19 março 2014

Conheça os 10 sinais que apontam a boa nutrição !!!

A alimentação equilibrada é a chave para a promoção do crescimento adequado e do corpo saudável. Para ter certeza que uma criança se alimenta corretamente, observá-la atentamente é um dos principais pontos de partida. “Pele corada, disposição para brincar, unhas fortes e cabelos brilhantes estão entre os sinais indicativos de que ela recebe os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento”, explica o nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
A entidade elaborou, em parceria com a Nestlé, o guia “10 sinais da boa nutrição”, que orienta como os pais podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos por meio da observação. “Mas vale ressaltar que esse acompanhamento não substitui a visita regular ao pediatra, a pessoa habilitada para fazer uma completa avaliação nutricional.”
A seguir, o médico aponta e comenta os 10 sinais da boa nutrição infantil. Confira:
1. Disposição para brincar – a energia para aguentar um dia repleto de brincadeiras, vem da ingestão de micronutrientes como o ferro (cuja falta causa anemia) e a vitamina A (sua ausência está ligada à indisposição).
2. Dormir bem e acordar bem – ter uma ótima noite de sono não deve ser privilégio, e sim rotina. “Uma criança dorme bem quando come bem”, alerta o nutrólogo.
3. Pele corada – significa que o cardápio é variado, com consumo de alimentos fonte de ferro, ácido fólico, vitaminas A e B12. A falta desses nutrientes leva à anemia, deixando a criança pálida. 
4. Funcionamento regular do intestino – revela a importância da ingestão de água e do consumo de fibras, presentes nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
5. Boa imunidade – quem come bem, em quantidade e qualidade, cria anticorpos e mecanismos de defesa, e tem menos chances de adoecer.
6. Bom apetite – uma alimentação saudável e atrativa abre o apetite. Mas alguns fatores influenciam na recusa do alimento: idade, refeições anteriores e doenças. “A anemia inibe o apetite, enquanto a deficiência de zinco bloqueia o paladar”, explica o nutrólogo.
7. Cabelos e unhas saudáveis – indica que as células estão recebendo os nutrientes necessários para manter cada área do corpo saudável.
8. Dentes fortes e saudáveis – o cálcio, presente no leite, queijo e ovos, aliado à vitamina D (sintetizada pelo sol) são um dos responsáveis pela dentição saudável.
9. Crescimento adequado – a ingestão dos nutrientes essenciais, importantes para o desenvolvimento físico e mental, vem da alimentação variada e na medida certa.
10. Peso adequado – o consumo calórico diário, para manter o peso e o desenvolvimento, deve ser compatível com o gasto calórico, sendo suficiente para garantir a energia às atividades do dia a dia.
Fonte: Terra
Beijos Mi Gobbato!!!

Um comentário:

  1. Nossa que legal saber que minhas filhas estão com com saúde por só item as minhas meninas não atenderam que foi imunidade está em baixa, mas acredito que deva ser devido elas terem entrado na escola este ano, daqui a pouco esse ponto também estará resolvido.

    Parabéns pelo post

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...