30 maio 2013

A rotina na vida da criança

Eu vejo a rotina como uma grande aliada para que a criança cresça segura e estável. E quanto menor a criança mais ela necessita de horários pré-estabelecidos.
 
Em casa sempre foi assim. O Pititico tem hora pra comer, dormir, brincar, tomar banho. Acho que facilitou e ainda facilita muito a nossas vidas. Mesmo não sendo mãe em tempo integral, ele continua seguindo essa rotina que são as principais.
 
Claro que quebramos as regras nos fins de semana e é permitido e até gostoso. Mas não é sempre. Acho que a rotina deixa o bebê mais calmo.
 
E além disso a rotina transmite segurança. Por exemplo: permite que a criança saiba a hora que os pais a buscarão na escola/quem cuida dela. Álvaro sabe a hora certa que chego pra pegá-lo e já fica preparado, rs.
 
Nunca fiz anotações com os horários, mas às vezes isso pode ajudar na organização.
 
Nesse tempo aprendi que ter uma rotina ajuda principalmente na hora de dormir e comer. O Pititico dorme e come muito bem. Quando está chegando a hora de ir pra cama já começo a deixar tudo mais calmo. Aí troco a fralda e coloco o pijama e ele já diz: mimi.
 
Estabelecendo os horários a criança já sabe o que está por vir e fica menos ansiosa.
 
Aqui adotamos e amamos a doce rotina! E você? Gosta? Conta pra gente!
 

 
 
 

4 comentários:

  1. Eu também tento seguir uma rotina com minha princesinha, acho que me ajuda bastante, pois eu já sei exatamente o horário de cada coisa.
    Eu adoro a rotina!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro, mas algumas vezes a gente acaba se perdendo e alguns imprevistos sempre podem acabar dando uma quebrada de rotina, mas no mais, é ótimo, tudo mais controladinho e fácil!

    ResponderExcluir
  3. Aqui a gente gosta sim,mas nem sempre consegue. Com duas é bem complicado. Mas conseguimos manter o mínimo de rotina sim e isso nos faz muito bem já.
    Adorei o post!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho que concordar contigo que rotina faz super bem, mas eu sou uma tragédia! Não tenho rotina em quase nada, faço as coisas que me dãona telha... e acabo não conseguindo colocar esta rotina na Ton... ehehe
    beijooosss
    http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...