25 outubro 2012

A chegada do bebê em casa e os cuidados com um recém nascido

Olá mamães corujas ... Nosso papo hoje é sobre o momento lindo de levar o nosso bebezinho pra casa. Pra quem já está na segunda, terceira ou mais gravidez já está expert ... mas pra quem é marinheira de primeira viagem ... Uauuuu é uma aventura e tanto ... hehehe

Nossaaaa é surreal quando deixamos a maternidade e levamos o bebê para casa ... é misto de felicidade e medo. Bom, pelo menos no meu caso .. hehe. Na maternidade tinha as enfermeiras sempre prontas a nos ajudar e nos orientar com tanta novidade e informação. E quando estamos em casa é tudo por nossa conta.
Imagem tirada da net
E não vou mentir .. preparem para dias caóticos e desesperadores e ao mesmo tempo de emoções fortes e muita ternura. Temos que contar claro com muitas informações e ajuda de todo mundo ... família, amigos, mãe (vó do rebento principalmente .. rs) e também com as amigas virtuais e mães corujas de plantão aqui sempre a disposição .. hehehe

Ter um bebê em casa atrairá muitas visitas e bagunça em casa. Então tenha sempre pronto ou na dispensa muito suco, café ou chá com biscoito para servir aos visitantes. Porém não deixe pegarem o bebê no colo ainda ... pelo menos até o terceiro mês de vida ou principais vacinas tomadas (exceto claro o papai e quem estiver ajudando nos primeiros dias). O bebê precisa de tempo para se adaptar ao novo mundo e principalmente estar forte para combater tantas bactérias, viroses etc do dia-a-dia. 

Porém se não houver jeito ou falta de jeito em dizer não ... tenha sempre a mão álcool em gel (eu tinha em todos os cômodos da casa). Peça que lavem as mãos ou ao menos usem o álcool. O ideal mesmo durante a visita, é que o bebê fique no seu quartinho e não compartilhe salivas, respiração e bactérias tanto tempo com todo mundo ... e olha que eu não sou radical heim .. rs
Se tiver na hora de amamentar, que seja sempre num local tranquilo, agradável e muito confortável para a mamãe. Normalmente a amamentação no início é difícil .. até a mamãe e o bebê acharem um jeito satisfatório das mamadas pode até ser muito exaustivo ... mas após os eixos se encaixarem, serão momentos de pura entrega e doce cumplicidade. Fiquei arrepiada quando minha filha me olhou profundamente nos olhos durante a mamada pela primeira vez ... uauuuu (como agora só de lembrar). Senti o peso da responsabilidade e a certeza de que nunca havia amado tanto e infinitamente alguém até este dia. É incrível! Me senti poderosa podendo alimentar um ser humano ... surreal !!! Deus é perfeito, não é mesmo?!!!

Na primeira você terá muitas primeiras vezes. O primeiro banho, a primeira troca de frauda, os cuidados com o umbigo etc. Mas tenha calma ... que tudo vai se ajeitar! Faça o que aprendeu na maternidade, aliado com as dicas da sua mãe e principalmente com o seu instinto que com certeza vai vir a tona sempre que você precisar dele. Este é infalível e com certeza seu bebê sentirá mais conforto e confiança com todos os seus cuidados e carinho, e sem medo de errar também, que vai ser errando muitas vezes que você e o papai vão encontrar o jeitinho todo especial de vocês para cuidar do seu bebezinho.

