05 dezembro 2012

A Magia do Natal

Eu gosto do natal principalmente pela magia que rola no ar ... no encanto dos enfeites natalinos, das luzinhas por toda cidade ...  nos prédios, lojas, shoppings, casas e cidades .. mas principalmente pela beleza e ingenuidade do sentimento e expectativa das crianças.

Quem nunca escreveu uma cartinha pro papai noel? Nossa, eu ficava contando os dias e ficava vidrada na noite de natal pra ver a hora de chegar ... rsrs .. e você???

Desfile do Natal Luz em Gramado - RS
Acho lindo e importante manter esta tradição e esta lenda ... no fundo no fundo .. eu também acredito em papai noel ... e depois que visitamos o Natal Luz de Gramado - RS fiquei ainda mais emocionada e encantada ... olha que lindo!!

A cidade fica linda e respira natal por 60 dias de festa sem parar, todas as noites. Nesta ocasião, voltando pra pousada com a Luma na barriga de 5 meses, depois de rodar o dia todo ... encontramos na rua um velhinho fofo e barbudo, com ama roupa de papai noel na sacola e uma criança ia passando pela calçada no sentido contrário e gritou: "Olha mãeeee, o papai noel tá levando a roupa pra lavar em casa". Correu pra abraçar o velhinho e perguntou: "Papai Noel, você amanhã vai vir pra festa de novo?" Achei lindooo!!!! 
Outro dia quando saímos com a Luma pra passear, paramos num restaurante pra almoçar e na hora de pagar a conta a Luma viu sentado na mesa com sua família um velhinho com aquela barba branca e imensa e ficou estasiada ... apontando pra gente ver e dando gritinhos de euforia e empolgação ... como quem queria dizer .. olha o papai noel também está aqui almoçando ... 

Árvore de Natal da Lagoa - RJ
Quando olhamos no mesmo momento a família dele também viu e falaram: É sim ... é o papai noel!! Nossa, ela ficou feliz da vida, pois eles entraram na brincadeira e ele todo atencioso e carinhoso falou ... tudo bem menininha, Qual o seu nome? Ela respondeu e ele disse: Você é muito linda sabia ... deve ser ser boazinha e obedecer o papai e mamãe ... assim vou levar um presente bem especial pra você na noite de natal .. tá bom?? E ela, toda sorridente falou ... "Tá". Ele deu um beijo e pediu outro, ela o beijou e deu xauzinho toda sorridente e feliz ... foi incrível!!!

Então pra mim ... Natal é isso!!! É a inocência das crianças ... é o brilho no olhar das pessoas ... é a vontade de melhorar ou refazer algo ... é a esperança renovada que tudo vai mudar pra melhor ... É a fé que voltamos a ter nas pessoas, no mundo e nós mesmas ...

É puro AMOR. Um amor pleno, simples e direto .. é o amor de Deus ... que quer sempre que estejamos felizes, unidos .. mas também de olho no próximo ... que muitas vezes não tem ninguém por eles ... nesta época tantas pessoas se reúnem, e doam brinquedos, alimentos, roupas etc ... conheço muitos que vestem de papai noel e vão em hospitais, asilos, creches etc ... onde parece que o tempo parou ... e as pessoas foram esquecidas ... acho lindo!!!! 

Por esses e outros motivos eu amo o Natal!!!! Adoro enfeitar a casa, fazer festa pra família, pros amigos, dar presentes, dar beijos e muitos abraços ... mandar mensagens pelo facebook etc ... hehehehe ... ai ai eu fico assim ... facinha, facinha ... rsrsrs

Por isso amigas queridas e corujas ... desejo pra vocês toda alegria e felicidade contagiante do natal por todo o ano que vai começar daqui a pouco e que se renove cada vez mais em nós de novo e sempre .. a inocência boa e a empolgação das crianças pelas coisas da vida ... pois elas têm muito pra nos ensinar .. basta a gente prestar atenção e querer aprender ...

A História do Natal

Todos sabem que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas poucos sabem a verdadeira história desta data. Na verdade, esta data foi estipulada pela religião católica para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas já era comemorada antigamente por povos antigos, tais como os romanos.

As antigas comemorações de Natal  chegavam a durar doze dias, devido ao fato dos três reis Magos demorarem esse tempo para encontrar a cidade de Belém e a manjedoura onde estava o menino Jesus.

