24 novembro 2012

Por que?

Freud, que dispensa apresentações, escreveu entre seus muitos trabalhos, que as doenças dos seres humanos ocorrem por um conjunto de dois fatores, sendo estes uma disposição para ter a doença em questão adicionada ao fator desencadeante da mesma. Porém, como se dá essa disposição para as doenças segundo esse médico que tanto contribuiu para o entendimento do ser humano? Ele explica, em seus textos, que, para que uma determinada doença tome conta do indivíduo, é necessário que haja uma junção de traumas e de algo chamado hereditariedade. E hoje, é sobre essa hereditariedade que quero contar um pouco no Cantinho que é seu, é meu, é nosso e que está aberto para suas contribuições, sejam elas dúvidas, críticas e sugestões.

Quando alguém adoece, é natural que a pergunta que se faça, antes mesmo de tentar saber qual o passo a seguir, é: por que? Saber a causa do que nos faz mal, é um grande passo em direção ao cuidado para não repetir erros passados que contribuíram para que a enfermidade ocorresse e também ajuda na cura, em muitos casos. Antigamente, quando tudo na vida tinha mais sabor de “me importo com os demais”, os médicos também perguntavam uma lista imensa desses por quês. Queriam saber se seu pai, sua mãe, sua vó e tataravó, tiveram doenças. E queriam saber quais eram essas doenças. Hoje, alguns médicos se interessam pelo hereditário, mas não são todos. Médicos homeopatas, como é o caso da profissional que consultamos, não olham o relógio, olham o resultado da criança saudável que está se formando através de uma parceria família-médico responsáveis.

O ponto ao que gostaria de chegar é que o entendimento do hereditário não deve surgir apenas na hora do aperto, da doença, do difícil, ele deveria ser algo com o qual deveríamos dedicar um pequeno tempo de nossas vidas para investigar e sair da posição de combate à doença e entrar na prevenção da mesma ou no cuidado de algo que já está presente e que nem sabíamos (o não saber pode agravar o caso, muitas vezes). Esta postura, apesar de não ser a mais agradável, é a mais adequada quando falamos de bebês e crianças, que precisam de cuidados preventivos, mais que tudo.


Para ajudar a lembrar, você pode imprimir essa foto que montei e que está aí acima. Coloque as doenças de cada pessoa de sua família, mude a lista, acrescente tio, tia, tataravó, deixe ela com a cara da sua família. Aproveite o embalo do texto, monte essa listinha de doenças familiares, desde o passado familiar bem remoto e, na próxima consulta, leve ao pediatra do seu filho. A consulta ficará muito mais rica com dados como estes. E a saúde de seu filho agradece.  

Utilize a hereditariedade a favor de um maior cuidado da saúde de seu filho. 
Há-braços, Tati

10 comentários:

  1. Olha, tenho um problema sério na familia com relação ao coração des dos 14 anos que tenho colesterol aumentando mesmo nao comendo tanta fritura assim, ou seja, tenho realmente uma predisposição a isso e acho super importante conferir sempre tambem no Liam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabendo disso dá para deixar o Liam longe das frituras, não custa nada não é mesmo? Prevenir é melhor do que remediar.

      Excluir
  2. Adorei o post e concordo com você!! Temos que ficar de olho com hereditariedade é um cuidado a mais com a saude :) Bjos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Obrigada por passar por aqui. Beijos e olhos abertos sempre.

      Excluir
  3. Devemos ficar sempre em alerta com as doenças hereditárias, vou imprimir a foto que vc montou com certeza.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Valéria, fico feliz que tenha gostado da dica da foto. Beijos

      Excluir
  4. Muito bom seu post. Minha avó e minha mãe tiveram câncer, morro de medo...

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o medo, na medida certa é bom Vivi, porque nos afasta de problemas. Beijos

      Excluir
  5. Adoreeei sua postagem, Tati!!
    É super importante saber se tem/teve alguma doença hereditária na família e encaminhar ao médico, porque dependendo do caso ele te encaminha para um geneticista e muitos cuidados podem ser tomados evitam problemas que poderiam ser solucionados com medidas simples.
    Amei, amei!


    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, obrigada. Parece simples, mas muita gente esquece. Obrigada por dar sua opinião aqui. Beijos

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...