30 agosto 2013

Dicas: Primeira Papinha Salgada

Olá mamães e papais!
Como vão vocês e a família? Espero que estejam tudo bem!

Hoje vou relatar para vocês sobre a primeira papinha salgada do Heitor e como foi difícil ele aceitar essa nova etapa.
Bem, desde que pensei em ser mãe sempre pensei que queria dar uma alimentação de qualidade para meu bebê, pois eu sempre tive uma alimentação errada e não quero isso para meu filho de jeito nenhum, quero que ele tenha uma alimentação saudável durante toda sua vida, eu acho isso muito importante para a vida dele.

Então quando a médica disse que podia entrar com a papinha salgada, senti que era o momento de colocar todos esses meus pensamentos em prática, no começo era só o leite e depois vieram às frutinhas que é relativamente simples e fácil, é só usar a criatividade, mas na papinha salgada senti a responsabilidade batendo nas minhas costas rsrsrs  pois a partir de agora tinha que ensinar meu filho a comer e o que comer.

No começo fiquei um pouco preocupada e até com medo  porque confesso que nunca gostei de cozinhar, e com a papinha salgada tive que mostrar um pouco dos meus dotes culinários que são poucos (rsrsrs) e com medo que não consegui ensinar ele a comer  alimentos saudáveis ou ele não querer comer, de não gostar... Tantas coisas passam na nossa cabeça, que só Deus sabe!

Quando foi a pediatra, me orientou a como era para fazer, sobre todos os nutrientes, os alimentos, a consistência, o que deveria ter em cada papinha, mas me fazendo acreditar  que tudo era muito fácil...  Mas não é tão simples assim!

Então no dia 08 de Agosto de 2012, acordei toda animada para mais essa etapa na vida do meu pequeno, comprei um triturador para facilitar (com a orientação do pediatra, pois a papinha não pode ser liquidificada e sim triturada, amassadinha ou passada pela peneira), e o triturador é muito útil e  ajuda mesmo , muito mais rápido que ficar amassando com garfo ou  espremendo na peneira e serve tanto para papinha de frutas(doce)ou salgada.

Foi no sacolão, comprei as melhores verduras, a mais frescas, tudo pensando na papinha que iria fazer no almoço. Chegando em casa preparei tudo com muito amor... Fiz a papinha bem gostosa e saborosa... Coloquei Heitor na cadeirinha e quando coloquei a primeira colherada na boca dele.... Ele fez vômito! E isso mesmo! VÔMITO,  e começou a chorar, melhor a berrar, não deixava eu chegar com a colher nem perto da boca dele. Fiquei super triste, achei que a papinha tivesse ruim, salgada, sem sal, sei lá... Alguma coisa tinha naquela papinha para ele ter chorado tanto e ter jogado tudo para fora. Então chamei minha mãe, que é cozinheira de primeira para ela provar e disse que a papinha estava boa, mas nesse dia ele não aceitou de jeito nenhuma a papinha salgada. No outro dia foi minha mãe quem fez a papinha, pensei que era meu tempero e nada dele comer de novo, outro chororô e tudo jogado para fora.

E foi assim até ele começar a se acostumar com os novos alimentos, devagarzinho ele foi aceitando. Um dia mais outros menos!E o importante  é sempre observar o que o bebê  gosta, Heitor por exemplo não gosta muito do gosto de alho na comida, então coloco bem pouco e sempre coloco um pouco de tomate para dar um gostinho a mais, e assim vamos descobrindo o que eles aceitam melhor, mas graças a Deus hoje ele come de tudo, tudo mesmo... Todos os tipos de verdura e folhas...

Então foi  isso minhas queridas mamães! Se os bebês de vocês não aceitarem os alimentos de primeira, a dica é ter calma, paciência e tranquilidade porque tudo no começo é difícil mesmo, e é super normal, mas o que não pode é desistir ou dá só o que ele gosta, pois assim nunca conhecerá novos alimentos.

Algumas dicas para a primeira papinha salgada:

A escolha dos ingredientes:
Os alimentos que compõem a papinha do bebê devem sempre ter um bom aspecto, uma procedência confiável e estar no prazo de validade. Legumes, verduras e frutas precisam ser bem lavados para retirar vestígios de agrotóxicos. Na hora de cozinhar, lave as mãos e evite espirrar ou tossir sobre os ingredientes.

Como fazer a papinha:
Pique os ingredientes escolhidos e coloque em uma panela comum - alguns especialistas acreditam que o cozimento na panela de pressão retira nutrientes importantes. Encha de água o volume deve ser o dobro da quantidade de alimentos. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os produtos estejam moles. Passe por uma peneira até virar um purê - quando seu filho estiver mais acostumado, amasse com o garfo e, mais para frente, ofereça picadinho. Tempere e sirva morno. O tempo de preparo é de mais ou menos 40 minutos. Leve isso em conta para administrar a fome do bebê.

Tempo de validade:
A papinha que não foi tocada pode ficar na geladeira por até 24 horas. Mais do que isso, há o risco de a comida estragar. Caso passe desse limite, jogue fora. Quando sobrar muito ou você fizer grandes quantidades, prefira congelar.

