03 abril 2013

Imaginação infantil

Olá queridas mamães Corujas!

Imaginação faz parte da criança não é mesmo? Quando a criança brinca, desenha, pinta ela transforma o mundo em algo muito mais mágico! A imaginação da criança permite ela sonhar mesmo estando acordada. O exercicio de imaginação é um ótimo componente para o desenvolvimento intelectual.
Quando observo meu filho brincar sozinho, percebo o quanto as crianças são muito criativas e inteligentes. Usando a imaginação meu menino consegue voar e até pega uma estrela no céu. A criança já nasce com o dom da imaginação, mas é por volta de 1 aninho que conseguimos perceber o quanto eles adoram imaginar, você pode ajudar seu filho no processo de imaginação, vamos ver como:

  • Contar histórias: Sempre que conto ma história para o Lucas, percebo que ele muitas vezes fica olhando para o além, como se ele tivesse imaginando a cena como um filme. Quando você conta uma história você libera a imaginação da criança para voar. Além do mais o ato de você contar, faz com que eles tenham muito mais acesso de novas palavras.
  • Situações imaginarias faz com que as crianças pensem de uma maneira bastante criativa. 
  • Peça para seu filho invetar uma história, ele pode até usar a figuras de um livro para criar e contar.
  •  Brincar de faz de conta, onde a criança vira um super heroí ou uma linda princesa faz com que ela libere outra emoções e outras conquistas.
  • Brinque de teatrinho, outro dia na escola do Lucas recebemos a orientação de montarmos um teatrinho em casa com a ajuda da criança. Montar o cénario, escolher o nome dos personagem também estimula o lado social.
  • Tenha em casa fantasias, lápis de pintar o rosto, tinha, papel colorido.
Claro que a imaginação tem que ter limite, temos que deixa ela voar, mas sabermos quando é hora de puxar. Se seu filho ama se fantasiar e só quer sair de casa usando o máscara do homem aranha, temos que saber que a hora do limite tão essencial para as criança chegou.



Como anda o processo de imaginação por aí??
Beijos








11 comentários:

  1. É lindo demais ver meu filho brincar sozinho!! Quanta imaginação ele tem!! Eu me divirto demais observando. E a carinha dele quando conto historias é sensacional...uma delicia!!

    ResponderExcluir
  2. Imaginar é o que nos faz viver. Super incentivo a imaginação por aqui, principalmente através ada leitura.
    Beijos
    Débi
    www.amaecoruja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também incentivo muito a imaginação aqui em casa!!!!

    A Yasmin sempre brinca sozinha e tudo vira algo diferente!


    Beijos

    Beijos

    Tem sorteio lá no Blog!

    http://yasmin-vitoria.blogspot.com.br/2013/04/studio-personal-music-super-parceria.html

    ResponderExcluir
  4. Criança ama imaginar, fazer de conta! Super saudável e muito importante pra crescer, desenvolver!
    Amei o post! Dicas ótimas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não brinco disso sabe, acho o Vini um bebezão, então brinco de outras coisas com ele, mas a partir dos 2 aninhos quero começar a fazer coisas diferentes com ele.
    Acho super importante.
    Beijos

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. rsrs muito mico sair com uma criança fantasiada de homem aranha e outros... Eu já vi isso achai horrível, tudo tem limites né?
    Eu amo ver meu Lukinhas brincando!

    http://vaidadesdemenino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ativar a imaginação é permitir nossos filhos viver vários momentos e formas, e esses serão levados pela vida inteira. Amo brincar com os gêmeos e junto com eles viajar e participar ativamente desse mundo delicioso, seja numa história contada, ao ver um filme, ao explorar nossa casa, a natureza e por ai vai

    ResponderExcluir
  8. e como viu minha lindinha
    ama até hoje conversa só
    fala sozinha mesmo fico de olho mais
    acho bem legal acha imaginação
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu adorava ver as histórias que a Ingrid fazia e contava com a imaginação dela... Sempre tão fértil, rs
    beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  10. Oi! Chegou a segunda edição da nossa blogagem coletiva "Mamãe tá de olho", será neste domingo (07/04) e o assunto da vez é CONSUMISMO. Você fez uma ótima participação na edição sobre alimentação infantil, não deixe de participar dessa edição também! Conto com você...
    Conte pra gente o que você pensa sobre o consumismo, você se considera consumista? Como lida com isso? Que coisas você faz questão de comprar pros seus filhos, e a que produtos você diz não, sem piedade? Você acha que as propagandas na televisão influenciam seu filho a querer mais? O que você acha que podemos fazer pra ensinarmos nossos filhos a não serem consumistas?
    Vou esperar sua opinião nesse domingo...Vamos mostrar pra blogosfera que as mães atuais são antenadas sobre os assuntos polêmicos da maternidade! Nós estamos de olho, e você?
    Faça seu post e coloque seu link na lista de links que estará disponível no meu blog, pra que todas as mamães participantes possam ver e comentar.
    Se possível ajude a divulgar!
    Obrigada, querida! Nos encontramos no domingo!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Por aqui a imaginação anda a mil por hora!! JM é um verdadeiro 'imaginador' e mamãe Genis adora incentivar!
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...