20 dezembro 2012

Então é Natal...


Eu sempre gostei de Natal. Mesmo raramente comemorando na véspera, eu sempre me lembro das comemorações dessa época. Comida farta, família reunida, gente feliz, crianças correndo pelo quintal da vovó, e toda essa coisa típica que o natal proporciona.
O Natal perdeu a graça na nossa família em 2001, com o falecimento da minha mãe ninguém mais viu graça em comemorar. E sempre tentávamos marcar algo, um amigo oculto, um almoço no dia 25, e sempre que rolava não tinha a mesma graça.

E somente em 2008 eu comemorei o natal novamente, na casa do meu namorado (hoje, companheiro). E foi um Natal típico, com muita comida, bebida, família reunida, crianças correndo e esperando o papai Noel. Mas ainda era muito complicado para mim.
Tudo mudou quando a Beatriz nasceu em 2009 e hoje arrisco até mesmo uma decoração natalina. Uma luzes pisca pisca, um papai Noel dançante, e por aí vai.

E eu te pergunto: qual o significado do natal para você?
Crenças a parte eu sempre gostei da comemoração pela união da família, pelo clima de final de ano, e quando mais nova, pelos presentes. Claro!
Mas hoje como mãe, vejo que naquela época era tudo tão diferente. Quando pequena lembro que se eu queria muito algo minha mãe me dava de Natal. Era certeiro! E não tinha essa de presentear todo mundo, mesmo em condições financeiras melhores, as crianças só ganhavam presente dos pais e dos avós.

Hoje com a Beatriz eu tento me policiar ao máximo. Ela é a única netA da parte da família paterna, ela é super mimada pelas minhas tias (ambas que não tiveram filhos), eu tenho muitos amigos queridos que são como tios, e claro, ela tem tios!
Então eu sempre tento administrar tudo isso para ela não crescer acreditando que natal é sinônimo de presente e só!

Nesses três anos tem sido relativamente fácil. Ela não demonstra ansiedade pelo natal, não pede milhões de coisas e eu sempre explico que vou comprar algo que ela queira muito. Esse ano ela ganhou sua primeira bicicleta, bem antecipadamente, mas expliquei que era como se fosse presente de Natal. 

Tento também me lembrar sempre que Natal não é preencher um vazio diário com presentes em uma data especial. Que muitos brinquedos perdem a graça depois de alguns dias ou meses. Que muita tralha em casa bagunça. Que criança não liga para marcas. E que um presente, está de bom tamanho.

Creio que uma das funções dos pais é educar conscientemente essas crianças que amanhã serão adultos. Ter uma consciência sobre consumo é essencial!

Então que tal termos um natal mais consciente?Com mais amor e menos presente! E vamos estender, vamos ter um 2013 com mais presença e menos presente!

Isabela Kanupp. 

7 comentários:

  1. Eu amooo o natal, e esse ano é especial pra mim pois é o 1° que vamos ter com meu pequeno!! Montei arvore de natal pela 1ª vez em 7 anos de casada e pra mim natal é solidariedade, amizade, amor, alegria como tantos outros sentimentos que eu poderia listar aqui. Não é fácil qndo perdemos um ente querido nessa época, parece que nunca mais teremos animo para confraternizar com a família, mas é normal darmos um tempo, porem nunca esquecer o real significado do natal!!

    Grande beijo, e um feliz natal a todas as mamães corujas!!

    http://historiadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também amoooo o Natal, mas esse ano foi MUITO POBRE, recebemos um presentinho e pronto, passarei o Natal em casa da minha avó, sem meu irmão,ainda pior..mas vamos com um passo de cada vez....adorei o post, Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito do natal! Aqui a gente sempre comemorava a família toda reunida, mas ano passado, minha sogra não quis viajar conosco (maridão é filho único) e não queriamos deixá-la sozinha. Esse ano quem viajou foi minha mãe, mas o restante da família vai se reunir!
    E eu amo essa baguncinha natalina! rsrs

    beijão
    Feliz natal!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Natal! Adorei o post!
    Um feliz natal para você e todos que te cercam.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. -
    Concordo , amo o NATAL por vários motivos e uma deles é porque é o dia do meu aniversário mais nem por isso quero educar minha filhota numa mentalidade de que Natal é só festa , troca de presentes , Papai noel , luzes piscando etc... O Natal é tempo de renascimento antes não tinha esse pensamento mais comecei a refletir cada ano que se passava e via a imagem do menino JESUS do presépio sendo esquecida por muitos.

    Desejo a todas um FELIZ NATAL :)
    Que o amor do menino Jesus renasce em vosso corações, *
    MUITA PAZ A TODAS*
    AMEI O POST :D

    http://khauannydandara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu amooo Natal e sempre amei. Mas realmente pensar em Natal sem minha mãe seria muito difícil mas que bom que pela Bia você conseguiu dar um novo sentido no natal...afinal Natal não é justamente isso? A saudade com uma nova cara, a lembrança de roupa nova, a memória revivida. Natal é recordar, reviver , reinventar. Natal é cheio de aliterações e hipérboles exageradas. Natal é a família de uma forma inovada, não é a família de antes, da foto na estante empoeirada é da família que nasce, construída com pedacinhos da herança saudosista, emoldurada com a novidade futurista. Natal é meu filho crescendo forte e me trazendo vida, minha mãe se reencontrando, minha irmã se redescobrindo, meu pai se revelando, meu marido me completando, minhas avós me confortando.


    Hoje meu post fala justamente disso http://www.mamybrasil.blogspot.com.br/2012/12/natal2012.html

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...