossos filhos precisamos sempre estar em acordo. Creio que não há nada PIOR do que alguém te desautorizar. A mãe proíbe, o pai deixa e vice versa.
Cada um de nós tem valores diferentes e é preciso entrar em um acordo para que a criança não receba sinais confusos.
Não há problema em discordar. A criança vendo que os pais estão conversando numa boa, cada um apontando seus argumentos e ouvindo o outro com respeito, cada um cedendo um pouquinho para enfim chegar a um consenso, é saudável pois ela percebe que com uma boa conversa, tudo se resolve.
O que não se deve fazer é desautorizar. Claro que as vezes falamos demais e acabamos desautorizando. As vezes pensamos que 'não é nada demais, a gente nem se intrometeu tanto assim, foi coisinha boba.' Mas pense por outro lado: já pensou você estabelecer regras, SUAR para aplicá-las, fazer a criança entender, respeitar.. e aí vem alguém e diz que ela pode sim, que não tem problema.

Quando os pais desautorizam um ao outro, a criança fica confusa, sem limites ou pior, ela segue aquele que a favorece. E aí, o principal que é a criança, fica de lado e os pais entram numa batalha. Não se percebe que juntos, precisam estabelecer limites e entrar em acordo e enquanto os pais estão em pé de guerra, um contra o outro.. a criança faz o que quer e manipula os dois. A criança dos 3 aos 5 anos testa os pais até conseguir o que deseja e se aproveita das situações onde um deixa e o outro não.

É simples. Se ela percebe que a mãe é que deixa, ela corre pra mãe. Se é o papai, ela corre diretamente para os braços do papai. Já vi cenas em que a criança se comporta super bem durante o dia. Na hora em que o papai chega, ai, ai ai.... parece outra criança. Chora, faz manha, se derrete inteira e o papai cede aos desejos deixando a mamãe doida!!!!

E aí, como proceder??

O ideal é que os limites básicos sejam discutidos entre o pai e a mãe antes de serem transmitidos aos filhos. Deixar certo coisas como:
• Será permitido doces antes das refeições?
• Será permitido que ele coma doces? (tem pais que riscam totalmente da dieta da criança)
• Que horas vai dormir?
• Vai assistir TV? Quanto tempo?
• Horas da lição de casa?

Discuta sobre tudo isso e entrem em consenso. Cada um expõe seu ponto de vista e cedendo um pouquinho, há de se chegar a um acordo.
A mãe não aceita doces de MANEIRA nenhuma, o pai já não vê problema algum (inclusive antes das refeições). Um meio termo seria deixar a criança comer doce de sobremesa aos sábados, por exemplo. Diálogo é a palavra chave SEMPRE.

Digamos que o pai liberou o doce antes da janta. Não é necessário que a mãe grite, faça cara feia, brigue. Simplesmente chame o parceiro depois e converse que está chateada pois tinham estabelecido limites, chegaram a um acordo e ela foi desrespeitada na decisão que por sinal, ele também concordou. Dizer que precisa que os limites sejam claros, que ambos sejam firmes e respeitem as regras é fundamental para que a vida no lar fique harmoniosa e para que a criança saiba respeitar as regras.


Dicas:

• O não deve ser não SEMPRE. Por mais que a criança esperneie, chore, grite e faça birra. Não é não. Está decidido.
• Como ninguém é perfeito, pode ser que você cometa erros no meio do caminho. Sem demora e sem vergonha, vá até seu filho, diga que estava errada e que sente muito.
• Lembre-se: as crianças aprendem com o que elas veem e não com o que ouvem. Exemplo é melhor que as palavras. Vendo que os pais  conversam, entram em acordo e principalmente, que se respeitam, mostra para a criança que uma boa conversa resolve tudo. Mais que falar, é MOSTRAR.

Sempre digo que nós subestimamos as crianças. Elas são mais inteligentes e espertas que supomos. Fique de olho, pois elas sempre estão de olho em nós!! Converse com seu parceiro, entrem em acordo, estabeleçam limites e EDUQUEM JUNTOS!
Isso vale até para casais que são separados.

Pais unidos por seus filhos, JAMAIS SERÃO VENCIDOS! *rs


Google Imagens

Beijos e até a próxima!!!


28 comentários:

  1. Brenda, que ótimas dicas, super importantes! Aqui em casa também é assim, juntos pelo bem maior que é o nosso baby. beijo

    ResponderExcluir
  2. A harmonia é tudo para uma família. Creio que um casal bem resolvido, que se respeitam criam filhos sadios psicologicamente. Tens toda razão quando falastes:
    "Digamos que o pai liberou o doce antes da janta. Não é necessário que a mãe grite, faça cara feia, brigue. Simplesmente chame o parceiro depois e converse que está chateada pois tinham estabelecido limites, chegaram a um acordo e ela foi desrespeitada na decisão que por sinal, ele também concordou. " - Essa é uma atitude sábia e respeitadora e muitas mulheres tem esquecido de agir assim!

    Belíssimo texto, cheio de verdade e palavras sábias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Imoni!!
      Acredito que o respeito tem que vir em primeiro lugar e o pai também direito a opiniões, daí a importância de um consenso e quando as regras forem quebradas, uma boa conversa resolve tudo!
      Beijo!