Eu sou a favor do bebê dormir no seu próprio quarto desde sempre e sei que nem sempre é possível ou melhor, compatível com o nossa exaustão (Cada mamãe deve decidir de acordo com suas necessidades). Na primeira semana fiquei com minha filha ao lado da minha cama no carrinho ... mas na segunda ela já foi direto pro seu quarto e via ela pela babá eletrônica. Quando ouvia um barulhinho, olhava e se tivesse tudo bem, continuava dormindo ... mas quando era momentos de mamadas ou troca de fraudas, eu ia até seu quarto ou meu marido ... fazia o que precisava e tornava a colocá-la no bercinho. Acho legal, hoje ela quem me pede pra ir pra sua cama ... conheço muitas mães que sofrem pra tirar o vicio dos filhos de várias idades, deixarem de dormir na cama do casal ... isso compromete a qualidade do sono de todo mundo e mais ainda a vida em casal, que deve ter muita atenção e cuidados para não se perder.
Imagem tirada da net
Falando em dormir, aconselho que durmam sempre que tiverem oportunidade. Deixe a louça pra lavar depois, a casa bagunçada e vá dormir ... porque neste período o bebê só quer a mãe e por mais que o papai queira ajudar ou alguém em casa, ele vai querer estar sempre no seu colo ... pra matar saudade e ter aquela proteção e calor que tinha quando estava dentro da barriga.

Tem bebês que tem muita cólica também e aí pode ter certeza que será um caos total ... o bebê tadinho chora muito, fica irritado e sendo assim deixa a todos na casa nervosos, cansados e muitas vezes sem poder fazer muita coisa a não ser esperar ... dar os paliativos é claro ... mas isso significa que o organismo do bebê está se readaptando e precisa de tempo. Alguns bebês felizmente não tem, então a mamãe pode com certeza agradecer a deus por este presente.

Uma das coisas que me ajudou e muito, foram os e-mails que a baby center me mandava todos os dias, depois todas as semanas e depois todos os meses ... e ainda recebo sempre com ótimas dicas e ensinamentos que iluminaram minha vida .. a nossa vida e bem estar. Se ficou interessada, basta entrar no site da baby center, fazer seu cadastro e pronto .. você vai receber também! SUPER INDICO!!!

Bem meninas, sei que esse papo poderia durar várias páginas e posts, mas vamos as dicas que ao meu ver são muito importantes e fizeram a diferença pra nós aqui ... marinheiros de primeira viagem.

> Comprar uma boa babá eletrônica (se possível com vídeo)
> Ter uma boa cadeira no quarto do bebê para amamentar com encosto para os pés
> Dormir sempre que possível para estar disposta para o bebê
> Se alimentar bem, tendo cuidado para não comer coisas que dê cólica no bebê
> Delegue poderes .. deixe o papai ajudar você e cuidar do bebê também
> Colocar roupinhas confortáveis no bebê
> Não ficar chacoalhando o bebê toda hora, senão ele vai acostumar e só vai sossegar se ganhar
> Respire fundo e fique tranquila que tudo vai melhorar e se resolver
> Não abra mão e nem se descuide das vacinas, inclusive das particulares, se puder comprar ótimo.
> Não vá para lugares com muita gente até pelo menos o terceiro mês de vida do bebê. Ex: shoppings, bares, restaurantes, parques, praia etc (já vi muitas mães levarem e morri de raiva .. como pode?)
> Esterilizar todos os objetos de uso do bebê  
> Colocar músicas calmas e alegres para ele 
> Cantar e conversar bastante e deixar o papai corujar a vontade
> Sempre colocar o bebê pra arrotar depois das mamadas
> Colocar o bebê pra dormir sempre de ladinho ou de barriga pra cima
> Colocar o bebê na cama ainda acordado pra dormir lá e não acostumar de dormir só no colo
> Se perceber que o bebê chupa dedo, prefira inserir a chupeta


Espero ter ajudado um pouco amigas ... sei que não é fácil este período. Mas também posso garantir que sentirão saudade .. então curtam cada momento, cada segundo ... pois eles não voltarão nunca mais. Esses primeiros meses serão importantes principalmente para termos a certeza de que somos poderosas, de que pudemos dar vida a uma pessoinha que amaremos incondicionalmente para o resto de nossas vidas. uauuuuu e finalmente cai a ficha de que viramos mãe.

