09 dezembro 2012

É Natal?



Daqui menos de um mês é Natal. É? Tem certeza?


Pois é. É Natal para mim, para meu filho, para meu marido e provavelmente para você, mas não é para um monte de outras pessoas. Pessoas essas como uma senhora que tive a oportunidade de ouvir estes dias. Essa senhora inflava o peito e dizia, para quem estivesse presente ouvir, que o Natal é um horror, que é uma falsidade, que é uma data ridícula, que é um saco e muito chato. Deve ser ruim se sentir assim, não é mesmo? Afinal, o Natal não passa de mais um dia 25 no ano corrente, se pensarmos de forma fria e sem imaginação ou crenças. Então talvez o melhor é ser frio, sem imaginação e sem crenças do que carregar tanto ódio dentro de si. 

“O fato de que o homem vê o mundo através da sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e mais natural”, palavras de Roque de Barros Laraia em seu livro Cultura. Este achar que o que eu penso e o que acredito é bem mais legal que o que o meu vizinho pensa e acredita tem um nome complicadinho, mas que resume esse não respeitar o fato de alguém gostar de algo que a gente não gosta: etnocentrismo. 

O que eu gostaria de propor é que as pessoas aproveitem o Natal para espalhar o não etnocentrismo, para olhar para o lado e tentar gostar de algo que nunca gostaram só para deixar alguém feliz e ser feliz por consequência. Aproveitar a onda natalina para provocar uma mudança interna, que parte do se informar, porque é o conhecimento que leva ao engrandecimento, à mudança. Não quero obrigada ninguém a amar o Natal, mas não custa nada dar uma chance à este momento de luzes e alegria. 

E, mais ainda, gostaria de propor que este movimento se alongue por todo o ano, oportunizando um crescimento pessoal no sentido de tornar a vida mais agradável. Porque o Natal é uma data tão linda, onde você sorri para estranhos e diz “Feliz Natal”, mesmo que o sentido religioso não esteja inserido no seu “falar”. É a fantasia dos pequenos que renasce a cada ano nesta época e que, cá entre nós, não faz mal para ninguém um pouco de crenças em um mundo mais legal. 

Espero que você não esteja cercado de pessoas como aquela que falei lá no comecinho. Espero que você possa estar rodeado de gente positiva. Não só hoje, não somente dia 24 e 25, mas o ano todo. 

Feliz Natal.
Tati

Referência Bibliográfica: Cultura: um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia), 21ed., RJ, Jorge Zahar Ed., 2007

23 comentários:

  1. Nossa qe mulher sem amoor =/
    Sei que Jesus nao nasceu realmente dia 25 , e coomo tb nao sabemos o dia certo , gosto de comemorar todos os dias e principalmente dia 25 de dezembro ... Não é só crenças e questão religiosas .. é amor , felicidade , espirito natalino , aqui em casa a arvoré de natal ja está montada ... meu bebe tem 7 meses , ano qe vem vou comprar a meinha pra ele ppor a cartinha dele pro papai noel e assim vai ... o mundo ja está muito ruiiom , se nos privarmos dessas datas , dessas coisas , de a gente abrir mao disso , nossos filhos vão crescr sem saber o qe é comemorar , oqe é felicidade .. oque é ser criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, que belo comentário! Vejo que seu filho vai crescer com muito espaço para usar a imaginação! Isto é muito bom, parabéns!

      Excluir
  2. Oi Tati, eu conheço pessoas que falam assim sobre o Natal e são pessoas tristes, desiludidas com a vida.
    Eu amo Natal, amo Ano Novo, pra mim são datas que me fazem refletir, pensar e acreditar num mundo melhor.
    É momento em que posso estar com pessoas que amo, sem compromisso de horário, trabalho e outras coisas.
    Sou cristã e comemoro o nascimento de Jesus e peço à Ele muitas coisas boas para meus familiares e amigos e agradeço à Deus por ter enviado seu filho ao mundo.
    Agradeço pelo ano que passamos, que mesmo em meio a dificuldades, vencemos mais uma etapa!
    Enfim.... é tempo de comemorar, sorrir e amar!!!

