16 dezembro 2012

Como você quer que seu filho (a) lembre do Natal?


Você já reparou que as crianças, muito comumente, adoram brinquedos simples e se enfadam rapidamente com os mais sofisticados? Os valores dos adultos não são os da criança. 

O texto abaixo nos convida a dar importância a coisas aparentemente menores no Natal, mas que fazem a diferença. Não seria difícil nos darmos conta disso: basta pensarmos "que alegria mais gostosa eu guardo na lembrança das noites de natal?". A maioria esmagadora das pessoas não se recorda dos presentes, mas da família reunida, da beleza da noite santa.

Antes de você ler o texto, convido a refletir que Natal é amor, Natal é Jesus, e todos os detalhes da festa devem nos ajudar a tratar com carinho o bebê pelo qual céus e terra foram feitos. E, depois de ler, considere a sugestão de resolução concreta que apresentamos ao final do texto.

O valor do Natal

Como já terminou o ano escolar, as crianças pedem um prêmio porque entregaram os boletins escolares e se qualificaram para a próxima série. Normalmente meu filho pede que eu lhe compre brinquedos ou coisas que o atraem, e normalmente eu não compro, não só porque às vezes excede o preço que posso pagar, mas também porque o deixo como um desafio para o filho de que se ele realiza isso bem, então ganhará um prêmio.

Em um destes dias de muito calor eu ia de carro com meu filho quando passamos em frente a uma sorveteria, e ele me pediu que lhe comprasse um sorvete porque terminaram as aulas. Um sorvete é o presente mais barato que alguém pode dar ao filho, e não necessita que se espere o fim das aulas para dá-lo. Porém me chamou a atenção a expressão de alegria no meu filho só porque eu aceitei a proposta.

Depois de eu lhe comprar o sorvete, ele me agradeceu e disse em voz alta: "Que férias legais vou ter dessa vez !". Me surpreendi com o que um simples sorvete podia fazer. E então pensei nos valores que inculcamos em nossos filhos para este Natal.

Será que nossos filhos gostam dos detalhes do Natal, preparar o presépio, pôr os enfeites, preparar o pasto para as ovelhas, fazer juntos em família o presépio, preparar a estrela de Belém com papéis brilhantes. Ou será que vamos em uma loja, compramos o presépio e mandamos a empregada colocar em um canto da casa, ou talvez o montemos sem grande interesse. (Texto de Alicia ABZ, no site Encuentra.com)


Que texto legal da Alicia né?! Por aqui minha princesa ainda não se tocou em pedir presentes por causa disso ou pra fazer aquilo. Acho esquisito esse tipo de negociação. 

Eu sou bem centrada nesse negócio de comprar presente, principalmente brinquedos. 

Como eu quase não tive a oportunidade de ter as bonecas ou presentes que eu gostaria, por falta de grana etc, eu não gasto dinheiro com brinquedos que ao meu ver são supérfluos e passageiros.  

A Luma não tem duzentas bonecas. Ela tem uma legal e quando fica mais ou menos ou vejo que não a interessa mais, dou pra alguém que precisa ...

Mas faço questão que ela entendo o porque do natal, que ajude na decoração da árvore, acredite e se encante com o papai noel, cuide do presépio pequenininho que eu tenho em cima do móvel da sala e ela fala pra todo mundo que chega: "olha o menino jesus" ... rs .. muito linda!!

Sugestão de resolução concreta para você colocar em prática essas belas coisas no natal:

A partir do dia 23 de dezembro, não se dedique mais às compras de final de ano. Reserve suas energias para rezar, contar a história do natal a seus filhos, ensinar uma canção natalina para eles (cantem e dancem juntos!). Uma dica pra curtir e aprender sobre o sentido do natal é o dvd da xuxa de natal .. é lindo e vale a pena curtir com os pequenos.



Fuja da dispersão das ruas. Procure o silêncio interior. Ali você poderá escutar o balbucio do Menino Jesus. Você vai ver que natal maravilhoso vai passar!



Bem, eu quero que a Luma se lembre do Natal deste e de todos os próximos anos, como a data de aniversário de Jesus ... pra  cantar e louvar parabéns, agradecer pela nossa vida e principalmente pra estar com a família e lutando pelo bem e pela paz entre os povos, cultivando sempre o carinho dos amigos e família pra manter sempre a união, o amor e a cumplicidade entre todos.

E você, como quer que seu filho (a) lembre no Natal?

Beijos corujas e até o meu próximo post ...

4 comentários:

  1. Aqui quero que o Lucas saiba que o Natal é comemorado o nascimento de Jesus e isso é o mais importante nessa festa.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, é bem verdade td o q vc falou, precisamos incentivar nossos filhos a conhecer o verdadeiro sentido do natal, bjss

    ResponderExcluir
  3. Roberta, muito legal esses texto que vc colocou, não adianta a gente querer que as crianças lembrem da magia do natal, do encantamento pelo nascimento de Jesus - nosso salvador, se não nos dedicamos sequer, a decorar a casa com carinho!
    Aqui a decoração da casa é muito esperada. E todo mundo participa!

    Eu não gosto de trocar presentes por notas (ainda não é nosso caso), mas quando meu filho me pede coisas bobas, como um sorvete, eu gosto de presenteá-lo, porque geralmente ele se comporta bem. Então eu assumo que não tenho motivos pra não comprar o sorvete se ele está bem de sáude e foi um menino legal!

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Roberta, eu concordo com a Ivna aqui em cima, temos que pelo menos enfeitar a casa com carinho para os filhos se lembrarem com carinho da data.

    Eu sempre aproveitava a véspera do natal para ensinar uma música para a Ingrid e ela ficava cantarolando a música até o ano novo, rs

    Beijos!
    Lilia

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...