Olá mamães corujas!!
Hoje quero fazer um alerta sobre o que vimos
esta semana... pra quem não viu e/ou ficou sabendo dia 02 de
Abril é o Dia Mundial da Conscientização
do Autismo decretado pela ONU.
Pela web fiquei conhecendo o blog da Andrea
Werner o Lagarta vira Pupa este blog é o Diário de uma Mãe e seu
garotinho autista. Todos fomos convidados a postar sobre o autismo neste dia. Só
que não apenas neste dia temos que falar deste assunto. Por isso hoje colocamos
novamente em pauta importância de conhecer mais...
Mas o que é o Autismo?
Autismo é um transtorno
global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
·
Inabilidade para interagir socialmente;
·
Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar
com jogos simbólicos;
·
Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de
comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a
síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da
inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter
qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e
retardo mental.
Os estudos iniciais
consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de
condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente.
A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo,
entre eles, fatores genéticos e biológicos.
Sintomas
O autismo acomete
pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as
meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas
dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem
evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro
clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de
qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de
movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado
para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente;
consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a
repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da
linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação
social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida
adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram
aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua
adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico
O diagnóstico é
essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do
paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de
Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo
CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Tratamento
Até o momento, autismo
é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser
introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe
multidisciplinar.
Não existe tratamento
padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual,
de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com
o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações
·
Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode
representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os
envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
·
É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais,
que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
·
Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que
sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
·
Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com
deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem
ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que
ofereça atendimento mais individualizado;
·
Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em
determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.
Vídeo do Theo http://youtu.be/GrHJwVke7lc
Lagarta vira Pupa: http://lagartavirapupa.com.br/blog/dia-2-de-abril-e-o-autismo-conhecer-para-ajudar/
Cris Philene
Joseph’s Blog
Cris, achei super legal esse post, qnto mais informação melhor. Autismo e' difícil de ser detectado então tem que ficar de olho nas reações dos pequenos mesmo!
ResponderExcluirÓtimas dicas. E vou passar no blog pra conhecer tbm!
Beijos
Nossa... é complicado, né? Temos que estar sempre atentas mesmo porque não é fácil detectar mesmo.
ResponderExcluirGostei do post. Sou da área da saúde e fiz um trabalho super legal sobre esquizofrenia. Acredito muito na disseminação de informação pra que a família possa procurar ajuda tanto pra ela quanto pra pessoa que tem o problema, pra poder levar da melhor forma possível.
Tb estou passando no blog pra conhecer.
Beijos!