Obs. Quero deixar claro que não sou nenhuma profissional do assunto, apenas uma mãe dividindo suas experiências e pensamentos. E também que respeito todas as formas de pensar e opiniões adversas sobre o assunto aqui abordado.

Beijos carinhosos e até o próximo post!




19 comentários:

  1. Ótimas dicas, amiga. É verdade não é nada fácil nos primeiros dias, mas depois vamos conseguindo, ne?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mesmo outro jeito né amiga ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... no fim tudo dá certo ... bjs

      Excluir
  2. Sinto saudades desse tempo tão gostoso e importante. Me levou a lindas recordações.
    Lindo post.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Grazi ... é sim e ao escrever me passou um lindo filme ... bjs queridaa

      Excluir


  3. Boa Tarde , estou seguindo você amei aqui.
    Me segue se for possível estou em busca de novas amizades nesse meio de mamães blogueiras.

    Sheiro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália que legal que gostou .. vamos visitar vc tb .. bjs

      Excluir
  4. Ótimas dicas! Super recomendo tbm!

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è Ivna .. o baby center me salvou muitas vezes ... hehehe .. bjs

      Excluir
  5. Respostas
    1. Quem ???? Eu ???? Roberta!!! hehehehee

      Brigada Cris .. bjs

      Excluir
  6. Vou relembrando de tudo para abril... Cris

    ResponderExcluir
  7. A chegada em casa é uma delícia mesmo! Saudade também!

    Mas é como você disse Roberta, é uma loucura! Muitas emoções, desespero.
    Super recomendo deixar de lado o serviço pra dormir, hehe.
    Aqui em casa meu Pititico foi para o quarto dele assim que me recuperei da cesárea.
    Adorei as dicas!

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe .. eu dormia sempre que tinha oportunidde ... ufaaa .. as noites eram terríveis com as cólicas ... deus do céu .. mas sinto muita saudade .. bjs Andreia

      Excluir
  8. Oi Roberta!
    Ótimo texto. É importante termos cuidados ao visitar um recém-nascido.
    Eu geralmente deixo passar um bom tempinho pra ir visitar as mamães e seus bebês, pois passei um sufoco com tantas visitas nos primeiros dias, que não quero fazer isso com os outros.
    Também as cólicas na minha filha eram terríveis, mas como dissestes, também sinto saudades.

    Aproveitando gostaria de dizer que o blog de vocês tá lindo demais. Vamos colocar lá na nossa lista pra estarmos sempre que possível por aqui.

    Super beijo de todas as mamães da Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  9. Que postagem maravilhosa, Roberta!
    Amei, amei, amei!!!!

    É bem assim mesmo..
    A única coisa que me arrependo, foi de não ter tentado mais na amamentação.. mas estava com uns probleminhas .... E não ter comprado babaá eletrônica com vídeo. Porque qualquer barulhinho que eu ouço, levanto e vou ver como ele tá e na maioria das vezes, está dormindo.

    Olha, seria super necessário distribuir um manual de etiquetas pra visitantes rs Passei por cada uma que se eu contar ngm acredita.

    Beijos e mais uma vez parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  10. Oii Roberta!!! Babá eletrônica é tudo de bom!!! Recomendarei o resto da vida para todas as mães rsrs eu uso todo dia!!!! E tbm sempre falo durma enquanto puder!!! Faço as coisas quando dá, se der, eu sempre vou dormir!! Nunca me arrependi!!! Não dá pra viver tudo perfeito, casa arrumado, mamães super bem e disposta e bebê super quietinho feliz né? rsrs Agora as visitas para recém nascidos..... minha amiga.... dava até para fazer um post e cada uma contar sua saia justa né? hehehe]Abraços!!!

    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir
  11. OI lindo blog muito fofo! :D
    quero deixar minha opinião sobre receber visitas com recém nascido, o que você acha do post? Obrigada!
    https://mamaeinwonderland.blogspot.com.br/2017/01/visitas-no-primeiro-mes-do-recem-nascido.html

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...