25 maio 2013

Estimulando seu filho a comer melhor - Por Genis Borges


"Estimulando seu filho a comer melhor"

A criança é totalmente dependente de seus responsáveis e criar hábitos corretos alimentares é responsabilidade dos adultos. Sendo assim, desde pequena, a criança precisa ser orientada e estimulada a ter bons hábitos alimentares. 

A melhor maneira de começar é dando exemplo. Se você quer que seu filho coma frutas e legumes e você não come, isso se tornará confuso pra eles.

Outra coisa importante é que a criança precisa experimentar e, para isto, é necessário que os pais ofereceram vários tipos de alimentos para que ela conheça e experimente e, é claro, opte por suas preferências, pois assim como temos nossas preferências alimentares, nossos filhos também tem e terão. O importante é incentivá-los a provar novos sabores e até insistir a para provar novamente aquele alimento que não muito lhe agradou.

Eu passei um longo período da minha vida achando que não gostava de cebola. Isso porque eu só tinha experimentado uma vez (que eu me lembre). Quando casei, meu marido sempre pedia pra eu acrescentar cebola na comida e pela insistência dele eu acrescentava e hoje não "vivo" sem cebola, seja crua ou cozida.

Além desses dois procedimentos importantes, dar o exemplo e oferecer vários tipos de alimentos, outras coisas também são importantes para desenvolver uma alimentação saudável e variada para seu filho:

- Um prato colorido e divertido, chamará muito a atenção dela e causará maior interesse em experimentar.

- Não force, não brigue. Fale baixo com a criança. Se ela não quiser comer, não substitua a refeição por outros alimentos (sucos, iogurtes, biscoitos). Ela terá fome e você terá uma nova oportunidade de lhe oferecer a comida novamente.

- Não permita que a criança se alimente andando, brincando, assistindo TV etc. O momento da refeição precisa ser tranquilo e, se possível, com o mínimo de intervenção externa.

- Os horários fixos para as refeições são muito importantes. A criança começa a entender que naquele momento é necessário parar o que está fazendo para se alimentar.

- Frases positivas, como "Você está forte" "Parabéns, comeu tudo!" estimulam a criança a comer.

- Não faça trocas "Se você comer, te dou um chocolate..." Dessa forma você irá condicionar o comportamento dela à chantagens, trocas.

- Chame seu filho para participar do preparo das refeições ou dos pratos. Ele se sentirá muito estimulado e importante. Aqui sempre funciona.




Espero ter ajudado com essas dicas. Dicas simples que utilizo no dia a dia com meu filho de 3 anos.


Grande beijo,


Mamães Corujas, obrigada pelo convite. 
Foi um prazer estar nesse cantinho maravilhoso que só me faz bem! 

10 comentários:

  1. Obrigada pelo convite, adorei estar aqui!
    Amigas do coração.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  2. ai que delíciaaa...
    JM mais delícia aindaa!
    bjos e adorei a prticipação..
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que máximo,amei ter vc por aqui... Preciso começar a caprichar nos pratos por aqui, o Isaac anda meio sem querer comer... Amei a carinha do JM, lindo. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. Amei o relato da Genis!
    Estou aproveitando o final de semana pra colocar as visitas nos blogs queridos em dia! Bom final de semana pra você!
    Tem post novo lá no meu blog: www.asosmamaenadia.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas!!!
    Preciso aprender a fazer esses pratos divertidos!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  6. da super certo né
    a minha eu não tinha tempo
    quando ela pequena trabalhava
    fora já viu né mais nessa
    vou fazer tudo que não fiz amei
    o prato do pequeno
    que será copiado rs

    linda noite bj


    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Excelente post Genis, estimular os filhos a comer bem sem duvida exige criatividade e vc faz isso muito bem! Bjooosss

    ResponderExcluir
  8. Genis! Com criatividade e paciência tudo fica mais divertido e mais fácil! Lindo JM, esperto e saudável! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Embora o Pititico coma tão bem não seria nada mal fazer esses pratos divertidos pra ele! Fica tão lindo!

    Amo as carinhas do JM!

    Beijo amiga!

    ResponderExcluir
  10. Olha estou começando a ter problemas com Joseph, pq simplesmente ele quer escolher e sempre os legumes e verduras ficam de fora. Vou seguir as dicas, espero o sucesso, bjss
    JM como sempre lindo e comilão!!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...