    Bjus minha linda!!! Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Adorei a alegria do seu texto! Que bom. Beijos

      Excluir
  3. Infelizmente existem pessoas assim, que não acreditam e não gostam do Natal. Talvez essa repugnancia pelo Natal provém de algo triste que possa ter acontecido e essa tristeza aflora nessa época do ano. E essa rejeição seria uma tentativa de esquecer o fato triste do passado. Vai saber? Mas também acho que esse espírito de amor e fraternidade deveria se estender por todo o ano. De que as pessoas não precisam de ajuda só no Natal, que uma criança não precisa de atenção só nessa época do ano... precisamos de amor e respeito o ano todo! bjo e bom domingo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Vai saber por que alguém carrega tanto ódio dentro de si... Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. Oi meninas! O novo visual da casa está lindo! Tatiane, eu conheço pessoas assim como a senhora que você citou. Meu marido pensa um pouco assim. E, por vezes, tenho que fazer um esforço dobrado para que Laura aprenda a magia, a poesia e a beleza que é comemorar o Natal sempre dentro de nós. O que me deixa muito feliz é saber que a minha influência sobre a minha filha dá certo. Pois, ela, eu, adoramos o Natal, enfeitamos nossa casa, sonhamos e planejamos juntas!! Adorei o seu post. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês duas se divertem com a fantasia e alegria dessa época. Afinal, não faz mal para ninguém. O que faz mal é mal humor... beijos e obrigada pelo carinho

      Excluir
  5. Tati, eu AMO o natal e sempre comemorei, mas também disse a Ingrid o verdadeiro sentindo da data. Ah também conheço pessoas assim como você disse que não gostam, odeio, detestam, uma pena né?

    Ah falando nisso hoje vi um texto falando assim "seria muito bom se as pessoas tivessem o amor ao próximo todos os dias do ano"

    Mas como a Ingrid está dizendo aqui do meu lado vamos pelo menos aproveitar que as pessoas ainda fazem um dia do ano, né?

    Beijos!!
    Lilia e Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo. Quem sabe fazendo em um dia do ano elas não se contagiam com a alegria e fazem o ano todo? Beijos

      Excluir
  6. Ahhh.. eu amo o natal! E aqui em casa todo mundo entra no clima de renovar a fé, a esperança, o companheirismo, o amor! Seria muito bom que todas as pessoas levassem esse sentimento o ano todo, mas parece que poucas pessoas o fazem... ou se deixam fazer!

    Parabéns pelo texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivna. Muita gente não leva o espírito para o ano todo, mas pelo menos o fazem no Natal, já é algo, não é mesmo? Beijos

      Excluir
  7. Nós aqui em casa amamos o Natal. Mas sempre digo para o Bruno que antes de tudo devemos o ano inteiro fazer esforço pra viver um verdadeiro sentido em nossos corações por todo o ano. No dia mesmo o ano passado disse p Bruno que é o aniversário de Jesus e cantamos parabéns com vela no panetone. Eles amaram... Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! É isso mesmo! Levar o espírito natalino para o ano todo! Muito bom. beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  8. Existem pessoas assim e não são poucas! Ou são amarguradas ou têm algum radicalismo religioso(sim, pois há religiões que rejeitam o Natal, dizendo ser uma festa secular, sem nenhum sentido).
    Deixam, assim, de vivenciar momentos de alegria, fraternidade, esperança, união,amor...
    É uma data na qual comemoramos o nascimento DAquele que veio nos dar vida. Pouco importa se a data cronológica é essa mesmo. Interessa, sim, o amor renovado nos corações das pessoas.


    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, lindo seu comentário! E você tem razão, os radicalismos impedem de incluir momentos bonitos na vida das pessoas que assim escolheram...

      Excluir
    2. Monica, obrigada pelo recado. É difícil viver com radicalismos, não é mesmo? Perdemos a delícia que é viver a diversidade. Obrigada pelo comentário. Gostei muito.

      Excluir
  9. Claro que existem pessoas que não aproveitam esta data tão linda, mais aqui em casa sempre passamos com a família, e vou transmitir isso para o Isaac, o significado que é só ganhar presentes, e sim passar com quem amamos e comemorar o nascimento de Jesus... Bjs
    Amei o post amiga querida...
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vivi! Afinal, que mal faz comemorar, não é mesmo?

      Excluir
  10. Adorei o post Tati. No sábadoi em Gramado, a gente distribuia feliz natal pra todos, lá mais que aqui, o espirito natalino contagia!

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. E eu já passei lá para ver o seu passeio. Gostei muito. Beijo.

      Excluir
  11. É uma pena que algumas pessoas percam seu tempo e energia sendo tão negativas. Amo todos os rituais que nos permitem aproximar das pessoas que amamos e refletir sobre as nossas vidas. Ótimo texto!
    Bj
    Rosa
    www.lepaquet.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito comentário! Uma perda de tempo ser negativa! Muito bom. Beijos

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...