15 abril 2013

Série: Cuidados Naturais com o Bebê - Parte I

Esse final de semana fiz um curso bem interessante sobre Cuidados Naturais com o Bebê, que nesse caso, a gente pode estender até crianças de cinco anos. Quem ministrou foi uma grande mulher, super espirituosa, que eu sei que ainda tenho muito a aprender com ela. Uma mestra. 

Recebi umas dicas bem legais. E lembro do meu desespero ao passar por algumas dessas situações (como febre, vômitos) com o Enry (quem nunca?). Então vou compartilhar com vocês. Foi um curso extenso - e muito intenso - , então vou postando de acordo com meus dias da semana aqui no Cantinho. No final do texto eu coloco os créditos ok?!

1. Febre
Possíveis causas: 

- Quando a amamentação é exclusiva: 
a) Muita roupa em dias quentes.
b) Pouco agasalho em dias frios.
c) Reações alérgicas: poeira, mofo, talco, pomadas, cheiros fortes como perfumes, acetonas, esmaltes, tintas.
d) Dentição: Bebê irrequieto, que saliva muito. Coceira na gengiva e gengiva inchada.
e) Somatização: Ambiente barulhento, muito movimento, alterações, brigas, discussões no ambiente.
f) Espiritual: Ambiente carregado de energias negativas, por presença de pessoas negativas.

- Quando o bebê recebe além do leite materno:
a) Infecção intestinal por alimentos, pela fermentação do leite na mamadeira, bico velho da mamadeira, colocar sujeiras do chão na boca.
b) Desidratação.
c) Reação alérgica a alimentos: crustáceos, condimentos.
d) Resfriado, virose.
e) Infecção das amígdalas.
f) Otite
g) Infecção urinária.
h) Parasitas, lombrigas, micoses.
i) Bronquite
j) Somatização: Medo, susto, baixa vibração de energia.

A primeira coisa a fazer é medir a febre. Temperatura 37,5° é febrícula, de 37,5° a 38° é considerado febre e acima de 38° é considerado febre alta. 
Como medir: Põe o termômetro sob as axilas, segura os bracinhos junto ao corpo por cinco minutos, olha a temperatura (faz o termômetro voltar ao normal, caso seja mercúrio) e em seguida coloca na virilha, segura a perninha por mais cinco minutos e verifica.

O que fazer:
a) Observar: cor dos olhos (vermelhos, remelando). Olhar se a pele tem erupções ou se está áspera. Se apresenta coriza, se espirrou. Se a gengiva está muito inchada ou o bebê está babando muito. Apalpar as axilas, virilhas e atrás das orelhas pra verificar a existência de gânglios, ínguas. Mover a cabeça do bebê para um lado e para o outro, o pescoço deve estar molinho.
b) Ter sempre em casa termômetro, argila medicinal, faixas, folhas ou essência de eucalipto,  folhas ou essências de colônia. 
c) Dar um banho frio (não gelado), assim que tirar da água enrolar em uma toalha quentinha, por meinhas nos pés e um gorro de malha.
d) Preparar argila com chá de colônia (planta) ou de camomila, não tendo em casa os chás, rala uma batatinha inglesa e mistura na argila, colocando compressas na testa e barriguinha do bebê. Fica meia hora com a compressa.
e) Se o bebê só mama, dá o peito a vontade. Se já tem mais de seis meses e tem complemento alimentar, dê bastante água. Suco de maçã ou maçã raspada (sem casca).
f) Em situações de febre com mais de 38,5° colocar em uma sacola de plástico uma ou duas pedras de gelo, preparar quatro sacolas, colocar uma em cada axila e uma em cada virilha por dois minutos. Colocar meias nos pés do bebê.
g) Criança com febre necessita de roupas leves.
h) A febre não deve ser cortada bruscamente, energicamente está limpando energias ruins, seja dela mesma, ou mais comum de pessoas a volta. Diminua gradualmente, não deixe a criança com febre muito tempo pois debilita, baixa a capacidade imunológica facilitando a "entrada" de bactérias ou vírus que por ventura o bebê tenha contato. Ou complicações na gripe, causando pneumonia. Cuidar muito, ficar atenta pra não permitir que a temperatura ultrapasse os 39° pra não correr risco de convulsionar.

Créditos:
Suely Carvalho. 
Parteira tradicional, Griô, Leitora de aura, Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição, Fundadora do CAIS do Parto - CAIS da Luz, Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e Vice-presidenta da ALAPAR - Aliança Latino Americana de Parteiras.
Facebook: CAIS do Parto

Por Ivna Pinna



6 comentários:

  1. Ivana, parabéns pela postagem, certamente os cuidados mencionados no texto são essenciais p os pequenos! Parabéns! Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. AAAI, que saudades de um RN em casa Ivy..rsrs
    aai esses cuidados, aquele medo todo de como fazer...quew nostalgiaaa...
    adoreeei o post.....da doula mais queridaaaaaaaaaaaaaa do mundooo...
    bjos
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, que legal doula Ivna! No começo são tantas dúvidas...muito bom o texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essas dicas!
    Vim te desejar uma ótima semana, antes tarde do que nunca!
    Que venham muitos posts aqui no blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. Comadre! Uma das causas que mais me preocupa e a, creio, mais difícil de ser identificada é a somatização. E por ela já passei com a Laura. Por isso, essas informações são muito importantes. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Adorei as dicas e é tão bom descobrirmos coisas novas e relembrarmos o que vivemos com nossos filhos!
    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...