02 abril 2013

Vamos falar sobre festa?

Google
Que mãe -e pai- nunca ficou meio pinel ao pensar/preparar a festa de aniversário das crianças?
Muitas dúvidas surgem na hora de preparar a lista, escolher o convite, o bolo, a decoração, enfim, tudo que vai fazer aquela festinha -ou festão- um acontecimento incrível na vida das crianças (e dos pais, falemos a verdade!).

Eu selecionei sete tipos de festas, assim você pode pensar e adequar à sua vida e principalmente ao seu orçamento. Acredito que quando a festa tem o estilo da criança, nem precisa ser extravagante nos gastos, elas curtem, os pai também aproveitam e os convidados se sentem bem a vontade!

Pra quem tem filhos até três anos, fica bem mais fácil decidir sobre o tema e sobre quem convidar, conforme as crianças vão crescendo eu aconselho uma boa negociação do que vai poder ou não.

A primeira opção: Festa em casa

Imagem daqui
Se você está querendo somente economizar, cuidado! É comum você analisar os gastos e tomar um susto. Chamar um serviço de buffet para cinquenta pessoas não sai por menos de 850 reais, contratar uma piscina de bolinhas (sucesso garantido nas festas infantis) não sai por menos de 80 reais. Está pensando em mágico ou palhaço? Mais 150 reais em média. Como você pode ver, festa em casa pode facilmente chegar a mil reais. E a gente nem contabilizou a decoração, convites e lembrancinhas! E você vai precisar de alguém que te ajude a servir e ajude a limpar a sujeira depois.
Uma tendencia bem legal é fazer a decoração em casa. Dá um mega trabalho, mas o resultado fica do jeitinho que você planejou e fica muito mais barato! 
(tá, nem sempre a decoração fica fantástica, as minhas ficam meio fraquinhas na verdade, mas estou sempre tentando melhorar, quem sabe daqui pros 18 anos do filhote não consigo né?)

Segunda opção: No buffet


Imagem daqui

O buffet é a referencia para festas bem sucedidas. Eles podem organizar tudo, do convite à lembrancinha. Por baixo gasta-se em torno de 2.000 reais para grupos de cinquenta pessoas, mas esse valor pode subir muito se você optar por decoração e cardápio especial! Existem buffets que contam com serviço de chefs renomados, mas a bagatela da festinha pode custar 10.000 reais.
O maior barato das festas em buffet são as variedades de brinquedos, os mais equipados oferecem trem suspenso, parede de alpinismo, mini roda gigante, barco pirata e os sucessos da meninada, pula-pula, piscina de bolinha, casinha de boneca e espaço com vídeo game.
As apresentações são cobradas a parte, show de mágicos pode custar 350 reais, animação e teatrinho variam entre 200 e 700 reais. Na grande maioria dos buffets as festas tem que ser agendadas com pelo menos seis meses de antecedência e se você optar por festas de segunda a quinta feira, pode ganhar um descontinho!
Uma dica bem legal é comprar a festa nos sites de compras coletivas. Pode sair muito mais em conta. Mas lembre-se, pesquise muito se o site e o buffet são confiáveis.

Terceira opção: Nos parques

Imagem daqui
As grandes cidades oferecem essa alternativa, fazer a festa em parques de diversão temáticos. Existem parques que "imitam" uma fazendinha, onde as crianças podem tirar leite da vaca e/ou alimentar os animais. Há os famosos parques aquáticos e outros em que as crianças exploram trilhas.
O sistema de cobrança é o ingresso individual. Os pacotes, geralmente, oferecem lanche básico com sanduíche, batata frita e refrigerante. Salgadinhos, docinhos, lembrancinha e bolo não estão incluídos.
Prepare-se pra gastar entre 1.500 e 3.500 para um grupo de cinquenta pessoas.

Quarta opção: Na lanchonete

Imagem daqui
As festinhas de aniversário na lanchonete são mais indicadas quando o aniversariante vai convidar até vinte pessoas, acima disso, conter a garotada vira um desafio. As lanchonetes tem o chamado menu kids (com hambúrguer ou file de frango acompanhado com fritas), servido por garçons que se comportam como animadores. O endereço mais procurado pelas crianças é o McDonald's, o espaço é gratuito e os pais só pagam o que os convidados consumirem. A reserva deve ser feita com bastante antecedência também. É uma opção mais em conta, pode sair por 300 reais. Em compensação não é muito saudável né?
Existem opções de festa nas praças de alimentação de grandes shoppings também, com monitores e muitos brinquedos. Paga-se por criança,  mas o bolo, as fotos e alimentação pode chegar a 1.000 reais.

