30 janeiro 2013

Adaptação e agora?


Beatriz foi para a escola pela primeira vem com 2 anos e 4 meses, isso foi início do ano passado. Não sou expert no assunto, não sou especialista, pedagoga e nada do tipo, sou mãe e vou contar aqui minha experiência e dicas como MÃE.

A adaptação é um momento complicado tanto para a criança, quanto para a mãe. Muitas vezes nos prendemos apenas a adaptação dentro do ambiente escolar e acabamos ignorando todas as mudanças que ocorrem no nosso dia a dia e claro, no da criança, no ambiente familiar. Muda horário, muda o ritmo, muda tudo.

Imagine só que seu filho ficou 1 ano, 2 anos, 3 anos apenas com você. Todo dia ali, naquele ritmo mais calmo de casa, com horário para tudo ou não, mas na zona de conforto, com a mamãe por perto sempre que solicitar. Então, é complicado para eles.

     Uma mudança por vez: você já mudou de casa? Já mudou de emprego? Já mudou radicalmente alguma coisa na sua vida/rotina? É complicado e stressante não é? Para a a criança também, acrescente ai que crianças não tem muita noção de mundo e a única referência que ela tem é a família. Então evite de fazer muitas mudanças ao mesmo tempo. Vai rolar o desfralde? Faça antes da adaptação escolar, vai mudar o quarto? Faça antes. E por aí vai, porque se não seu filho pode ficar sobrecarregado.

      Tenha calma: já ouviu dizer que tudo o que sentimos nossos filhos sentem? Então, é mais ou menos isso. É claro que ficamos ansiosas, afinal é uma grande mudança, mas tente evitar ou se controlar, porque acabamos por passar essa ansiedade para os pequenos também. Mostre a vontade com a situação, mostre que é natural.

    Converse: Temos a tendência de achar que as crianças não entendem nada, entendem sim. E Sentem! E olha só, você é o porto seguro do seu filho, você é a pessoa que ele mais confia, que tem vínculo e tudo mais. Então converse e muito sobre as mudanças, faça com que ele participe de tudo, desde a ida para a escolha da escola, até a matrícula, compra de materiais e por aí vai. Faça ele participar.

      Mãe é mãe, professora é professora: A professora não irá roubar seu lugar. Seu filho não irá gostar mais dela do que você, ou mudar a referência materna. Você continuará sendo a mãe e terá suas responsabilidades como mãe, e a professora as delas dentro do ambiente escolar. Muitas vezes no momento da adaptação, nos primeiros dias, queremos ficar sempre ali perto, observando, prontas para socorrer no primeiro choro. Mas saiba que é normal as crianças chorarem e as professoras estão preparadas para lidar com isso, afinal, elas fazem isso TODO ANO, e RESPEITE se a professora pedir para você sair é porque ela sabe que é o melhor, que ali você pode atrapalhar, que a criança te ver todo o tempo pode prolongar o processo de adaptação.

      Mostre que a escola é um lugar bacana: fale sobre a escola, sobre tudo o que tem lá, sobre as outras crianças, fale sobe como é bacana ir para a escola e aprender tantas coisas.

      Sempre por perto:  Sempre que for deixar seu filho na escola, enfatize o fato que você IRÁ VOLTAR, que ali é bacana, que ele vai ficar durante um tempo ali, mas que você vai voltar no MESMO DIA para busca-lo.

     Não compense: sabe quando nos sentimos culpadas? Então, temos a tendência de compensar nossos filhos, seja com presentes, brinquedos, e por aí vai. Não compense. Compensar é dizer para seu filho “ olha, a escola é horrível, mas olha que bacana se você for todo dia mamãe vai te dar esse brinquedo legal”.

    Seja amigo da escola: Seja presente, converse com os professores, com os funcionários, seja a mãe da porta da escola sabe? É bacana manter essa relação e é benéfica para a criança. Afinal, se a mamãe gosta de conversar com eles, eles são legais!

E acima de tudo, TENHA PACIÊNCIA. Adaptação pode ser um processo super rápido ou demorado, o problema não é seu filho, não é a escola, não é você. É que cada um de nós somos indivíduos com características diferentes e encaramos de diferentes formas uma mudança, crianças são assim também!!! É super comum pensar em desistir, eu pensei diversas vezes, mas não desista se é isso que você realmente quer. ;)


Beijos

Isabela Kanupp

10 comentários:

  1. Toda mudança de inicio é dificl, mas depois tudo fica bom, ainda mais na escolinha que há varias descobertas e aventuras para a criança.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nossa, no começo é complicado mesmo...
    Lmebro como se fosse ontem, Alanis na adaptação, com 01 aninho...teve um dia que saí da escola chorando....
    Mas é assim...e no fim tudo acaba bem..
    adorei o post
    abraços
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabela, vc foi bem clara neste processo, eu ainda não passei, mas com certeza o instinto é de estar por perto de acolher ao choro... foi mt bom este post, adorei!
    Bjs
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boas essas dicas, Isa!
    Você é especial para mim, querida, por isso estou sempre aqui te acompanhando!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. No começo não é nada fácil, é verdade. Mas vou dizer uma coisa, Isabela. Sua dicas são valiosas

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas, meu filho ainda demora um pouco prair pra escolinha mas é válida toda informação.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Esse comecinho é muito difícil mesmo! Aqui sofremos alguns dias, esse ano tiramos de letra. Toda nova rotina requer paciência, eu já mudei de casa duas vezes e o Enry ficou super impaciente nas duas! então, só muita calma, passar confiança que tudo vai dar certo!
    Suas dicas são ótimas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente é uma fase dificil para algumas crianças e para algumas mães também, mas pode ser contornada e se tornar uma fase feliz e gratificante...tenha um ótimo restinho de semana..


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  9. Meu filhote vai pra escola desde os 4 meses (culpa ao quadrado) mas está enfrentando a adaptação na nova salinha e coicidentemente tmb falei sobre adaptação no meu ultimo post....concorda que além de todas as mudanças ainda temos que enfrentar comparações??? Lá to reclamando um pouco disso... adorei o post e fico contente que não esteja sozinha nessa corrida www.mamybrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, morro de medo do primeiro dia de aula do liam rsrs masss espero conseguir!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...