05 novembro 2012

O desenvolvimento dos bebês

Olá Corujinhas ^^

Hoje eu venho falar um pouco do desenvolvimento dos bebês, ó agora eu estarei bem mais preparada para entender meu segundo filho ♥

Quando ele vai ficar sentado, vair engatinhar ou falar?

Foto do google


É natural que os pais tenham muitas dúvidas sobre o comportamento e o desenvolvimento de seus bebês e, por causa disso, a consulta ao pediatra costuma ser um momento bastante esperado.

O desenvolvimento motor e de linguagem dos pequenos segue margens de normalidade esperadas a cada fase. Isto é, podem variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer. “Quando os pais notarem algum tipo de estagnação, precisam conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar.

Qualquer desvio da normalidade, ou atraso no desenvolvimento, responderá melhor à reabilitação quanto mais jovem for a criança. Contam pontos na hora de otimizar o cérebro infantil brincar, conversar bastante e estimular por meio de carinhos, dar beijos, mostrar figuras, fazer massagens na hora do banho e demais coisas que armazenam na memória o amor dos pais.

 
Primeiro mês
É comum no primeiro mês o bebê acompanhar ruídos e objetos com os olhos. Ele também fixa o olhar no olhar do outro. É “durinho”, com a chamada hipertonia fisiológica. Ao colocarmos um objeto em suas mãos, ele as fecha rapidamente, por reflexo.


Segundo mês
O bebê ainda tem o corpo duro e se movimenta em blocos. Também começa a sustentar a cabeça e aparecem os primeiros sorrisos para o cuidador, em resposta ao seu estímulo afetivo.

 
Terceiro mês
O pequeno sustenta a cabeça voluntariamente e tenta alcançar objetos à frente. Ao passear, é importante deixá-lo numa posição em que seus olhos possam explorar as pessoas, os objetos e a paisagem. Nessa idade, os bebês estão amadurencendo as vias visuais.

Quarto mês
Caso o bebê ainda tenha dificuldades para firmar o pescoço sob o tronco, os pais precisam comunicar o pediatra, sem alarmismo. Para ajudar a estimular o pequeno, eles podem mostrar objetos coloridos, de diferentes formas, conversar perto e de ambos os lados para que ele vire a cabeça em busca do som. Tem início nesse período a chamada fase oral e, por causa disso, ele começa a levar objetos à boca. Ele também usa o corpo todo para se comunicar e respeita o tempo da fala do interlocutor.
 
Quinto mês
O bebê começa a ficar sentado com apoio, que pode ser uma almofada, por exemplo. Os pais devem colocá-lo nessa posição por alguns minutos para fortalecer a coluna vertebral. No entanto, tempo demais pode sobrecarregá-lo. Algumas crianças podem começar a rolar pelo chão.

Sexto mês
Dessa etapa até o nono mês, é fundamental verificar se há um bom contato ocular: alguém olha e ele corresponde. Um sinal precoce de transtorno do desenvolvimento social e da comunicação é a falta desse contato de maneira consistente. Vale lembrar que alguém pode olhá-lo e ele corresponder desviando. Mas essa, muitas vezes, é uma atitude normal de timidez. No sexto mês, é ideal também que ele fique bem sentado com apoio e comece a experimentar isso sem auxílio. Levar o pé à boca é um gracioso comportamente dessa fase .

Sétimo mês
Aos 7 meses, o pequeno vocaliza vários sons indiscriminadamente e reconhece o tom de aprovação ou de desaprovação, quando um adulto fala com ele. Sua musculatura fortalecida permite que ele vire de bruços sozinho e se apoie nos antebraços para observar o ambiente.
 
Oitavo mês
No oitavo mês, de um jeito ou de outro, o bebê vai atrás dos objetos que despertam sua atenção e, quando os alcança, experimenta virá-los, sacudi-los, apertá-los, batê-los. É um curioso profissional! Para completar, descobre os prazeres da música e mexe o corpinho dançando para acompanhar os ritmos.

Nono mês
Os pais podem esperar até o nono mês para que o bebê fique sentado sem apoio. Caso isso não aconteça, informe o pediatra. Nessa fase, é comum ele se jogar para a frente e, até o décimo mês, engatinhar. São poucos os que pulam essa etapa e aprendem a andar direto. No décimo mês, batem palminhas também.
 
Décimo mês
Surgem os primeiros sinais de que os músculos estão firmes o suficiente para ele ficar em pé e aprender a caminhar. Não se trata de exagerar nos cuidados, mas de encorajar a criança com segurança. A interação com o bebê dará a você a medida certa de como agir em cada situação.
 
Décimo primeiro mês
Nesta fase, o bebê começa a balbuciar. Com mais algum tempo e um pouco de estímulo, o pequeno tagarela logo começa a disparar palavras completas, como mamãe e papai. 

Um ano
Ao longo do primeiro ano, eles aprendem – cada um no seu tempo – a marchar sem apoio. Até por volta dos 15 meses, espera-se que falem dissílabos, como “mamã água” e “nenê colo”.
Fonte: Aqui

Oun fui privilegiada de curtir todas essas fases da minha pequena e muito bom poder acompanhar o desenvolvimento assim bem de perto!

Bjos boa semana a todas Rafaela Martins !

11 comentários:

  1. Adorei, meu baby tem 5 meses e ja estimulo a ficar sentado!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito o bom o post Rafaela!
    Aqui, com quase 11 meses, meu filhote já começou a andar. E já fala muitas coisas, haha. Tá numa fase linda!

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. No primeiro ano a gente fica correndo atrás de saber como é cada mês, é muito bom termos essas dicas a mão para acalmar a ansiedade mesmo. Beijo e parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  4. Ai q lindo este espaço... eu ainda não conhecia, já estou seguindo!!
    Ótimo post! Cada etapa um estímulo, uma conquista.
    Passe lá meu cantinho, temos 2 super sorteios, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu acompanho tudo sobre o desenvolvimento dos pequenos.
    Acho super importante estarmos atentas.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  6. Sempre com coisas interessantes aqui! DEMAIS! Adoro, desculpem andar sumida viram? Amo este cantinho. Beijão ENORME

    ResponderExcluir
  7. Meninas, vocês acabam de ser “memadas” lá no blog! Vou adorar a participação, mas fique super tranquila caso prefira não participar. Beijinhos e um ótimo dia. http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    ResponderExcluir
  8. Como é bom ver tudo né Rafa? Eu curto todo dia cada fase. Algumas coisas ele fez antes, outras depois. Os passinhos estão qs saindo. Ele quer mesmo correr!!! Qd pego ele pelas mãozinhas ele quer ir rapidinho.

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. -
    É incrível as coisas de Deus , fico cada dia mais apaixonada pela minha filha e curto cada momento cada fase cada descobertas e não vou negar na medida que ela vai crescendo vou sentindo saudade pois vou vendo que meu bebê esta crescendo tão rapidamente , se tornando uma Princesa independente ain da um sardade :(

    ResponderExcluir
  10. É bom ter uma base pra gente ver como está o desenvolvimento do nosso bebê!
    Miguel tem 8 meses, fala: tatata, mamama, dadada e senta sem apoio (mas tomba direto kkk).
    É bom ter base mas ter sempre em mente que cada criança é única.
    Nada como o pediatra para nos informar.
    Adorei a postagem!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...