07 fevereiro 2013

E quando a família é cheia dos palpites?


Quando nasce um bebê, também nasce uma mãe e também nasce um monte de palpiteiros. Sim gente, não tem como fugir.
Claro que na gravidez já começa mas a intensidade é bem menor, mas não se assuste se for abordada na fila do banco  por alguém desconhecido que quer palpitar em algo. Sorria e acene.

Tudo fica mais complicado com o nascimento do bebê, logo quando voltamos para casa todos querem nos visitar, não apenas os amigos mas também nossos familiares e até aquela vizinha da sua avó que te pegou no colo, sabe?
Com as visitas começam os palpites: Ahhh, esse chorinho ai é de fome! Dá uma mamadeira para ele!
Caso você amamente isso se torna MUITO chato.
Mais chato do que palpite é palpite de quem é da família, e eu demorei muito tempo para conseguir administrar isso.

Pensem comigo: sua sogra te da aquele “conselho” na maior boa vontade sim. Ela provavelmente tem mais experiência que você, já foi mãe, é avó e por aí vai. Mas é difícil aceitar alguém entrando no nosso espaço, palpitando como devemos fazer isso ou aquilo.

Algumas das coisas que aprendi é que ninguém fala por mal.  As pessoas realmente querem ajudar e muitas vezes acham que estão fazendo algo okay.
Muitos desses palpites são válidos, alguns nem tanto, basta você pesar e descartar o que não é do seu interesse.

É legal também mostrar que ali é seu espaço, que a criança é seu filho, e quem decide é você. Conselhos são bem vindos, mas somente quando solicitados.

Sei que as vezes perdemos a paciência. Mas é fundamental manter uma boa relação em família e ignorar certas coisas se quisermos ter esse equilíbrio.

E vocês, tem alguma dica para lidar com isso? 

5 comentários:

  1. Dificil!!!
    Geralmente acabo ficando nervosa mas depois passa .
    Afinal sempre tem alguem que acerta nesses palpites.

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa isso é complicado... As pessoas em geral gostam muito de dar palpite, mais o que foram bons eu peguei para mim, e os que achei que não serviam só ouvi. Ficava louca quando amamentava e as pessoas diziam que já era grande e não tinha mais vitaminas, morria de raiva. Adorei o texto. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  3. Não é fácil mesmo...
    Um ótimo final de semana e um bom carnaval aí pra vocês!
    Não esqueça que domingo é o dia da nossa blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, participa e ajude a divulgar! Hoje tem um post com maiores informações sobre a BC lá no meu blog. Te espero no domingo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. Tem palpites que me irritavam muito, principalmente se a pessoa que palpitava não me ajudava em nada. Mas eu costumava deixar pra lá e seguir meu instinto materno.

    Ótimo post Isabela.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo adora se meter, o que mais irrita é que a gente está tão afoita com o bebê meio perdida com tudo que seguimos um monte de conselho furado...por exemplo "mesmo que o bebe não acorde, acorda ele pra amamentar e trocar" whats the fu!@#$ is this??? Depois que passa que percebemos que acabamos fazendo um monte de coisa besta por pressão alheia e pensamos... no próximo juro que não sigo conselho...pelo menos comigo foi assim =)

    www.mamybrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...