Existem muitas tradições realizadas no Natal, a primeira delas é a ceia, que é realizada na véspera do dia 25 a noite, para que toda a família se reúna e espere a chegada do dia 25, com muitas comidas e fartura na mesa.

Outra tradição é a troca de presentes, que surgiu também pela história dos três reis Magos que teriam levado ouro, mirra e incenso para o menino Jesus. Com a tradição dos presentes surgiu a lenda do Papai Noel , um dos principais símbolos do Natal, o Papai Noel é um velhinho que distribui presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.



Como Surgiu o Papai Noel 

A lenda do Papai Noel teria surgido a partir de um homem que se chamava Nicolau, ele era um bispo turco que viveu nos anos de 280 D.C. e ajudava as pessoas pobres com saquinhos de moedas nas chaminés das casas.

Nicolau foi considerado um santo pela Igreja Católica já que muitas pessoas atribuíram a ele milagres, assim sua associação no Natal aconteceu na Alemanha e se espalhou em pouco tempo pelo mundo todo.

O Papai Noel foi adotado pelo capitalismo, como forma dos lojistas ganharem dinheiro com a compra de presentes no Natal, assim os pais contam a história do bom velhinho para as crianças, que escrevem cartas para o Papai Noel pedindo presentes e dizendo que se comportaram bem durante o ano.

O Papai Noel no início era representado com uma roupa de inverno verde escura ou marrom, porém no ano de 1931 a marca de refrigerante Coca-Cola lançou uma campanha publicitária em que o Papai Noel usava uma roupa nas cores vermelha e branca, com um cinto preto. Essa campanha teve um grande sucesso e espalhou a imagem do Papai Noel pelo mundo, um velhinho com barbas e cabelos brancos, roupas vermelhas e botas pretas.

Na sua lenda, o Papai Noel trabalha o ano todo fabricando os brinquedos com a ajuda de duendes e viaja pelo mundo em seu trenó com as Renas voadoras.

Agora fica aqui a minha pergunta:  
Você acredita em papai noel, e na magia do  natal?
Beijos e até o próximo post ... 









10 comentários:

  1. Adorei! Eu mandei um cartinha de papai noel pro Matheus e vou guardar pra qd ele for grande.

    BJs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima idéia xará!!!!
      Acho que vou fazer o mesmo .. posso copiar sua idéia?
      hehehehehehehe ... bjs

      Excluir
  2. Oi Roberta, Natal é mesmo uma época magica. E quando criança sonhava para essa data chegar logo. Fiquei tão triste quando minha irmã falou que papai Noel era de mentira, que chorei de raiva dela rsrsrs
    Feliz Natal
    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carambaaaa .. isso não se faz .. poxa vida!!!
      SAbe, eu acredito até hoje em papai noel ... rs .. bjs

      Excluir
  3. Amiga amo esse clima de Natal, o amor, a fé, a felicidades dos meus filhos...amo essa magia, eu acredito sim no papai noel e até quando eu puder, meus filhos vão acreditar tb pq o papai noel representa esse magia que amamos.
    bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Amigaaa!!!
      Acho importante e lindo essa magia e encanto que o natal e o papai noel trazem pra as crianças ... bjs

      Excluir
  4. Oi, Ro!!
    Que postagem emocionante....

    Olha amiga, preciso confessar que eu nunca acreditei em Papai Noel rs Meu pai sempre foi meio durão com a gente, sabe? Então não alimentou nada desse tipo...

    Eu particularmente ADORO o Natal, acho uma época linda, gostosa que muda algo dentro da gente e que deveria perdurar o ano inteiro! Já pensou se todos os lugares ficassem enfeitados como Gramado O ANO INTEIRO?? Delícia!!!
    Eu não quero incentivar o Miguel a acreditar e nem a não acreditar, quero só ver a reação dele e agir de acordo, sabe??
    Todo ano temos um Papai Noel lá no sítio dos meus pais e é tãooo engraçado e divertido!!! Tiramos vários fotos com o Papai Noel! kkkkk

    Amiga, adorei sua postagem!!!
    E ri demais com o 'fico facinha, facinha' kkkkk Só você!


    E eu super acredito na magia do Natal!!!!
    ;)


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu amo o natal! É uma época de magia, de sonhos... aqui todos ficamos envolvidos com essa data!!

    Beijos

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...