31 maio 2013

Série: Cuidados Naturais com o Bebê - Parte IV

Olá mamis corujas, hoje mais uma parte da série que está fazendo maior sucesso, Cuidados Naturais com o Bebê!
Nós já falamos sobre Febre, Vômitos, Cólica e Assaduras.

Hoje falaremos sobre Choque Elétrico e Engasgo.

Choque Elétrico
Possíveis Causas:

-Descarga Elétrica do chuveiro
-Dedinho ou objeto de metal na tomada

O que fazer
Envolva a criança em um pano para aquecê-la, se acalme e acalme o bebê. NÃO DÊ ÁGUA nem DÊ O PEITO logo após o choque. espere, no mínimo dez minutos. Não deixe dormir por mais ou menos meia hora. Após um choque elétrico o bebê fica molinho, trêmulo. É necessário acolher, aquecer e acalmar.
Caso o choque seja muito forte, coloque compressa de argila seca (sem fazer lama com água) na testa, na nuca, mãos e pés. Se a criança ficar arroxeada ou desmaiada, precisará urgentemente cavar um buraco na terra, por a criança e cobrir com terra. Observar os batimentos cardíacos, dependendo da intensidade do choque poderá fazer bradicardia (baixo e lento batimento)
Aguarde o socorro.

Engasgo

O que fazer
- Se engasga na mamada, com leite: Põe o bebê em pé e assopra o rostinho, espera recuperar o fôlego, normalizar a respiração e volta a mamar.
- Se engasga com vômito ou golfada: Põe o bebê em pé e assopra o rostinho, caso não resolva o rostinho vai ficando vermelho e os olhos abertos, deita o bebê, põe a sua boca sobre o nariz do bebê e chupa com força.
- Se o engasgo é com algum alimento sólido ou algum objeto como botão/moeda/bolinhas: A primeira coisa é por a criança de cabeça pra baixo e dar uns tapas nas costas, se continuar engasgada é necessário por o dedo na garganta e tentar tirar o alimento ou objeto. Respinga água gelada no rosto. Depois de solucionado o problema oferecer água, acolhimento e aconchego ao bebê. Ele fica debilitado e assustado.
- Caso o engasgo seja com alimentos sólidos e não saia com as medidas orientadas: põe o seu braço em torno da cintura da criança, curva ela pra frente e dá um aperto forte.
- Quando o engasgo foi com um objeto e  foi necessário retirar com o dedo, geralmente machuca a garganta. Ofereça alimentos líquidos ou pastosos, mornos ou frios. Com dois ou três dias estará bem. Banana amassada ou maça raspada ajuda bastante.

Créditos:
Suely Carvalho. 
Parteira tradicional, Griô, Leitora de aura, Mestra da Escola de Aprendizes de Parteira na Tradição, Fundadora do CAIS do Parto - CAIS da Luz, Coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e Vice-presidenta da ALAPAR - Aliança Latino Americana de Parteiras.
Facebook: CAIS do Parto

6 comentários:

  1. Sempre um olho nelas!!
    Dicas sobre cuidados com as crianças, nunca são demais.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Graças a Deus nunca precisei passar por isso, mas cuidado nunca é demais!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Comadre. Eu também nunca passei por essas situações, graças a Deus. Porém, se informar nunca é demais. Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Post informativo e importante este! Beijões e obrigada por dividir estes conhecimentos
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dicas necessárias! Mas ainda bem que nunca precisei fazer!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, um ótimo final de semana pra você!
    Passando pra conferir teus posts dessa semana...e pra avisar que tem post novo lá no meu blog, com um vídeo ensinando como parar de procrastinar! Passa lá pra ver!
    Um beijão!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...