09 dezembro 2013

Justiça veta em todo o país venda de andador infantil

Na tentativa de garantir mais segurança a bebês que começam a dar os primeiros passos, a Justiça no Rio Grande do Sul decidiu liminarmente suspender a comercialização, em todo o país, de andadores infantis.
Cabe recurso à medida, que foi tomada em ação civil pública elaborada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). A entidade alega que o equipamento coloca crianças em risco de acidentes graves, inclusive com morte.
Médicos afirmam que o andador dá uma mobilidade inadequada para a etapa de vida dos bebês. Com o uso, eles poderiam se aproximar de fogões, piscinas, escadas e produtos tóxicos.
A juíza Lizandra Cericato Villarroel, de Passo Fundo (RS), citou artigos da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em sua ordem.



"Pelo só fato das especificidades e da natureza do produto que se destina a bebês e crianças na fase de aprendizado do ato de caminhar, portanto, em situação biológica de vulnerabilidade potencializada, seja proibida a comercialização visando assegurar os direitos fundamentais à vida e à segurança", informa o texto da decisão.
Em julho deste ano, o INMETRO realizou testes com todas as marcas de andadores produzidas no Brasil e reprovou todas elas.

O que vocês acham mamães,concordam???
Meus filhos usaram,não sei se posso dizer que prejudicou,eles andaram todos depois do primeiro aninho,mas eles gostavam,o problema está no uso indevido,acho que colocar uns 20 minutos ok,agora deixar a criança lá horas e horas limitando outros estímulos ai é o problema,nos casos de acidente,acho que a culpa não é do andador e sim a desatenção de quem está cuidando da criança,meu filho que hoje tem 5 anos já caiu do andador,e a culpa foi minha que me virei pra estender a roupa e em coisa de segundos ele caiu...Criança nessa fase não podemos piscar!!!Ainda não coloquei o mais novo e nem sei se vou colocar,mas não sou contra a usar,acho que cada mãe sabe o que é melhor para o seu bebê...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...