27 novembro 2012

Resistência a insulina - você sabe o que é?

Hoje vim falar de uma doença não muito conhecida, descobrimos que a Ingrid tem essa doença faz um pouco mais de 1 ano. Sim, é recente. Isso foi quase que como uma facada para gente.

Primeiro resistência a insulina é quando o nosso corpo não consegue usar a própria insulina apropriadamente. Como eu li no site Diabete.com.br


A insulina, hormônio produzido no pâncreas, envia um sinal para as células do nosso corpo dizendo que devem permitir que o açúcar ou glicose se mova do sangue para as células.

Desta forma o açúcar pode entrar nas células através do corpo onde será usado como combustível ou armazenado como energia que será usada mais tarde. Quando as células não estão recebendo os sinais da insulina devido ao defeito na célula, o açúcar ou a glicose não consegue entrar nas células, e esta condição é chamada resistência à insulina.

Os fatores são: estar acima do peso falta de atividades físicas, isto é, sem exercícios diários. 
É sim a Ingrid não fazia mais exercícios diários, aquela de ficar em casa, no computador... Essa nova geração. Tem também como ser por genética e como ninguém na nossa família tem resistência a insulina isso acaba sendo mais pelo fato da falta de exercícios. Isso também tem a ver com a alimentação, que para ser sincera eu dava a Ingrid uma alimentação saudável, mas como eu faço para ela ter uma alimentação saudável na casa das amigas, quando tem que ficar até mais tarde na escola, quando sai com as amigas, quando viaja... É difícil! E hoje eu sei mais do que nunca como a alimentação dos nossos filhos é importante

Pelo menos tem tratamento. Para tratar a resistência a insulina é a base de uma dieta com variedade de legumes e verduras, e frutas e cereais também. Baixa gordura, moderada em sódio e açúcar.

No mesmo site, uma dica

Se perder um pouco de peso e aumentar (ou começar) a praticar exercícios, você pode reduzir a resistência à insulina e diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Depois que descobrimos a resistência a insulina a Ingrid começou a praticar power jump. Ela iria fazer futebol também, mas ela acabou no final não gostando e desistindo. Por enquanto ela só está no power jump, mas a resistência a insulina dela já diminui. 

Acho que se acharmos outra atividade que ela goste a resistência a insulina pode diminuir mais ainda, mas também não quero fazer que ela faça tudo ao mesmo tempo, não vou sobre carregá-la.

E vocês conhecem alguém com resistência a insulina? Sabem o que é?

Beijos
Lilia Faria

10 comentários:

  1. Oii tem selinho para esse cantinho lindo lá no meu blog!!

    Bjinhos

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/2012/11/selinho-para-as-amigas.html

    ResponderExcluir
  2. Pensamento da semana:
    Na vida não existe antecipação nem adiamento, somente o tempo propício de cada um.
    Tenha uma semana abençoada.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, uma iniciativa muito legal...
    Também tenho meu cantinho da uma passada la
    http://mundinhodasmamaes.blogspot.com.br/
    Ja virei seguidora
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que situação hein?

    Nunca tinha ouvido falar!

    Bjão

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nem sabia, muito importante observar a alimentação dos nossos filhos né?!

    ResponderExcluir
  6. Felizmente n conheço ninguém mas deve ser bem chato...

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. nem sabia disso e olha que sou da área da saúde!!
    É super importante fazer atividade física mesmo.. a gente fica deixando de lado.
    Começo ano que vem! \o


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Q coisa hein? Tudo por conta de falta de exercícios e alimentação... somos mais frágeis do q pensamos. Meu esposo tem diabetes então tomo mt cuidado com a alimentação do nosso bb, pq aí já é pré-disposição, afff...
    bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...