04 novembro 2012

Significado de Halloween!



O que é Halloween:


Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA) cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso “Dia de Todos os Santos”.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.
No Brasil também se comemora o Halloween em festas particulares, principalmente em casas noturnas. Mas não atrai forte adesão popular como nos Estados Unidos e outros países.
Segundo alguns autores, uma das origens do Halloween pode ter ocorrido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de Outubro. Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos sendo determinado pela Igreja Católica o dia 1 de Novembro para as celebrações. No dia 31 de Outubro acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma actual.

Halloween em Portugal:

Aqui em Portugal nós damos muita importância ao Dia das Bruxas como é chamado o Halloween aqui, desde que eu me dou por gente, sempre vi festejarem esse dia, na escola, nos bares, nas discotecas, casas e até de porta em porta.
Eu mesma quando era criança, ia com a minha melhor amiga Sara andar pelo bairro, batíamos de porta em porta para pedir "DOÇURA OU TRAVESSURA", ganhávamos doces, bolos, refrigerantes e até dinheiro.
Hoje em dia os pais já não deixam as crianças andarem de noite, na verdade é perigoso e nunca sabemos a índole de quem abre as portas, mas os que deixam vão sempre a acompanha-los, eu mesma penso que quando o meu filho crescer irei com ele fazer isso, pois não quero que a tradição acabe.
Este ano eu enfeitei a minha casa dia 31 de outubro, á noite e fiz uma pequena festinha, com meus amigos e a minha família, decorei com velas, abóboras, doces, posters de terror, bolo, fiz até cachorro quente para servir, balões, bruxas, esqueletos e outras coisas arrepiastes, foi muito divertido e nós adoramos, fico triste por saber que no Brasil essa data não é tão festejada como aqui, mas peço as mamãs para que ano que vem tentem decorar suas casas e fazer um pequeno lanchinho para seus filhos, eles irão adorar, este ano fantasiei meu filho Bryan de Morceguinho, ficou um amor.
Por isso não levem o Halloween como um dia de terror e amaldiçoado, mas sim como um dia para nossas crianças festejarem e se divertirem.

Obrigado 
Vanessa Castro

4 comentários:

  1. Legal essa cultura aí no seu país, eu como fã do Halloween tive sorte que meu filho nascesse bem neste dia, aqui em casa teve doces e travessuras também, tivemos decoração e cantamos parabéns para o meu gatinho, ótima estreia amiga.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Aqui não fizemos nada. Talvez ano que vem. Bjs.

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa! Eu também vejo o Halloween como uma brincadeira de criança. Porém, em algumas escolas não é permitido a festa. Parabéns pelo post. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. AAhh, aqui em casa a gente tb não comemora! Eu gosto das fantasias!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...