12 fevereiro 2014

8 dicas para proteger as crianças nesse calor !!!

Com esses dias de calor que anda fazendo, nada melhor do que ficar atento (mais né) com os cuidados, ainda mais com as crianças ..

Então segue 8 dicas para proteger as crianças (Fonte: Crescer)

  • Passeios no fim da tarde
    Sol e céu azul são sempre um convite para sair de casa com as crianças, não? Mas, em dias muito quentes, isso nem sempre é uma boa ideia. O calor intenso pode provocar mal-estar e insolação. Por isso, o ideal é evitar os passeios e atividades físicas nos horários de sol forte - das 10h às 16h - e abusar do protetor solar, com fator de proteção 30 nos bebês com mais de seis meses. Lembre-se também de repassar o produto a cada mergulho no mar ou na piscina. E não se esqueça do boné ou de um chapéu. Óculos de sol de boa qualidade também são bem-vindos!
  • Muita água
    O calor aumenta a temperatura corporal das crianças, fazendo-as suar e perder líquido. Por isso, em dias quentes, incentive ainda mais o consumo de água. O ideal é que, a partir dos 2 anos, seu filho beba 1 litro e meio por dia para não correr o risco de desidratar. A água do filtro está quente?
    Você pode fazer uma mistura com a gelada, para servi-la fresquinha. Sucos de frutas, como de melancia, e água de coco também podem entrar na conta.


  • Ar condicionado e ventilador
    Ar condicionado e ventiladores são essenciais para refrescar os ambientes nos dias de calor, mas é preciso tomar alguns cuidados. O ventilador está liberado, desde que não fique em cima da criança e esteja em boas condições de uso. Vale direcioná-lo para o lado oposto do seu filho. Já o ar condicionado precisa estar com o filtro limpo e manter a temperatura em torno de 24 graus. Um ambiente muito frio deixa a mucosa da garganta mais sensível às bactérias, facilitando o aparecimento de infecções, como dor de garganta, por exemplo. Como ele resseca o ar, você pode colocar um balde de água (longe do alcance da criança) no quarto ou uma toalha molhada na cabeceira da cama.
    Outra dica contra o tempo seco é colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro (mas converse antes com o pediatra do seu filho). Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local.
  • Alimentos leves
    O calor diminui o apetite. Por isso, o ideal é oferecer alimentos leves, com fácil digestão às crianças. Frutas ricas em líquidos, como melão e melancia, devem fazer parte do cardápio. Laranjas e outras que têm vitamina C são aliadas para reduzir as crises de rinite, mais frequentes com a baixa umidade. Já alimentos embutidos, industrializados e frituras devem ficar longe do cardápio. Além de não serem saudáveis, exigem um tempo maior de digestão e podem deixar as crianças desanimadas. Abuse dos legumes e verduras no preparo da comida das crianças. Se o bebê mama apenas no peito, convém oferecê-lo mais vezes.
  • Cabelos secos
    Apesar de refrescar, nem pense em deixar seu filho dormir com os cabelos molhados. Os fios úmidos facilitam o surgimento de fungos e bactérias e provocam coceira. Quando a criança coça, sem querer, pode se machucar, provocando feridas e machucados. Use o secador em uma temperatura mais amena.
  • Pele fresquinha
    Por causa das altas temperaturas, é normal que a criança sue mais e, por isso, apareçam assaduras ou brotoejas, principalmente nas dobrinhas do braço, perna e virilha. A brotoeja (bolinhas de água) surge quando o suor entope os poros da pele, por isso, é importante deixar a pele fresca e seca, com uma roupa adequada ao clima. Na hora do banho, nada de água quente demais.
  • Roupa ideal
    Alergias também são comuns no calor, principalmente quando a roupa que a criança está usando favorece o aparecimento delas. Em dias quentes, prefira aquelas algodão e linho, em vez das fibras artificiais, que esquentam e incomodam muito mais.
  • Noite agradável
    Deixar o seu filho dormir sem camiseta, apenas de fralda, cueca ou calcinha, não é aconselhável. Isso porque, durante a noite, a temperatura corporal diminui e sentimos mais frio. Você não precisa, claro, cobrir nem colocar meia, mas uma camiseta leve e fralda é essencial. Para ajudar, prefira os lençóis de algodão àqueles sintéticos, porque esquentam menos, e não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular.
E ai e vocês quais os cuidados estão tomando?

Beijos Mi Gobbato!!!

Um comentário:

  1. Adorei o post com excelentes dicas!!!
    No meu cantinho estamos em festa de aniversário, com sorteio e novidades!!! Convido-te a dar lá um saltinho!
    Beijinhos
    Maria





    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...