03 fevereiro 2013

Escolinha e o momento da separação

Bom dia mamis corujas!!!

Se você assim como eu já passou por esse momento da separação, deve ter sentido o mesmo friozinho na espinha que eu senti quando escrevi o título dessa postagem. Nossa, que momento difícil! 
Ano passado Lucas foi pela primeira vez para a escola, a adaptação dele foi muito difícil... afinal, era somente mamãe, papai e Lucas juntos e misturados o tempo todo. O Lucas não tinha quase nenhum contato com pessoas estranhas e quando tinha sempre se mantinha afastado. Na escola não foi diferente... ele apenas chorava muito assustado com a presença das professoras, dos amigos e dos pais dos amigos.
Em um ambiente novo, com tanta coisas diferentes é normal que a crianças tenha esse momento da separação com os pais como algo terrível, a criança ainda não entende se os pais irão voltar, o que está acontecendo e o que vão fazer com ele naquele local.
Lembro que após o primeiro dia cheguei na casa da minha mãe chorando mais que o Lucas, totalmente destruída por dentro, não podia acreditar que estava fazendo o Lucas "sofrer" tanto e acabei por acreditando que a escola não era algo tão necessário assim como eu imaginava  e que com toda a certeza do mundo poderia ser adiada um pouco mais.
Depois de escutar muitos conselhos da minha mãe, conselhos que naquele momento não estavam ajudando muito... enfim minha mãe resolveu me acompanhar nos próximos dia de aula. Claro, que os outros dias não foram nada diferente do primeiro. Após umas duas semanas, Lucas já não chorava tanto, mas se prendia ao meu pescoço quando chegava a hora de ele entrar na sala de aula.   Comecei a perceber naquele momento que a separação poderia está doendo bem mais em mim do que nele.
Hoje sei que tudo que fiz para que o Lucas aprendesse a gostar da escola foi totalmente para o bem dele. Hoje Lucas é uma criança mais autônoma,  já se socializa com outras pessoas e aprendeu muitas coisas novas. 
Esse ano a adaptação foi mais fácil, porém não menos dolorosa... Lucas ainda chorou bastante na hora da separação, mas logo se distraio com as atividades escolares. Eu fico aqui me preparando psicologicamente, agora já sei como agir e o que pensar sobre a posição da escola na vida social e educacional na vida de uma criança. Meu conselho para você flores, é que não desista da escolinha, nem todas as crianças choram nos primeiros dias, tem aquelas que dão tchau e vão numa boa. Seja como for esse momento tão delicado, o ideal é mostrar e passar para a criança segurança, dizer sempre que você vai voltar para pega-lo e que ele vai fazer muitas coisas legais na escola. 
Lucas se escondendo no primeiro dia de aula do ano passado.

Lucas adorando a escola.
Beijos meninas, até a próxima!!!



11 comentários:

  1. A "minha" adaptação começa semana que vem. Nervoso...

    ResponderExcluir
  2. Que fofo!! não sei se esse momento é mais difícil para a mãe ou para a crinça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb fico na dúvida, mas acho que eu sofro ate hoje mais que ele rsrs
      beijos

      Excluir
  3. è dificil mas faz parte do desenvolvimento dos pequenos e a gente supera!!!

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que bom que deu tudo certo. Adaptação é sempre para os filhos e tb para a mãe. O segredo é não desistir e passar confiança para o pequeno.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  5. Oi!! ai amiga,,, como é difícil, pq td é mt novo pra ambos, né?!
    Fico feliz em saber do progresso do Lucas, pq eles precisam se adaptar com outras pessoas, crianças... ainda não sei qd será a minha vez, mas já estou anotando as dicas, bjss

    ResponderExcluir
  6. Acompanhando tudo Jamilly. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É, primeiro dia de aula é tenso... nos dois anos aqui o Garotão chorou... estou ansiosa pra ver como será esse ano...

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...