Quinta opção: Na escola


Imagem daqui
Fazer a festinha na escola é uma boa opção para muitos pais. Os amiguinhos já estão lá e não há necessidade de deslocamento. Algumas escolas não permitem a realização de eventos maiores, entre em contato com os responsáveis da escola para acertar os detalhes. A festa pode acontecer numa sala especial ou na própria salinha que a criança estuda. Os pais ficam responsáveis pelas guloseimas e decoração. O gasto, geralmente, não passa de 500 reais.
Na escola que o filhote estuda eles fornecem os convites (padronizados) e tem um leque de decorações disponíveis. Bem simples, mas que podem facilitar muito! Eu ainda não utilizei, por enquanto estou fugindo dos temas comerciais, mas sei que meus dias de escolha estão chegando ao fim (medo)!

Sexta opção: No clube

Imagem daqui
Quem é sócio de algum clube, tem mais essa opção para a festinha da criança. Geralmente, esse lugar oferece salão de festa e área para recreação. O associado tem direito a usufruir da infra-estrutura do clube que inclui parquinhos e piscina. Em alguns clubes é possível contratar serviço de buffet do próprio restaurante. O custo fica semelhante ao da festa em casa mais o aluguel do salão (que pode ser por volta de 200 reais), como o bônus de ser muito mais espaçoso!

Sétima opção: Piquenique


Imagem daqui
Se não for época de chuva, que tal convidar os amiguinhos do seu filho pra uma gostoso piquenique num parque? O custo não é muito elevado. Você pode marcar um ponto de encontro com todos os convidados ou marcar um ponto de referencia (a escola, por exemplo) e fretar um micro-ônibus pra levar todo mundo. Se você achar melhor, pode contratar monitores pra brincarem com a galerinha - um para cada dez crianças. Além do transporte, paga-se também o lanche.

Então, espero que esse post tenha ajudado a escolher a melhor opção pra festa de aniversário da garotada. 
A dica mais infalível de todas é a pesquisa. Pesquise muito! Só assim você pode fazer uma festa linda (dos sonhos) e não fazer um rombo no orçamento!

Até a semana que vem!
Por Ivna Pinna

12 comentários:

  1. Muito bacana IVna, estou com saudades das festinhas que fazia p minhas filhotas! Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas, muito boas!
    Participe da blogagem coletiva "Mamãe tá de olho no consumismo", que acontecerá neste domingo, dia 07/04. Mais informações sobre como participar, lá no blog:

    www.asosmamaenadia.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as idéias, a 1 festinha da Clara foi no buffet e a 2 foi aqui em casa mesmo. Agora vou tentar fazer na escolinha. A que ela mais aproveitou e se divertiu foi a segunda, acho que por estar em um ambiente mais familiar.
    Beijos, já estou te seguindo.
    Débi

    ResponderExcluir
  4. Amiga Ivna, analisando todas as opções acabamos gastando muitooooooo... como pode?!
    Ano passado fiz a festinha em casa, afinal 1 aninho, chamei alguns familiares e amigos, mas é claro q deu chabu... mts ficaram chateados por eu não chamar... e olha q muitos tinham visto o Joseph uma ou duas vezes, é mole?!
    Sou doida pra fazer na casa de festa, mas tem q ter sobrando, pq senão não rola. bjss

    ResponderExcluir
  5. geralmente as festinhas de minha filhota são na escola
    só uma foi em casa
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Comadre! Eu fiz três "festões" para a Laura e uma festinha na escola. Confesso que a que ela mais curtiu foi a da escolinha. Criança sempre nos ensina a simplicidade, né! E eu tomei tanto gosto pela praticidade que estou pensando em um modelo de festa ainda mais simples! Então, para mim, a primeira e a segunda opção, eu passo!! Beijão em você e outro no meu afilhado!

    ResponderExcluir
  7. amo esse assunto, adoro mesmo, tenho maior prazer em preparar festa da minha princesas e ate as minhas! tenho vontade de fazer na escola, mas é epoca de ferias, talvez esse ano eu faça antes lá!

    ResponderExcluir
  8. Nem preciso dizer que amo esse assunto, né? Poderia falar por horas... Já fiz esses tipos de festas... E a da escolinha é a mais lembrada pela Ingrid... rs

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz a primeira festinha do Mih em buffet... O preço aqui saiu bem salgado mas cada centavo valeu a pena. Mas a próxima, quero fazer em casa pra podermos viajar pra algum lugar legal. Não dá pra fazer tudo de uma vez, né? rs

    Adoreeei a ideia do piquenique. Morro de vontade de fazer!

    Adorei as suas dicas!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei ver as dicas, tem modelos para todos os gostos ;-)
    Parabéns pelo post Ivna.
    Big Beijos!
    Nilza
    http://fashion-perfeito.com/

    ResponderExcluir
  11. Dicas MARAVILHOSAS Ivna!

    Eu gosto das festas em casa, mas essa do piquenipe, amei.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. A festinha na escola tem ganhado muito espaço por ser econômica e estar presente os coleguinhas. Tô pensando nisto para este ano... vamos ver!
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...