10 junho 2013

Sobre a segunda opinião

Texto publicado aqui em 26 de outubro de 2012. Queria dividir com vocês.

"Minha irmã Adriana, está esperando um menino: o Tomás! Ele irá nascer em dezembro, antes do natal. Quase igual ao Álvaro.

Então, ela tinha uma médica de confiança e começou a fazer o pré-natal com a mesma. Acontece que as consultas eram caras e a médica não atendia o convênio dela. Ela resolveu mudar. Recebeu indicação de uma amiga e foi. Tá.

A nova médica pediu os exames que devem ser feitos e ao analisá-los disse que a glicose dela tava alta. Passou dieta, mandou cortar massa, doce. Tadinha. Tudo que a gente quer, rs.

Ela fez o recomendável. Tava vivendo de salada! 

Quase entrando no sexto mês de gestação a médica pediu um novo exame para medir a glicose. Ela foi à consulta (sozinha já que, ia apenas mostrar o exame que aos nossos olhos estava ótimo).

Quando  a minha irmã chegou no escritório (trabalhamos juntas) estava chorando. Eu a abracei e perguntei o que tinha acontecido. Ela contou em meio a soluços que a médica disse que ela estava com diabetes. Sim, diabetes gestacional. E disse mais: que o bebê tava muito grande; que ele tava absorvendo o excesso de açúcar e por isso a glicose havia abaixado; que ele tinha líquido na barriga; que a barriga dela tava grande demais e, que o parto teria que ser prematuro.

Pasmem.

Ela ficou sem chão, sem entusiasmo, sem alegria.

Eu fiquei passada. Como ela podia dizer tudo aquilo apenas com um exame de sangue nas mãos? Sem ultrassom, sem nada!

Pois disse. Eu tranquilizei a Dri (o apelido dela) e falei logo pra marcar com um médico conhecido nosso. Ela não conseguia pensar, tadinha, também quem ia pensar numa situação dessas.

Marcamos a consulta com o outro médico, ela levou os exames, fez ultrassom, e sabe o que ele disse? Que ela e o bebê estavam ÓTIMOS! Que ela nunca teve diabetes; a glicose sempre esteve boa; o bebê estava do tamanho e peso certinhos; a barriga dela tava do tamanho certo pra idade gestacional. E que a tal médica foi aluna dele e que era meio terrorista. Não falou mais dela em nome da ética.

Hã hã.

Imaginem o alívio e ao mesmo tempo a raiva que ela sentiu. Passou um fim de semana inteiro sofrendo. Ela e a família inteira."

***

Ela voltou pra antiga médica e agora corre tudo bem. O Tomás mexe o tempo todo.

Graças a Deus está tudo bem com eles! Ela tá dormindo mal com dor nas costas, vai muito ao banheiro, tá um pouco (muito) inchada. Mas fora isso, só alegria!

Tá super empolgada, o quartinho já tá todo montado e tá terminando o enxoval.

Mas tá aí porque acho a segunda opinião importantíssima!

***
Tomás nasceu dia 15 de dezembro de 2012. É um bebê muito saudável e alegre.


É importante, diante de uma situação como essa buscar outra opinião sim. Infelizmente maus profissionais existem e podem prejudicar a nossa vida.

E você? Já passou por algo parecido? Conta pra gente!

Um comentário:

  1. Hj em dia alguns profissionais da saude tem deixado a desejar , sendo de convenios ou não!
    Ainda bem que vcs agiram certo e foram atras de confirmar td!
    Que Deus continue abençoando vcs!
    Beijos, Nana ღ
    Nana Pinho em Cores
    Padrinhos de uma flor
    Temperando em família

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...