03 fevereiro 2013

A escola faz bem pra mim? - Reblogagem


Todo mundo sempre me questionou sobre o motivo do Enry não ter ido pra escolinha com dois anos.
O principal motivo era falta de necessidade. Eu não estava trabalhando e tinha todo tempo do mundo pra ficar com ele e educá-lo, sem muita didática, claro. E isso eu fiz. Até três anos meu filho ERA um lord. Nunca me deu trabalho, nem fez escandalos. Nem mexia em nada. Sabia contar até dez. Sabia muitas músicas e sempre foi metido a compositor.  Sabia compartilhar e respeitava a mim, a sociedade em geral e a mãe natureza. (é os terrible twos chegaram aqui atrasados!)

Depois eu pesquisei bem. Grande parte da minha família é formada por pedagogos- incluindo minha mãe- e eu sempre conversei sobre a real necessidade de ir muito cedo na escola. E ainda descobri que as últimas pesquisas diziam que no futuro isso não ajudaria em nada.
Terceiro e mais dramático (ah, pra mim era tá!) era a tal da baixa imunidade. A pediatra me avisou que até os dois anos as crianças tinham pouca resistencia -  mas também falou das coisas boas que há na escola/creche.

Mas o meu campo  sensorial me alertava sempre. E em todas as conversas que eu tive com mães que já passaram por essa mesma situação, as frases eram as mesmas: "meu filho adora a escola, só que vive doente", " estamos adorando, mas ele vai um mês sim e outo não", " ele passa quinze dias bem, quinze dias ruim"... Isso não me encorajou nem um pingo. 

E fora que pagar muitos dinheiros pra ele brincar e ficar doente, era meio estranho pra mim.
Na minha cabecinha de melão, ele só iria estudar com quatro ou cinco anos.

Mas quem disse que eu mando no meu filho de três anos?
Pois, é. O menino encasquetou de ir pra escola.
Porque né, todos os primos e amigos já falavam da tal da escola. 
E todos os prédios grandes que ele via na frente, eram uma escola. 
E todos os amiguinhos -imaginários- eram da escola.
E os brinquedos legais, estavam na escola.
E ... lááááá na escola.

Depois de ouvir 12564578855 vezes sobre como a escola era legal e cheia de amigos (mesmo pra quem nunca foi), tive que conversar com o maridão. E resolvemos que chegou a hora de ir atrás e fazer a matrícula dele. Mais por ele que por nós.  

Mas se ele está feliz, a gente também fica né?
Depois da dificuldade de adaptação e tirando um empurrão e um machucado perto do olho, o menino tá amando. Ama as professoras. As amiGAs e quase todos os amiGOs. 
Então tá bom né? Não. Tá quase bom.

Porque veja bem:

Nesses três anos, quatro meses e seis dias, eu consigo contar nos dedos as vezes que ele ficou doente. Veja só:
Teve um começo de pneumonia, com onze meses e que foi tratado em casa mesmo.
Com um ano, teve uma infecção intestinal, sabe-se lá do que.
Com um ano e seis meses teve uma crise aguda de bronquite, durante uma viagem ao Pará.
E com um ano e nove meses, uma dorzinha no ouvido depois de um voo Fortaleza - SP, seguido de uma descida na Serra do Mar, indo pra Ilhabela.
E mais nada! 

Mas porque mesmo eu tô contando isso tudo? 
Só pra dizer que nesses dois meses e vinte dias de escola, pasmem! o Enry já teve febre, depois vômito, depois tosse com e sem secreção, gripe e agora uma dor no ouvido que ainda não descobri o motivo. 

Agora me digam: vai ser assim até quando?

**
nota da autora (vulgo eu): em nenhum momento eu quis magoar/ofender alguém nesse post. Cada mãe sabe das suas necessidades e das necessidades de suas crias.
Esse é um pensamento meu, sobre a minha rotina e da minha família. Se você acha que creche/escola é bom pra sua família, por "enes" motivos, eu tô contigo e não abro!

**
UPDATE:
Lá vai mais um jargão da maternidade: Passou. É nós sobreviemos. Depois desse período mais punk que relatei no texto, o filhote raramente adoeceu "por causa" da escola.

Por: Ivna Pinna

4 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar que as crianças ficam mais "doentes" quando entram na escola, mas como os meus já são "grandes"(16 E 14), eu nem posso opinar quanto a isso.
    Lembro que coloquei meu Vini, 16, na escola só com 5 anos, não achava necessário, e no meu caso era mais um custo, então esperei enquanto pude.
    Mas, sei que hoje os tempos mudaram, mas que é estranho a criança ir a escola e ficar doente, não posso negar.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijão
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jack, alguns poucos anos atrás, as crianças só ingressavam na escola com no mínimo quatro anos. Mas cresceu a necessidade de mãe que trabalham ou estudam de ter uma opção que não só a babá pra cuidar/responsabilizar/socializar as crianças. E hj em dia, não só creches, mas muitas escolas aceitam crianças a partir de 1 ano.
      Por isso a pouca resistência a doenças.

      Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei ver esse post aqui hoje!
    Tenha uma ótima semana, querida!
    Passa lá no blog pra participar da blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, que acontecerá domingo, dia 10/02, e também pra conferir meu novo projetinho, 30 antes dos 30!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivana!
    Querida tô te devendo uma visitinha faz tempo né?!rs*
    Vc foi toda querida comigo,foi lá nos visitar e eu nem voltei aqui!Mil perdões...
    Ando muito no face e acabo deixando o blog meio de lado sabe?!
    Quero voltar a dar mais atenção a ele.
    Muito legal o post...quero falar sobre ter colocado o Matheus na escolinha que ao meu ver tb não tinha necessidade...e no fim acabei(como ele era filho único)ouvindo muito o que os outros diziam e acho que não deu muito certo.
    Hoje ele não é muito fã da escola não...(e eu me culpo será que não foi por isso que ele não curti hoje a escola?)...voltarei pra gente trocar mais figurinhas sobre o assunto.
    Agora tô na corrida!
    Muito bom te conhecer viu?!
    Se quiser me add lá no face Daiane Goessling Ferreira!
    Beijinhos e até mais!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...