03 setembro 2013

Constipação Intestinal o que é? Como evitar?

O que é e como evitar esse incômodo que atinge parte da população

Constipação intestinal – também conhecida popularmente como prisão de ventre ou intestino preso – é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de evacuar. Isso, muitas vezes, pode ser reflexo do mau funcionamento dos intestinos, devido a uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, falta de exercícios e consumo excessivo de alimentos industrializados.

De acordo com pesquisas da Federação Brasileira de Gastroenterologia, grande parte da população sofre desse mal, que é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez, nos idosos e nas crianças. A constipação intestinal é cercada de várias dúvidas e mitos, por isso entendê-la é o primeiro passo para cuidar desse desconforto.

A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos:

- Funcional: a mais frequente e decorrente de vários fatores, como má alimentação, sedentarismo, falta de regularidade de horário para a evacuação e alterações motoras ou da inervação do intestino;

- Orgânica ou secundária: neste caso, a constipação intestinal é causada por outra doença intestinal, como estreitamento do canal retal ou não intestinal, como doenças sistêmicas (diabetes e hipotireoidismo).

Em ambos os tipos, o médico é o profissional indicado para avaliar cada caso.

Principais Queixas

A constipação intestinal pode apresentar-se com número reduzido de evacuações, dificuldade para eliminar as fezes, sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos, desconforto ou esforço, mal-estar, gases ou estufamento.

“Embora o exercício físico e a dieta rica em fibras tenham um efeito colaborativo, alguns fatores, como idade, depressão, inatividade, baixa ingestão de fibras, quantidade de medicamentos recebidos (anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, analgésicos etc.), colaboram para o surgimento da constipação”, destaca Eduardo André, doutor em Gastroenterologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Londres.

 
Tratamento e Prevenção

Segundo o médico Eduardo André, muitos casos podem ser resolvidos com medidas simples, com mudanças de hábitos que podem aliviar o desconforto do paciente. “É importante ressaltar que a prisão de ventre é um sintoma e não a doença. Por isso é importante o diagnóstico e o tratamento correto, de acordo com o perfil de cada individuo. Nem sempre evacuar diariamente é o que funciona para a pessoa, sendo a qualidade de sua evacuação o que mais alívio proporciona ao paciente”, afirma.

Algumas dicas podem ajudar melhorar e até prevenir esse problema. Confira:

Caso tenha dificuldade em evacuar, procure sempre estimular esse reflexo, geralmente por um tempo razoável, ao redor de 10 minutos, preferencialmente após as principais refeições.

Evite grandes esforços, entretanto estimule sempre o ato de evacuação (esforço fisiológico).

As fibras são importantes. Consuma-as por meio de frutas, verduras e legumes regularmente.

Beba bastante líquido, cerca de 2 litros por dia.

Coma frutas, como laranja com bagaço, maçã com casca, mamão etc..

Pratique exercícios de forma regular. Caminhar, pedalar ou nadar são boas alternativas para quem não tem muito tempo para a academia.

Naturetti é um laxante fitoterápico, com componentes de origem vegetal, extrato de Senna e Cassia, sem adição de açúcar, indicado para constipação intestinal tanto crônica como em casos passageiros (situacionais) como viagens, mudanças de alimentação e período menstrual. O médico ressalta  que os laxantes fitoterápicos devem ser administrados por um curto período adequado de tempo, que pode variar de dias a semanas, de acordo com o diagnóstico e a necessidade do paciente.

Para diagnosticar o distúrbio, é necessário a visita a um médico especialista, que deve avaliar a rotina do paciente, examiná-lo e solicitar exames específicos, quando achar necessário.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.





12 comentários:

  1. eu tenho e muito mesmo, mas já tentei de tudo, laranja, o activia de ameixa piuis nao gosto dela como fruta, bebo bastante liquido e nada,
    as vezes o jeito é um remedio

    adorei a postagem

    ResponderExcluir
  2. amiga eu sempre sofri com prisão de ventre
    melhorei por alguns anos depois voltou
    tenho que fazer uma boa dieta eu sei
    amei as dicas

    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sofri muita na gravidez, mas aos poucos foi regularizando, mas meu menino tem prisão de ventre desde bebezinho, ele bebe muita água, tem uma ótima alimentação em fibras. A prisão de ventre del é mais psicológica, uma vez doeu e ele ficou com medo.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus nunca tive esse problema , mas tenho uma tia que vira e mexe fica mal por isso. bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu já sofri muito com esse problema, mas hoje graças a Deus é muito dificil acontecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. eu tenho ... aff , é muito ruim ..
    num é sempre que meu intestino funciona
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. ótimo post ...
    meu intestino já foi ruim, mas melhorou bastante ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ótimo post!
    Muito explicativo e informativo!
    Muito bom!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, eu sofro deste mal, as vezes e outras mais... Nunca tomei nenhum remédio, mas queria muito testar este. Vou procurar. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus não sofro com isso!!
    Mas e bom sempre saber de algumas dicas!!


    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  11. Ai... eu sempre sofri desse mal... gostei da dicas!!!!

    beijos
    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa,é muito ruim mesmo!
    Mamão e muita fibra me ajudam bastante.
    Tenha um ótimo dia!
    Carinhosamente

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...