15 janeiro 2013

Sem ideias e criatividade para um programa com as crianças, nas férias?

Pois é gente, este assunto é um pouco complicado para mim, pois meus filhos não vão a escola e estão de férias permanente mas neste ano vai ser diferente pois o Gustavo vai para a escolinha, sinceramente estou bem aflita, acostumada em tê-lo em casa debaixo das minhas asas... Sou uma mãe que procuro por diversidade nas brincadeiras, mamãe de dois um de 4 anos e uma gatinha de 1 ano e 7 meses tem que se virar nos 30.


Sou daquelas que não gosta de deixar os  filhos presos, quero cria-los como eu fui criada, com os pés no chão, brincadeiras de roda, pião, bolinha de gude, amarelinha, esconde-esconde, subir no pé de árvore, brincar na lama, tomar chuva, mas sem descuidar da saúde deles é claro! Mas o que eu não consegui escapar foi da diversão interna, diversão em lugares fechados como aqueles parques de diversão de shopping, adoro leva-los para eles brincarem na piscina de bolinha, no pula-pula e nos carrinhos. 



O vídeo game, o computador e o celular podem ajudar no desenvolvimento das crianças mas na minha opinião deixa as nossas crianças mais tensas e sedentárias, A interatividade com as outras crianças, brincadeiras  ao ar livre e tomar o sol da tarde também é  fundamental para o desenvolvimento e o crescimento dos nossos pequenos e muito mais saudável.
Algumas brincadeiras que podemos fazer no quintal de casa junto com os nossos filhos e com o papai é claro!

AMARELINHAJoga, pula e agacha. Assim, a garotada vai do céu ao inferno fazendo ginástica e ficando craque na pontaria 

MATERIAL Giz ou fita adesiva e pedra ou bolinha de papel. 
PARTICIPANTES: Um ou mais. 
COMO BRINCAR Depois de desenhado o diagrama (ao lado) no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada de céu e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só. Quando chega à figura oval onde está escrito inferno, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro. 
* A brincadeira também é chamada de amarela, marelinha, academia, cademia, sapata, avião, maré, macaca e pular-macaco.


CORRIDA DE SACO
Ganha quem chegar mais rápido, mas nessa corrida ninguém estica as pernas em grandes passadas. A garotada sua mesmo, dando pulos feito canguru 

MATERIAL Sacos de farinha ou de batatas. 
PARTICIPANTES: No mínimo quatro. 
COMO BRINCAR: A turma é dividida em equipes. São traçadas duas linhas paralelas com cerca de 18 metros de distância uma da outra. Uma será a marca da partida e a outra da chegada. Cada time recebe um saco. O primeiro corredor "veste" o saco e o segura com as mãos na altura da cintura. Ao sinal de partida, ele sai pulando até a marcação oposta e volta, também pulando. Em seguida, tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue assim até que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e vençam a competição. 
* A brincadeira também é chamada de corrida do canguru. 


PEGA-PEGA 
A meninada vai precisar de fôlego e agilidade para correr do pegador. Para variar, quem for pego também começa a correr atrás dos colegas 

PARTICIPANTES: No mínimo três. 
COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para ser o pegador. A turma se dispersa e ela corre atrás dos colegas tentando tocá-los. Se encostar a mão em alguém, esse será o novo pegador. Há algumas variações possíveis. Exemplos: a criança tocada tem de dizer o nome de um colega, que será o novo pegador e as crianças pegas passam a pegar os colegas também, só que mantendo uma mão no lugar onde foram tocadas. 

Mamãe Valéria Sandry



11 comentários:

  1. Ah! minha infância!! Amei a retrospectiva q pude fazer através destas lembranças.
    Adorava amarelinha kkkkkk
    Ótimas lembranças Valéria, bjss

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas!!
    Lembra a minha infacia, quando Heitor for um pouco maior vou ensinar tudo pra ele!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas amiga ... adoro brincar com a luma .. mas tem dias que estou exausta ... kkkkkkkkkkkkkkkkkk ... ai as massinhas e os dvd's me salvam ... hahahahahahahahhahahhhahahaahhaaha ... bjsss

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!! Quando a Ingrid era pequena na escolinha eles ensinavam brincadeiras assim, bem legal, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Valéria eu adoro brincadeiras ao ar livre!

    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, aqui evito ao máximo deixar nos plays do shopping, acho caro e não compensa muito, pra mim. Mas brincar ao ar livre e tudo de bom!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem tudo o que custa dinheiro é melhor, existem mts opções gratuitas e divertidas

    Boas bincadeiras

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas da Valéria! Vou fazer essas brincadeiras aqui em casa com os meninos!
    Eles vão amar!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  9. Sou como vc amiga, adoro crianças livres e com pés no chão!
    Adorei o post.
    Bju, Genis

    ResponderExcluir
  10. Eu também fiquei com as minhas em casa até 4 anos.... elas gostam de brincar com video games, assistir tv.... mas se divertem mais quando brincam ao ar livre... além de se cansarem mais e dormir mais rapido, rs.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...