15 fevereiro 2013

Cuidando dos dentinhos

Olá mamães corujas de plantão!

Como foi o feriado do carnaval? por aqui aproveitamos bastante para descansar!
O tema que trago hoje é muito importante para todas as mamães e não tem restrição de idade, pois é algo necessário para todos nós, então resolvi fazer uma reblogagem de um texto que escrevi no meu blog já faz um tempo e que agora vou atualiza-lo aqui.


Meu príncipe começou cedo a nascer os dentinhos, aos 4 meses ele já estava com os dois dentinhos inferiores! Minha preocupação sempre foi de como cuidar corretamente de seus primeiros dentinhos, devido a famosa e temível cárie de mamadeira. Desde cedo faço a escovação de seus dentinhos, usando no inicio a escova massageadora(aquelas que colocamos no dedo mindinho), acompanhada do gel sem flúor(que ajuda a aliviar a coceiras na gengiva). Muitas mamães infelizmente , não se preocupam ou não sabem da importância de cuidar da 1º dentição dos pequenos antes mesmo que eles apareçam na boquinha. Resolvi escrever esse post, depois de uma pergunta que recebi de uma amiga mamãe de 1ª viagem de uma menininha linda. A dúvida dela era: "Realmente é necessário fazer a limpeza da gengiva depois do aleitamento?" A resposta já tinha recebido da pediatra do Lucas logo nas primeiras consultas. Sim, a limpeza da gengiva é muito importante, para evitar uma doença de boca conhecida como sapinho!
Então vamos lá. Como fazer? O que usar? Essa foi a sugestão da pediatra do Lucas, você deve consultar a pediatra de seu pequeno em cado de dúvidas.

Escova Massageadora:
Os bebês normalmente, a partir do 3 meses ,eles começam a ficar incomodados em virtude dos dentinhos e a escova massageadora em silicone é uma boa opção no alivio dessa coceira.

Escova para os 1° dentinhos


Essa escovinha, em silicone macio e confortável,  ajuda na higienização e  massageia a gengiva proporcionando bem estar ao bebê.
Antes de comprar essa escovinha verifique na embalagem do fabricante, se a mesma possui esse perfil:

-Fabricado em silicone anti-alérgico, atóxico, macio e elástico;
-É inodoro, não tem gosto, não deforma e não mela (mesmo após o uso contínuo);
- O massageador é aprovado pelo ABO;
-Pode ser utilizado pelos recém-nascidos, possibilitando uma confortável iniciação ao hábito de higiene bucal.

 O gel dental de limpeza sem flúor, foi passado para o Lucas quando os primeiros dentinhos começaram a sair.

O Lucas usava esse da Sanifil.


Fique atento na hora de escolher o seu, verifique na embalagem  se é sem Flúor, se realmente previne a formação das cáries de forma segura,  faz pouca espuma e tem baixa abrasividade, para combater os germes causadores da placa bacteriana sem agredir o esmalte dos dentes. Lembre-se que excesso de Flúor nessa fase pode levar à fluorose dental, uma anomalia que ocorre durante a formação dos dentes e afeta sua estrutura, produzindo manchas brancas ou marrons e perdas minerais.

Agora com muitos dentinhos, meu cuidado se intensificou, o medo da terrível cárie de mamadeira!!! Porque muitas vezes, ele toma o último mingau já sonolento, dai se eu for fazer a escovação já viu, ele acorda e pronto! Esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam desapercebidas pelos pais. Quando acontece de ele dormir sem escovar os dentinhos, dou água para ajudar a eliminar os restos de leite que tenham ficado na bochecha.


Lucas, escovação após o almoço!
 A escovação dos dentes do meu pequeno, já faço com uma escova de dentes para crianças com faixa etária de até 2 anos (escova grande demais machuca a boquinha) e pasta de dentes sem flúor também com a indicação da idade. 

O Lucas adorou essa com gostinho de morango.
Lucas anda dando um trabalhão para escovar os dentes, principalmente quando acorda, ele chora e muitas vezes até foge... as vezes precisa de duas pessoas para fazer a escovação. Na escola é muito diferente, a prô disse que ele até pedi mais pasta na escova. Ansiosa para essa fase passar logo.
Espero ter ajudado com minha experiência, mas para maiores informações consulte a pediatra de seu filho!!!


Beijos






10 comentários:

  1. Oi Jamilly, achei ótimo seu post, pq no início eu tinha muitas dúvidas, hj Joseph está como o Lucas correndo da escovação ai ai... bjss

    ResponderExcluir
  2. Importantíssimo esse assunto Jamilly. Aqui também ficamos de olho! O Pititico usa esse gel que o Lucas usava. Chama a escova de "nin".

    Não é muito fácil escovar os dentinhos dele porque ele fazer isso sozinho, aí já viu né?

    Agora vou levá-lo ao dentista, acho que já tá na hora.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida.
      Tb ja marquei o dentista do Lucas e sei que essa missão não será nada fácil.

      bj

      Excluir
  3. Legal esse post amiga, sempre bom tocar nesse assunto!

    Aqui em casa o Enry gosta de escovar, poucas vezes qndo era menor deu trabalho na hora da escovação, e mesmo na época que ele queria fazer sozinho eu sempre deixava (e ainda deixo) contanto que depois da vez dele, fosse a minha! rsrs
    E funciona assim até hoje!
    E se por algum acaso eu "esqueço" ele mesmo me cobra e faz um drama mexicano se não escova! rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Aproveita bastante!!
    Beijos...

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente post!!!
    O cuidado com a dentição é fundamental e deve começar bem cedinho mesmo!!!
    Beijos
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
  6. Alycia ja usou a even muito boa, agora passamos para o que tem fluor rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Importanta começar com a higiene bucal desde cedo

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...