07 novembro 2012

Alimentação: estou fazendo certo?

 

Olá mamães e cuidadoras,

Ontem o assunto foi uma deliciosa receita e hoje venho falar sobre a forma de dar as papinhas aos bebês.

Na verdade nem gosto de chamar de papinha, pois me lembra aquelas prontas que são quase líquidas de tão moles. Prefiro chamar de comida. Aqui falo almoço, janta ou papá.

Li muitas conversas sobre este assunto nas redes sociais. Umas falando que só amassavam, outras que peneiravam e outras que liquidificavam a comida antes de dar ao bebê.

Eu aprendi há muitos anos que não se liquidifica pois prejudica a aprendizagem de mastigar. Peneirar eu não sabia, mas também nunca fiz.

Para quem não sabe, eu trabalhei alguns anos em creches. Numa delas conheci uma menina de 3 anos que não mastigava nada: toda comida ou era sopinha ou caldinho de alguma coisa, nem feijão ela mastigava, vomitava tudo. Ela estava abaixo do peso e do tamanho e tinha dificuldade de falar. Aquilo me marcou muito, nunca esqueci.

Encontrei esta imagem na internet e ela mostra de maneira clara a melhor maneira de dar a comida para o bebê:

alimentação

Quem é mãe sabe que não é fácil a iniciação na alimentação sólida, tem que ter paciência e é um dos motivos que eu acho que leva muitas pessoas à baterem no liquificador a comida para facilitar a “mastigação”.

Eu posso dizer que nunca fiz isso. Graças a Deus o Matheus adora comer, mas no início também teve ânsias, outras vezes deu uma vomitadinha, mas nada que eu não pudesse resolver. A comida dele é como a terceira foto, ele já tem 13 meses. Vemos ele com a carne pra lá e pra cá na boca mastigando mesmo. Isso dá orgulho da minha dedicação. Pois ser mãe é cansativo sim, mas a dedicação é recompensada.

Sabemos que nem tudo é como gostaríamos, logo existem bebês com mais dificuldade que precisarão de um comida mais mole, pelo menos no início, porém a mãe ou cuidadora não deve se deixar levar por esta facilidade pois será prejudicial ao bebê.

Espero que tenham gostado do meu post e agora me contem como foi e como é ai na casa de vocês.

Aguardo comentários!!!

bjinho

17 comentários:

  1. Adorei Roberta!

    Acredita que na última consulta eu perguntei pra pediatra se ia mudar a alimentação do Álvaro, porque ainda era tudo "amassado" e ela disse que não? Ele tá com 11 meses, tem ser igual a terceira foto né? Aiai

    E ele mastiga que é uma beleza, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andreia, sabe que bons pediatras é tipo loteria né? Aqui trocamos várias vezes e cada um dia uma coisa. A gente tem que ter bom senso e seguir nosso instinto de mãe. Se tu acha que ele tá pronto, amassa menos a cada dia.

      Bjs.
      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Gostei sim do post Rô!
    Vou te falar o que tá acontecendo comigo, meu filho mamou "exclusivo" até os 6 meses as aspas foi pq com 5 meses dei suco pra ele, mas o almoço comecei com 6 mesmo... bom acredite se qser mas o pediatra dele que orientou dar a sopinha batida no liquidificador, ele falou por causa das folhas... ele esta ficando na creche para adaptação e já começou almoçar lá, antes eu perguntei como que elas davam e me disseram que era amassada no garfo, ontem peguei o babador dele sujo na bolsa e tinha uns grãos de arroz então pensei que já poderia mudar em casa tmbém, mas ontem a noite na janta passei um sufoco pois ele ficou roxo engasgando, qndo acalmei ele e tentei novamente ele fechou os olhinhos balançando a cabecinha de um lado e outro como se tivesse dizendo não rsr agora qndo for busca-lo na creche vou perguntar pra tia como que ele esta comendo se é que esta porque fiquei mto aflita em ver ele daquele jeito apesar que o pediatra disse pra eu não ter pressa em engrossar a sopinha, mas vou tentar na peneira pra ver!!

    Bjs Rô parabéns pelo post e adorei esse blog q não conhecia, já estou seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, que bom que gostou deste blog, eu adoro!!
      Vai aos poucos deixando a comida menos "papinha" que logo ele acostuma. Sabe como é pediatra né, cada um diz uma coisa (como comentei acima). Observa como o bebê tá aceitando e vai adiante.
      Bjs.

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oii!! Minha pediatra sempre incentivou da maneira correta, dei sorte nisso, uma coisa tb que ela fazia era colocar alguns receitinhas de sopinhas, cremes nas receitas mensais e uma coisa q ela tb diz que ele tem comer arroz e feijão, pois é brasileiro!! Eu amava, pq o Joseph quer comer o q estamos comendo... a única coisa q peneirava qd ele era menor era o feijão, mas meu filhote é bom de boca, come jiló, angu, dobradinha, strogonoff iii ele adora!!
    A refeição tem q ser um momento de prazer e alegria e claro a comidinha tem q agradar, né?
    Amei o post, vc escreve mt bem!
    bjss
    http://cphilene.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter um pediatra que a gente confia né? Obrigada pelo carinho Cris. O Matheus come e depois vem no meu prato querendo a minha comida tb!!!! Bjs

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Vou ter que começar a dar comida ao Liam mês que vem, morro de duvidas em como fazer, ja dei uma banana nanica amassada, nao fiz papa, amassei e ele fez aquele movimento de mastigar, agora quando for dar salgada nao sei T.T vou pesquisar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo vá pesquisar, converse com quem já passou por isso. e cada dia é um jeito. Hj aqui não quis comer...
      Bjs

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. É claro que amei o post. Super bem explicado. E a foto está ótima. É verdade que tem mães que passam por dificuldade na alimentação, mas com uma boa dose de boa vontade e paciência a gente chega lá. Aqui em casa também estamos na foto 3 desde muito tempo. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tati. Bjão e muita paciência nesta hora!!!

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Adorei o post, meu filho tb nunca liquidifiquei a comida, só dava uma leve amassada, hoje com 14 meses ele já come como um adulto, isso enche a mãe de orgulho mesmo!!
    bjs

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Vale a pena nos esforçarmos. Bjs

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Adorei a postagem, Roberta..
    Aqui em casa o Miguel come no meio termo do 8º e 10º mês!!
    No começo o pediatra pedia pra peneirar, agora é só amassar. E também recomendou NÃO bater no liquidificador.
    Eu também sinto um orgulho enorme quando vejo o Miguel comendo carninha. Dá sensação de dever cumprido! *-*

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Brenda!!! Não é sempre fácil mas a gente tem que insistir!!! Bjs

      http://www.matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Amei o post. O Isaac gosta de praticamente tudo, por enquanto não come de jeito nenhum salada, já tentei de várias formas, mais como mãe nunca desiste continuo tentando... Super bem explicado. Parabéns!!!!
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivi. Força amiga, não podemos desistir!!!! Bjs

      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Obrigada!!!

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...