Como congelar:
Escolha potes do tamanho da porção que seu filho come para facilitar na hora de descongelar. Coloque a papinha no pote, feche, cole uma etiqueta com o sabor e a data, e leve ao freezer. A papinha pode ser consumida em até três meses. Na hora de descongelar, você pode colocar diretamente no micro-ondas (verifique se o pote é adequado) ou aquecer o conteúdo no fogão, mexendo sempre para não queimar.

Ingredientes:
Primeiro você deve conhecer os três grupos alimentares que precisam aparecer no prato da criança:
Alimentos energéticos (carboidratos): fornecem energia para o organismo do bebê. São encontrados na batata, arroz, macarrão, mandioquinha, batata-doce, mandioca...
 Alimentos construtores (proteínas): responsáveis pelo crescimento, são encontrados em carnes de boi, de frango ou de peixe, feijão, ovos, lentilha, grão-de-bico etc.
Alimentos reguladores (verduras e legumes): fornecem vitaminas importantes para o desenvolvimento. São encontrados na abóbora, alface, beterraba, brócolis, espinafre, cenoura, chuchu, abobrinha...
Para montar uma boa papinha você deve escolher:
1 ingrediente do grupo dos energéticos
1 ingrediente do grupo dos construtores
2 ingredientes do grupo dos reguladores

Dicas:

É possível bolar muitas combinações usando a criatividade e, mais para frente, você pode aumentar o número de ingredientes escolhidos, sempre respeitando esse mínimo. Varie bastante para o seu filho experimentar o maior número de alimentos possível.

 As primeiras papinhas podem ser de um ingrediente só. Além de a criança conhecer os sabores individuais e já descobrir o que gosta, também fica mais fácil observar quais são os itens capazes de deflagrar alguma reação, como alergia ou diarreia.
 Evite sal na papinha. Prefira combinar temperos mais suaves para deixar a papinha saborosa. Você já pode introduzir cebola, alho e salsinha, sempre observando as reações da criança. E use os temperos in natura: nada de versões industrializadas, que apresentam excesso de sódio e outras substâncias químicas.

Quando aquecer a papinha no microondas não se esqueça de mexer e depois verificar a temperatura já que nesse tipo de forno nem sempre os alimentos aquecem por igual.

Nessa fase, você pode introduzir o ovo na dieta. Os pediatras mais tradicionais preferem liberar apenas a gema de ovo deixando a clara, mais difícil de ser digerida, para depois de um ano. Converse com o pediatra do seu filho para decidir. 

Evite feijão, pois a fermentação e os gases que ele provoca ficam mais brandos depois que o organismo se acostuma com outros alimentos.

E carne é bom começar colocando aos poucos ate chegar 20 g por dia.

Nunca fique nervosa com o bebê, se ele não quiser comer, pois isso não é pirraça. Ele apenas não aprendeu a comer aquele alimento. Ainda tem que se acostumar com essa nova etapa. Paciência e calma são fundamentais nessa fase.


Bjos e até mais!

14 comentários:

  1. Sempre fiz as minhas papinhas.
    Tinha de tudo e sempre fresquinho.
    Mas cheguei a usar o que vende no mercado por ser mais prático quando estava sem tempo.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Com certeza, irá ajudar muito as mamães que estiverem nessa fase.
    A minha filha também rejeitou a primeira papinha salgada... Lembro que fiz com frango, cenoura, batata e abóbora. Mas foi só a primeira, a segunda já comeu todinha! rsrsrs
    Beijos!
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fiz as papinhas no dia, nunca congelei, morro de medo.
    Otima postagem

    beijos

    ResponderExcluir
  4. AMiga a gente acha q vai fazer a papinha e eles iram comer como em comerciais na tv... às vezes é uma colher e se conseguir
    Adorei as dicas, eu tb congelava td bonitinho, bjs

    ResponderExcluir
  5. A recusa inicial é normal... Tem que ir variado sabores, e tentando sem forçar...
    boa sorte

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. adorei sua receita amiga, eu lembro na papinha da alycia vim parender ela tinha uns 8 meses nossa , mae de primeira viagem kkk
    agora eu sei e ela adora,
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, esse experiência foi na creche e pelos relatos da tia, JM recusou inicialmente, mas depois virou um guloso! rsrs
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  8. Thaty é isso mesmo nada é de uma hora para outra
    de vagar se chega lá, e tudo vai dando certo amei as
    dicas dos alimentos.

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Por aqui sempre fiz as papinhas, todos os dias, penso que não há necessidade de congelar, ja que faço almoço todos dias pq nao fazer para ele!


    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre fiz em casa tbm, acho que congelar pra eles nao acho necessidade, a não ser as mamaes que trabalham fora né?!

    Bjinho

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todas as mamães pelos os comentários e o carinho!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aqui tem sido bem difícil, meu bb como pouquissimo ou nada, mas estou insistindo e vou conseguir. Ahh vou!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  13. É tudo novidade para o bebê.
    Graças a Deus aqui em casa meu bebê come de tudo. Brócolis, espinafre, abóbora, rúcula, peixe, ovo, etc.
    Paciência e persistência é o segredo.
    Carinhosamente

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...