Olá mamães corujas,
Este mês, como é o mês dos pais, parei para refletir sobre até que ponto o pai das minhas filhas participam da vida delas e o quanto eu contribuo ou deixo de contribuir para isso.
Cheguei a essa conclusão, porque nós mamães estamos sempre no controle da situação no que diz respeito a educação e bem-estar dos filhos. Estipulamos horários e normas a serem seguidas, geralmente são as mães que ensinam a lição de casa para os filhos, ficamos de olho na higiene e nas brincadeiras que fazem. E muitas das vezes, queremos poupar os pais de certas tarefas com os filhos, por trabalharem o dia inteiro e chegarem em casa a noite ou outro motivo. Mas esquecemos que pai não é só para brincar com os filhos, tem que ter participação ativa em tudo relacionado a criança, a figura paterna tem um papel fundamental para o desenvolvimento emocional da criança e nós mães devemos abrir este espaço para os pais participarem das atividades cotidianas na vida dos filhos.
O tempo hoje está curto pra gente fazer tudo o que precisa, então em muitas situações fazemos tudo sem perceber e sem abrir espaço para o papai ensinar o dever de casa, alguns dias na semana para os filhos, ter um momento de brincadeira a sós com as crianças, fazer um passeio sozinho com as crianças também ou até fazer uma pequena viagem sem a mamãe, porque isso além de criar vinculos maiores com o pai , traz uma segurança emocional para a criança, aumento os laços de amor e de cumplicidade.
Algumas mães podem achar até absurdo algumas coisas que cito aqui, mas o cotidiano de muitas familias tem sido dessa forma, de mães no controle de tudo e os pais como mero coadjuvantes, colocam o alimento em casa, pagam as contas e o resto é com a mãe. É preciso resgatar os laços de familia num todo, é preciso trazer essa aproximação diária dos pais com os filhos, é preciso ter boa referência de pai, como pai presente, que vive intensamente a vida com os filhos.
Esse é o meu recadinho de hoje e que possa trazer uma reflexão profunda do papel do pai na vida dos filhos.
Mãe de Princesas
Grazi adorei a abordagem.
ResponderExcluirAqui em casa todas as tarefas são dividias com o papai.
Bjks
Mãe Vaidosa
Ótimo post e com certeza tem muitas mamães q tomam a frente de tudo eu sou assim mas não interfiro quando o papai chama a atenção, aprendi bastante e pode ter certeza q vou por em pratica.
ResponderExcluirBjos
www.gustavoegaby.blogspot.com.br
;)
Bom depende de cada casal. Tem pai que são acomodados e deixam as mães agirem, outros não tem voz ativa nenhuma e outros ainda que é o meu caso mãepai é tomo decisão e tenho a palavra.
ResponderExcluirAbraço,
Toninha
http://www.educar-oprimeiropasso.com/
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/
O papai mesmo do jeitão dele deve participar sim. Caso contrário relaxa, e fica tudo nas costas da mãe. Comecei a perceber isso.rs
ResponderExcluirComo passo o dia todo com meu bebê, nas folgas do pai deixo ele fazer mais coisas com o filhote como dar o almoço, secar após o banho, etc.
Com carinho
Rê
http://femmedigital.blogspot.com.br/