      Excluir
  3. Oii Brenda!!! Eu adorei o texto!!! Muito bem elaborado!!! Concordo plenamente, é muito desagradável quando alguém desautoriza a ordem da mãe fazendo aquela confusão na cabeça da criança e é lógico acabando por fazer ela ficar do lado dá que for mais conveniente para ela. Isso vale para discordância da avó, avô, tios, vizinhos etc, mas a pior mesmo é a desavença com a autoridade dos pais! Os pais devem andar lado a lado! Esses dias fiz um post sobre "Triângulo da culpa" http://www.minhamaricotamaricotinha.com/2012/08/o-triangulo-da-culpa.html se puder, é bem interessante e os pais que puderem ler sobre isso, acho fundamental, referente a educação dos filhos!

    Tem recadinho p vc e as mamães corujas, no Vida de outra Mãe dessa semana no meu blog!
    E semana que vem vou fazer um texto e vou citar como complemento um texto que vc fez esses dias e amei!!! Colocarei o seu link!!

    Um abraço!!!!

    Adriana
    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post, do texto que irá citar e pelo convite!
      Pode ter certeza que irei participar!!!

      Sobre o seu post "Triângulo da Culpa", li ele há um certo tempo e adorei também. Até li para o meu marido.
      E você tem razão, essa desautorização não deve ocorrer só entre pai/mãe, mas como o restante da família e amigos. Aqui já deixamos combinado: cada um cuida do seu lado da família explicando para avós e tios que ainda não pode dar doces, etc.

      Beijo!!!

      Excluir
  4. Nossa, que postagem maravilhosa!!
    Os pais falando a mesma linguagem é essencial para a harmonia da casa e boa educação dos filhos.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Genis! O bom é entrar em consenso antes mesmo do bebê nascer, né? rs

      Beijos!

      Excluir
  5. Postagem perfeita amiga !!!!!!

    Concordo totalmente com você e aqui ate mesmo da Luma nascer já conversava com o pai dela sobre isso ... falava que jamais gostaria de brincar com ele e vice-versa por coisas tão simples que é entrar num acordo quanto a forma de educar a princesa .. e assim está sendo feito ... conversamos e combinamos sobre tudo e ela está entendendo que o que um diz o outro bate o martelo e pronto ... bjs pra vc queridaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ro!!
      O Fe e eu também combinamos várias coisas antes do Miguel nascer. Melhor coisa né, amiga?

      Beijos!

      Excluir
  6. Amiga amei, concordo plenamente, meu marido e eu sempre falamos a mesma língua, assim as coisas funcionam.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  7. Sensacional, Brenda!!! Perfeito o post, muito bem elaborado!!!
    Quando eu ou o marido não concordamos com alguma coisa, nós conversamos. Muito! Para tudo existe um equilíbrio! Nem sempre o que eu jurava que era o certo é certo realmente... eu não sou a dona da razão.É bom ouvir uma segunda opinião, enxergar um outro lado da história.
    Beijos,
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Paula. As vezes a gente se surpreende quando decidimos ouvir e seguir o outro lado!
      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa! Concordo plenamente com seu post!
    Pais tem que conversarem e tentar falar a mesma língua!
    Sei que as vezes é difícil mas é pelo o bem de nossos pequenos, né!
    Parabéns pelo post! Perfeito!!!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tatty. Tudo vale para o bom desenvolvimento e boa educação de nossos filhos!
      Obrigada, querida!
      Beijo!!

      Excluir
  9. Nem me fale viu, acho que o casal tem que entrar em acordo sobre regras basicas, as situações que forem surgindo acho importante conversarem e perguntarem antes ou depois terem paciencia de conversarem sem a presença da criança caso algo nao tenha agradado! Se um falar uma coisa e o outro outra, confunde a criança toda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confunde mesmo, Meriene!
      Como disse, pode até ficar pior, a criança vai ficar do lado de quem a favorece e aí o casal entra em conflito, surgindo a famosa frase:"Você é o legal e eu que sou a bruxa, né?"rs

      Beijo!

      Excluir
  10. De facto não é fácil por vezes chegar a um consenso. Geralmente qd é um assunto polémico opto por falar em separado com o meu marido e chegar depois a uma solução equilibrada, apesar de nem sp ser fácil...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, quando o assunto é polêmico e não foi discutido antes é complicado. Confesso que algumas vezes entramos em atrito na hora, um concordando e outro não.. mas depois se resolve. rs

      Beijo!

      Excluir
  11. Nem sempre concordamos né? Mas é necessário acordar. As dicas foram ótimas! A conversa entre os pais é importantíssima pra evitar certas situações.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais tenho certeza que diálogo é a chave pra tudo, Andreia: relacionamentos, educação dos filhos, desentendimentos.. Respeitar é o que há!! rs

      Beijo!

      Excluir
  12. Amei o post! A harmonia sempre em 1º lugar.
    Aqui em casa conversamos tb e estabelecemos os limites juntos.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cristiane!
      Parabéns a vocês, nem todo casal consegue e fica aquele pé de guerra, né?
      Beijo!!!

      Excluir
  13. Brenda, realmente os pais tem de estar sintonizados! Aqui as vezes a sintonia falha, por pura falta de diálogo. As vezes falamos coisas diferentes na mesma hora! rsrrs

    Mas ser firme nas permissões e negações é fundamental pra dinâmica da casa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, Ivna. As vezes não discutimos certas situações e só nos damos conta na hora em que acontece. Aí até os pais ficam perdidos tipo: "E agora?" O importante é sempre por em pauta e entrar em consenso.
      Beijo!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...